O "grit" é útil ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso O "grit" é útil ou não?

Mensagem por UNIVERSO DOS CANÁRIOS em Dom 14 Jul 2013, 11:46

O termo inglês "grit" significa areia e é internacionalmente conhecido por todos os criadores como um integrador necessário às aves granívoras já que, quando ingerido, as partículas arenosas de inserem entre as pregas da mucosa do estômago muscular (ventrículo) o qual, com potentes músculos, ajuda a trituração das sementes. Isto é válido principalmente para as espécies que ingerem as sementes com casca, como os Galliformes (galinhas, faisões, codornas etc.) O termo grit é adotado para dois tipos: grit silício, praticamente grânulos de areia rica em silício ou granito triturado e esses são inatacados pelos sucos gástricos ácidos: deste modo os grânulos insolúveis "funcionam como dentes" e trituram as sementes.

– grit calcáreo, constituído por carbonato de cálcio, presente nas cascas de ostras e no osso de siba: o carbonato é atacado pelos sucos gástricos, se dissolve e se transforma em bicarbonato solúvel que não tem ação triturante e o cálcio é absorvido pelo sangue com funções nutritivas e também concorre para formação das cascas dos ovos.

Mas deve-se utilizar somente o grit calcáreo branco, porque o cinza (de osso de siba e de farinha de ostra) é tóxico já que está contaminado pelo chumbo ou mercúrio, ou ambos.
Com o termo genérico grit muitos criadores fazem confusão achando, erroneamente, os dois tipos a mesma coisa. Aprofundemos o argumento à luz dos meus estudos e experiências.


Os resultados das minhas experiências


Eu faço um simples raciocínio: os pequenos passeriformes (Fringilídeos, Estrildídeos, Emberezidios etc.) e os psitacídeos descascam as sementes e, assim, os potentes músculos do ventrículo, com as muitas pregas duras da sua mucosa, conseguem triturar muito bem as sementes descascadas. Assim o grit silício, para estas aves, não serve e o grit calcáreo serve apenas para as aves mal alimentadas (carência de cálcio) e para fêmeas em deposição de ovos; assim como, nutrindo os passeriformes e os psitacídeos com os alimentos completos (extrudados, rações) a presença de cálcio e seus sais é mais que suficiente, não necessitando do uso de grit calcáreo. Além disso, ambos tipos são muito poeirentos e sempre contaminados por agentes patógenos (antes de utilizar é necessário sempre colocar num coadorzinho ou peneira de malha fina e lavar a fundo para separar pó e sujeiras e, depois, colocar para ferver para destruir os contaminantes).

Enfim, tenho notado que, num grupo de pássaros aos quais administrava o grit silício, de tempos em tempos notava sujeitos embolados, sempre no desesperadamente procurando "alguma coisa" no comedouro ou nos fundos dos recipientes, em evidente estado de desnutrição e, por fim, morriam. Junto a laboratórios especializados examinamos os cadáveres (exames bacteriológicos e de necropsia) e foi apurado que eram sujeitos sãos que morriam de fome devido ao grit calcáreo que havia se acumulado no ventrículo e bloqueava a entrada dos alimentos.

Por isto destaco que para os pássaros que descascam as sementes o uso do grit silício é inútil e perigoso.

A confirmação dos pesquisadores e estudiosos Após muitos anos que apurei o que foi dito acima, no número de 30 de novembro de 2002, pág. 9, da publicação semanal inglesa "Cage & Aviary Birds", apareceu um interessante artigo científico escrito por Ian Hinze, o qual relatava os estudos e as experiências de vários pesquisadores universitários e de veterinários que confirmaram em tudo os resultados das minhas pesquisas e que, agora, assinalo rapidamente.

Dra. Susan Clubb, veterinária de Miami (USA), sustenta que o grit é danoso porque os pássaros, particularmente aqueles doentes e/ou com apetite "pervertido" (ou seja, que comem muito), absorvem excesso de grit que bloqueia no ventrículo (estômago muscular) impedindo a passagem dos alimentos, - Ian Hinze, criador de pintassilgos, tem visto vários pássaros, com plumagem fofa, alojados em viveiro, no fundo à procura desesperada de "alguma coisa": pegados na mão estavam emagrecidos, peito magérrimo; tentavam comer e cada vez mais emagreciam, até a morte.

Na necropsia notavam-se os grumos de grit no ventrículo. Dr. Peter Cragg, veterinário do Texas, tem notado que num grande estabelecimento de um criador de calopsitas, um ou dois sujeitos por semana (principalmente jovens) morriam: no exame de necropsia notou-se que o grit tinha bloqueado os intestinos e que favorecia também a presença de fungos e bactérias; o criador substituiu o grit silício pelo calcáreo (farinha de ostra) e não houve mais mortalidade. – Jean Eddy, veterinário de Williamsburg (Inglaterra), cita o fato que pássaros silvestres capturados, na necropsia post-mortem, não tinham ou tinham somente pouquíssimos grão de areia no ventrículo: os mesmo, em viveiros, se tinham à disposição um recipiente com grit comiam muito com as conhecidas conseqüências.

Ele afirma que a Associação dos Veterinários indica que não precisam de grit os pássaros que se nutrem de sementes e que carvão vegetal não tem particular valor e, se absorvido em excesso, pode causar distúrbios intestinais. Diz que "autores famosos" de velhos livros aconselhavam o periódico uso do grit silício e que esta perigosa integração alimentar é também hoje, erroneamente aconselhada, sem se avaliar as perigosas conseqüências.


Outras considerações e conclusões


Os alimentos passam entre: boca [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] esôfago [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] papo [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] pro-ventrículo (estômago glandular) [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] ventrículo (estômago muscular) [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] intestinos; estes últimos se enchem depois de 4 a 5 horas da alimentação dos pequenos passeriformes. É óbvio que, se no referido trajeto, o alimento é bloqueado pelo grit agrumulado no estômago muscular (ventrículo), o animal morre de fome. Com a correta alimentação (eliminação das sementes, uso de extrudados [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] rações [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] um pouco de verduras e frutas) também o uso do perigoso grit é totalmente inútil (uma lembrança dos erros do passado).

Fonte: Tradução: PSF
Extraído do livro CARDELLINI E LUCHERINI, de Giorgio de Baseggio;


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
UNIVERSO DOS CANÁRIOS
FUNDADOR
FUNDADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 147
Pontos : 360
Idade : 4
CLUBE : FOB
CIDADE/CITY : BRASIL
ESTADO/PROVÍNCIA : BRASIL

Ver perfil do usuário http://www.universodoscanarios.forumeiros.com https://www.facebook.com/universodoscanarios1 https://twitter.com/UDOSCANARIOS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por Ham em Qui 26 Jun 2014, 00:28

Acho que foi por ter lido isso que deixai de fornecer o Mineral Mix. Confesso que, apesar dos diversos relatos de uso bem sucedido, ainda tenho receio em fornecer. Seria mesmo necessário? Ou o Artigo está totalmente correto ao afirmar q pássaros que descascam sementes nao tem necessidade de ingeri- los.?
avatar
Ham
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 157
Pontos : 173
Idade : 42
CLUBE : KE/286 e KC/286
CIDADE/CITY : Jales
ESTADO/PROVÍNCIA : S.P.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por sergio antonio dos santos em Qui 26 Jun 2014, 09:38

Bom dia !

Vivendo e aprendendo.., crio canários a muito tempo e  sempre utilizei sem problemas.., mas conforme o post que por sinal tem tudo a ver,  fornecia porque criadores indicavam e indicam, hoje estive prestando atenção realmente eles descascam as sementes...
avatar
sergio antonio dos santos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 20
Pontos : 27
Idade : 54
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : Penha - ZL

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por sergio antonio dos santos em Qui 26 Jun 2014, 12:04

... porem sera que mesmo assim não é necessário ? estarei  observando melhor as fezes.. , mas confesso fiquei preocupado !

Abç
avatar
sergio antonio dos santos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 20
Pontos : 27
Idade : 54
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : Penha - ZL

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por ANGELO BASTOS em Qui 26 Jun 2014, 15:17

MUITO BOM O TÓPICO, POREM TENHO UMA DÚVIDA:
NÃO SEI SE OS AMIGOS JA REPARAM, QUANDO ADQUIRIMOS UM CANÁRIO QUE NÃO RECEBIA O GRITT E O COLOCAMOS PENDURADO ENCOSTADO A UMA PAREDE, LOGO VAI TENTAR TIRAR UM POUCO DO CHAPISCO COM O BICO.
SERÁ POR INSTINTO DE PRECISAR DA AREIA, OU POR APENAS DIVERSÃO ?
ABRAÇO


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1755
Pontos : 2020
Idade : 47
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por MARTÍN em Qui 26 Jun 2014, 15:22

Angelo, tai uma boa observação.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3175
Pontos : 4780
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por Francisco C. Bom em Qui 26 Jun 2014, 15:37

Ola amigos

Antigamente costumava-mos colocar areia no fundo da gaiola, usava areia comum seca ao sol. Mas naquela época quase nada fazia mal, hoje tudo faz mal. 

Parei de usar a areia a muitos anos e quanto a esse grit, nunca forneci.

Quanto ao que o Ângelo falou, realmente tem canário que costuma bicar a parede, mas tem canário que bica tudo que tiver na gaiola, o bebedouro, o coxinho, o arame, o jornal, etç.

Sinceramente tenho dúvidas se é realmente necessário.

abraços
avatar
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1799
Pontos : 2139
Idade : 64
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por sergio antonio dos santos em Qui 26 Jun 2014, 17:02

Boa Tarde !

 Na duvida ... deixarei de usar por um tempo, utilizarei somente o osso de siba !

Att.
avatar
sergio antonio dos santos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 20
Pontos : 27
Idade : 54
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : Penha - ZL

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso O "grit" é útil ou não?

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 26 Jun 2014, 23:55

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Li, duas vezes, com toda a atenção este artigo, e não tem como negar-lhe credibilidade. Principalmente porque os dados são consistentes e a fonte é boa, pois creio que ninguém entende mais de canários no mundo do que os italianos.
O carvão vegetal eu costumo usar como desintoxicante ou laxante, e isto para mim é ponto passivo, administrado na medida certa sempre obtive bons resultados.

Quanto as mortes inexplicáveis de pássaros, que mesmo com o coxinho cheio de alimento, prossegue emagrecendo e termina por morrer, isto é um fato que quase todo criador já experimentou. O problema é que tudo fica na conta do famoso peito seco, e dificilmente fazemos análise dos pássaros para determinar com precisão a causa da morte.

Entretanto todos devemos admitir que pouco se sabe sobre as reais necessidades dos pássaros domésticos e muitas práticas de manejo que aplicamos em nossas criações, são descobertas por acaso e passadas de criador para criador, inicialmente sem nenhuma comprovação científica. Um exemplo que a maioria absoluta conhece foi a descoberta do IVOMEC para tratamento dos canários, hoje existem até formulações da ivermectina específica para pequenos pássaros( ALAX ).

Creio que a grande sacada neste hooby é o aprendizado contínuo, sem medo de quebrar paradigmas. Esta aí mais um paradigma que no meu entender acaba de cair, porque desde criança lidando com a criação de pássaros sempre foi unanimidade entre os criadores que os pássaros (que não tem dentes) necessitam de areia para triturar os alimentos. Só que conheço criadores que não dão areia para os seus canários e eles criam saudáveis.

Outra coisa que me intriga ha bastante tempo é a longevidade dos nossos canários que diminui a cada ano, e um canário de quatro anos é considerado velho. Lembro-me dos mestiços que viviam de nove a doze anos sem problema algum, comendo só alpiste e canjiquinha. 
Sem contar os coleiros e canários da terra que chegavam aos quinze ou dezesseis comendo fubá grosso de moinho de pedra. 

Parabéns ao Martin por mais um excelente artigo colocado para a apreciação de todos.

Um abraço a todos;
Davi Coutinho.





 


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1181
Pontos : 1380
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por Douglas Reis em Qui 28 Ago 2014, 22:42

Eu utilizo o grit mineral acho importante,mesmo assim eles ainda bicam a parede kkk.
avatar
Douglas Reis
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 22
Pontos : 22
Idade : 31
CLUBE : AMAE
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por sergio antonio dos santos em Sex 29 Ago 2014, 15:29

Boa Tarde a todos!

Li com atenção o texto que por sinal me convenceu, deixei de utilizar o Grit a mais o menos quatro meses, observando o canário .., suas fezes ficaram mais consistentes e eles estão comendo mais e bebendo menos água. Estou atento !

Abraços..
avatar
sergio antonio dos santos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 20
Pontos : 27
Idade : 54
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : Penha - ZL

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por sergio antonio dos santos em Sex 29 Ago 2014, 15:31

também notei que eles estão mais ativos !

Ate+
avatar
sergio antonio dos santos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 20
Pontos : 27
Idade : 54
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : Penha - ZL

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O "grit" é útil ou não?

Mensagem por hamilton almeida em Sab 30 Ago 2014, 20:53

Deixo o grit sempre a disposição, mas percebo que eles bebem muita àgua.
avatar
hamilton almeida
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 5
Pontos : 9
Idade : 48
CIDADE/CITY : jaboatão dos guararapes
ESTADO/PROVÍNCIA : pernambuco

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum