Alimentação na Reprodução.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Alimentação na Reprodução.

Mensagem por MARTÍN em Sab 16 Ago 2014, 11:26

Canaricultura - Alimentação





Considero época de criação a partir do momento em que coloco o casal separado com uma grade, até ao final da temporada de criação. Estamos numa altura mais trabalhosa em que devemos ter diariamente, muito cedo, a alimentação que os pais vão dar aos filhotes, que deve ser também diariamente renovada. Eu tenho sempre comedouros em que, em cada um dos quais, dou apenas um tipo de comida, Alpista, Aveia descascada, Sementes germinadas e Papa de ovo de criação.
O casal quando junto deve ter a mesma alimentação que no época anterior até que ponham o 1º ovo. A partir daí só se deve dar água e alpista para evitar posturas excessivas. Também, durante toda a criação, devem estar presentes os cubos de cálcio para canários. É bom lembrarmo-nos que a necessidade de cálcio nas fêmeas na altura da criação é enorme, por isso tenho o cuidado de, sensivelmente no final da Preparação dos reprodutores, princípios de Fevereiro, administrar um preparado de cálcio solúvel em água, que se pode adquirir nas lojas da especialidade. Atenção porém ao excesso de cálcio quando solúvel em água, que eventualmente pode tornar a casca dos ovos demasiado espessa, dificultando o nascimento dos passarinhos e ocasionando posturas excessivamente grandes. Não forneça às suas aves ácidos como o limão, ou outro tipo de citrinos, nem vinagre de cidra sob pena de posturas deficientes e má formação óssea.

Nos cinco dias após o nascimento começo a juntar maçã, e a partir do décimo dia outros vegetais excepto cenoura nos Lizards devido aos carotenoides que tingem as penas de cor-de-laranja. Ter sempre em conta o resultado das fezes para evitar algum desarranjo. Se tal não acontecer é porque a alimentação está correcta e podemos continuar. Sigo esta grelha na alimentação dos pais. Os dias referem-se aos dias de nascidos de toda a ninhada por exemplo: 5º Dia. É o 5º dia de nascido.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Quando os passarinhos saem do ninho forneço-lhes sementes germinadas, nesta altura misturadas com a papa de cria com que os pais os alimentaram, maçã, aveia e alpista. Podem-se quebrar as sementes secas com um "rolo da massa", ou simplesmente com uma garrafa de vidro. Eu não as parto pois eles instintivamente e depois de começarem a comer sementes germinadas, o que fazem em primeiro lugar, também debicam as sementes secas aprendendo rapidamente a descascá-las. Nesta altura não dou ervas, para evitar que eles as comam demais provocando desarranjos intestinais, voltando a oferecer-lhes quando os liberto no voadouro. A maçã mantenho sempre, renovando diariamente, devido à oxidação que pode ser nociva. Quem dá aos seus canários cenoura na criação, tem que ter atenção, pois a cenoura azeda facilmente quando a temperatura começa a subir.
Quando os filhotes são separados dos pais devem manter a alimentação atrás descrita durante cerca de mais três semanas substituindo-se gradualmente para a alimentação da muda da pena. À mistura de sementes secas e germinadas com a Papa de ovo de criação deve juntar-se papa seca preparada com vitaminas e aminoácidos próprios da alimentação da muda até ao "desmame" total: Alimentação para a muda da pena.

Nota:
Em anos anteriores utilizei bastante o pão de sementes ralado que, para além de muitos outros componentes, contém grande quantidade de cálcio, essencial para as aves em crescimento e muda da pena. No entanto, por achar que igualmente tem o inconveniente de conter bastante gordura e de ser de difícil preparação, substitui-o por um preparado de Colina, Lisina e Sorbitol, composição excelente para um bom funcionamento do fígado, essencial para combater excessos alimentares que por vezes ocorrem nesta época.

Autor: Manuel João Múrias


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3171
Pontos : 4774
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum