Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão.

Mensagem por MARTÍN em Sab 09 Ago 2014, 11:54

Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão.


O Azulão (Cyanocompsa Brissonii), também é conhecido como Azulão Verdadeiro, Azulão Bicudo, Azulão do Nordeste, Guarundi Azul, Azulão do Sul, Tiatã, Gurundi Azul e Reina Mor. Em cativeiro o Azulão costuma ser dócil, manso e de fácil manejo, muitas vezes aceitando ser pego pela mão do criador ou de quem o trata, não demonstrando medo algum. Esta ave é encontrada na beira de pântanos, matas secundárias e plantações, do Nordeste e Brasil central ao estado do Rio Grande do Sul, bem como na Bolívia, Paraguai e Argentina e também no norte da Venezuela e Colômbia. Existem algumas diferenças, como tamanho, peso e cor, entre espécies de regiões diferentes, mas no geral os cuidados da criação de Azulão serão os mesmos.



CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO AZULÃO


O Azulão mede aproximadamente 15 cm de comprimento, o macho é um pássaro de coloração exuberante, apresenta um azul intenso no corpo com as extremidades das asas mais escuras e as patas de coloração semelhante ao bico, que é de formato triangular e rude. A fêmea e os filhotes de Azulão são marrons-pardos.

Os Azulões são muito territorialistas, não sendo possível vê-los em bando. Os casais não dividem seu território com outros da mesma espécie. Os filhotes de azulão ficam com seus pais até um certo tempo, depois já partem para uma vida “independente”, pois o instinto territorialista do pássaro não o deixará ficar por perto após entrar na fase adulta. Se um Azulão macho invade o território de outro, com certeza haverá uma grande briga violenta, por isso existe um certo respeito entre as aves e seus territórios.

ALIMENTAÇÃO DE UMA CRIAÇÃO DE AZULÃO


O Azulão é um pássaro granívoro, ou seja, se alimenta basicamente de sementes, mas também costuma comer insetos, como as larvas de tenébrio, frutas e legumes. É muito fácil encontrar misturas de sementes próprias para o Azulão em lojas especializadas, sendo que está mistura balanceada de alimentos é considerada a ideal por muitos criadores. As larvas de Tenébrios podem ser oferecidas durante todo o ano, em especial na época de reprodução. As sementes preferidas são o Alpiste, Painço Comum, Senha, Arroz com casca, Girassol miúdo e Aveia. A água deve ser filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo. A alimentação do Azulão é bem variada, o que torna mais fácil a sua criação.



O ACASALAMENTO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO


O Azulão se reproduz entre setembro e fevereiro. Ele constrói seu ninho não muito longe do solo e cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, sendo que eles podem fazer de 3 a 4 posturas por temporada. Os filhotes de Azulão nascem entre 13 e 15 dias após a fêmea botar os ovos, e podem ser separados da mãe entre os 35 e os 40 dias de idade.

O ideal é que o casal de Azulão se reproduza em gaiolas de criação, que devem ser de arame e com medidas de 60cm x 40cm x 35cm, e de preferência com o comedouros e bebedouros externos. As gaiolas individuais, por exemplo para os machos ficarem durante o restante do ano, podem ter a metade deste comprimento. Os ninhos para Azulão devem ser de bucha, com cerca de 7cm de diâmetro e 5cm de profundidade. Você poderá colocar capim seco, pedaços de sisal ou outro material usado na confecção dos ninhos para estimular a fêmea de Azulão a reproduzir.

O CANTO DO AZULÃO


O Azulão tem um belo canto, que também é muito apreciado pelos admiradores desta ave. Ele também apresenta algumas variações no canto, de acordo com a região aonde vive.

Como Reproduzir o Azulão em Cativeiro


O Azulão conquistou diversos fãs no Brasil devido a ser um pássaro ótimo para canto, para a roda de fibra e especialmente por conta da facilidade para se reproduzir o Azulão em cativeiro. Eles são pássaros que costuma ficar muito mansos com os donos, recebendo comida na mão com certa facilidade. Vale lembrar que a criação de Azulão em cativeiro só é permitida para quem tem registro de criador junto ao IBAMA.



MELHOR ÉPOCA PARA REPRODUZIR O AZULÃO EM CATIVEIRO


O período de reprodução do Azulão no Centro Sul do Brasil é de setembro a fevereiro, coincidindo com o período chuvoso. A fêmea dá sinais de que está pronta para chocar quando começa a voar muito, a arrancar papel do fundo da gaiola, carregar capim no bico e levá-lo para o ninho. No manuseio do macho, o melhor é colocá-lo para galar e imediatamente afastá-lo para outra gaiola, assim pode-se utilizar um macho para várias fêmeas (poligamia). Pode-se deixar várias gaiolas com fêmeas em um mesmo local, desde que elas não se enxerguem. Você pode reproduzir o Azulão em cativeiro usando gaiolas ou então em viveiros.

PREPARATIVOS PARA REPRODUZIR O AZULÃO EM CATIVEIRO


Em um viveiro para Azulão, o manejo é mais trabalhoso e o controle do ambiente é muito complicado, pois podem acontecer problemas, como filhotes que caem do ninho e morrem. As gaiolas de criação de Azulão devem ser de puro arame, com medida de 60cm x 40cm x 35cm, com quatro portas na frente, comedouros pelo lado de fora para dentro da gaiola, e com um passador lateral. A do macho pode ser a metade disso. Os ninhos devem ser de bucha, com 7 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade no centro. Deve-se colocar bastante raiz de capim e pedaços de corda de sisal para estimular a fêmea.

NASCIMENTO DE FILHOTES DE AZULÃO EM CATIVEIRO


O filhote nasce após treze dias do inicio do choco e começa a sair do ninho com cerca de 16 dias de idade, podendo ser separado da mãe com aproximadamente 35 dias. As anilhas serão colocadas entre o 7º e o 10º dia de vida. Cada fêmea choca de 3 a 4 vezes por ano, podendo tirar de 6 a 12 filhotes por temporada. As fêmeas do Azulão são excelentes mães, cuidam muito bem dos filhotes, por isso, muitos criadores as utilizam como babás para criar filhotes de bicudos.



ALIMENTAÇÃO DE FILHOTES DE AZULÃO EM CATIVEIRO


A alimentação dos filhotes de Azulão é constituída de uma mistura de sementes, como painço, alpiste, girassol, aveia, arroz com casca e linhaça, farinhada a base de ovo, milho verde, verduras, frutas e legumes como couve, jiló, pepino e maça, além de uma boa ração de crescimento. Nunca deve-se esquecer de uma fonte de água limpa e potável. Você deverá fornecer larvas de tenébrio, podendo ser de 30 a 50 larvas ao longo do dia. Dê uma boa alimentação para os filhotes de Azulão, de modo que eles possam crescer fortes e saudáveis!

Melhor Alimentação para Filhotes de Azulão


Quando os filhotes de Azulão nascerem, além da mistura diária de sementes, ou ração extrusada, deve-se fornecer cerca de 10 larvas de tenébrio por dia para cada filhote, outros alimentos importantes são as farinhadas a base de ovo cozido, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja. O fornecimento de ovo cozido proporciona aos filhotes de Azulão uma boa quantidade das exigências nutricionais, além de contribuir para o não surgimento, mais tarde, de penas brancas nas asas. Outros alimentos como milho verde, jiló e pepino também podem ser fornecidos. A correta alimentação para filhotes de Azulão irá fazer a taxa de sucesso e de nascimentos de sua criação de Azulão aumentar consideravelmente.

ALIMENTAÇÃO PARA FILHOTES DE AZULÃO APÓS O NASCIMENTO


Os primeiros dias após o nascimento dos filhotes de Azulão são muito semelhantes ao de qualquer outra espécie de pássaros silvestres. Os filhotes devem receber a melhor alimentação possível, tomando-se muito cuidado para não deixar a farinhada ou qualquer outro alimento azedar, o que acarretaria na morte de filhotes. Você deve prestar uma atenção especial ao momento de anilhar, uma vez que os pequenos Azulões devem ser anilhados bem novos, entre o 6° e 7º dia de vida.

Os filhotes podem ser separados da fêmea de Azulão depois dos 35 dias de vida. Algumas fêmeas podem ficar alimentando os filhotes por mais tempo, da mesma forma é comum ver filhotes alimentando uns aos outros. O Azulão têm uma excelente fama como mães, pois tratam com facilidade da sua prole e ainda podem ser usadas para alimentar filhotes de outras espécies. Nunca economize na hora de fornecer a alimentação para filhotes de Azulão, procure sempre oferecer o melhor possível.


Última edição por MARTÍN em Ter 30 Set 2014, 12:03, editado 1 vez(es)


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3195
Pontos : 4810
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão.

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO em Seg 29 Set 2014, 22:41

avatar
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo


Masculino BRASIL
Mensagens : 1099
Pontos : 1216
Idade : 54
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão.

Mensagem por ANGELO BASTOS em Ter 30 Set 2014, 09:26

BELO VIDEO PAULO.
SEM FALAR DA AVE.
ABRAÇO


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1774
Pontos : 2048
Idade : 47
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Saiba Tudo Sobre a Criação de Azulão.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
PARA RESPONDER/PARTICIPAR NESTE TÓPICO É NECESSARIO SEU CADASTRO