PREPARAÇÃO PARA A CRIAÇÃO - (artigo 1)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso PREPARAÇÃO PARA A CRIAÇÃO - (artigo 1)

Mensagem por MARTÍN em Qui 10 Jul 2014, 15:43

Estamos na primavera, estaçăo dos acasalamentos para a maioria das aves em nosso país. A natureza com suas flores e com suas aves e seus cantos nos mostram que é chegada a época de namorar.

Com os nossos canários, as coisas se passam da mesma maneira: os machos cantam intensamente, procurando conquistar sua parceira. As fęmeas ficam agitadas, pegando com o bico qualquer material (papel, penas, etc) que possa servir para a construção do futuro ninho.

Como nossos canários estăo limitados ao espaço das gaiolas ou mesmo dos viveiros, temos que lhes fornecer todas as condiçőes de saúde, infra-estrutura e conforto para que possam realizar com sucesso sua grande missăo, que é a de reproduzir.

Com relaçăo as condiçőes de saúde, devemos tomar algumas providências no início da criaçăo, que vocę conhece a seguir:

1. Vermes: nossos canários devem entrar nessa fase livres de vermes que, com certeza, văo atrapalhar o desempenho do casal. Portanto, uma vermifugaçăo nessa fase é condiçăo essencial.

2. Piolhos: piolhos e outros ectoparasitas, além de incomodarem muito os adultos, sugam o sangue dos filhotes, atrapalham a formaçăo das penas e podem tornar a criaçăo um verdadeiro desastre. Nas lojas especializadas existem vários produtos que resolvem esse problema a contento. Atençăo sempre para as dosagens e os cuidados com o manuseio, e com os pássaros, porque săo produtos que podem ser tóxicos!

3. Micoplasma: a micoplasmose é uma doença que atinge, em maior ou menor grau, as criaçőes de canários. Portanto, o uso de um produto que venha a baixar o nível de micoplasma é interessante. Para isso, um veterinário deve ser consultado.

A infra-estrutura que deve ser fornecida aos pássaros é a seguinte:

1. Gaiola tipo criadeira, com aproximadamente 30cm x 30cm x 60cm;

2. Ninho interno, padrăo para canários de cor, com forro;

3. Material para confecçăo do ninho, que deve ser de preferęncia saco de estopa cortado em pedaços de aproximadamente 7 cm e desfiado. A própria fęmea se encarrega da confecçăo do ninho.

4. Toilete: para que năo haja nenhum impedimento físico da cópula, as penas ao redor da cloaca da fęmea devem ser levemente aparadas com uma tesoura. O mesmo deve ser feito ao redor do espigăo do macho.

As condições de conforto para o casal săo muito simples:

1. Tranqüilo, sem movimentação de pessoas e de outros animais, onde a gaiola (ou gaiolas) deve ficar e não ser mudada de lugar, a năo ser para limpeza.

2. A temperatura deve ser amena, o ambiente arejado e a luminosidade deve ser natural, de preferência. Durante a noite, os canários tęm o “hábito” de dormir, portanto a luz não deve ser acesa nesse período.

3. A higiene do ambiente também é fundamental.

Aliado a isso tudo, uma boa mistura de sementes (que deve ser limpa e conter, além do alpiste, mais duas outras variedades de sementes); uma farinhada de qualidade e uma fonte de cálcio e de minerais deve estar permanentemente a disposição dos pássaros.

Com tudo isso feito, só nos resta desejar boa sorte e uma excelente criaçăo!

Fonte: Joăo F. Basile da Silva

Para ler o artigo 2 [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3138
Pontos : 4709
Idade : 38
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/universocriadouro/ https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum