Genero Antilophia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Genero Antilophia

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO em Dom 05 Out 2014, 22:26

Boa noite pessoal.


     O Brasil possui duas espécies do gênero Antilophia (aves passeriformes da família Pipridae):


1) Antilophia galeata (1823) - soldadinho
     Conhecido como tangará-rei, tangará de chifre, tangará de crista vermelha, tangará chifrudo, dançarino de crista vermelha e manaquim.
     Mede aproximadamente 14,5 cm. Como na maioria das espécies da família, o macho se destaca da fêmea. Possui uma vasta crista vermelho vivo que vai do alto da cabeça até o meio das costas, com penas negras no restante do corpo. Sobre o bico, um tufo de penas mais compridas e dirigidas para a frente tem um formato marcante, originando o nome mais comum desta ave. A fêmea e o macho recém saído do ninho tem a plumagem de cor verde uniforme. O jovem macho leva três anos para adquirir a plumagem característica. Nesse período, podem ser observados machos com partes da plumagem colorida e o restante esverdeada.


2) Antilophia bokermanni (1998) - soldadinho do Araripe
     O soldadinho-do-araripe é um pássaro com cerca de 15 cm de comprimento e 20 gramas de massa, apresentando um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] acentuado, pois a fêmea é de cor verde-oliva enquanto o macho é branco, com a cauda e as penas de voo das asas negras, além de um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] carmim que se estende do meio do dorso até um imponente topete sobre o bico, um adorno praticamente ausente na fêmea.
Os jovens de ambos os sexos têm o mesmo aspecto da fêmea, mas à medida que os machos se tornam adultos, penas carmins surgem na cabeça aumentando progressivamente sua densidade, até que no final deste processo, as penas de voo negras substituem as juvenis e a plumagem branca termina por suprimir totalmente a verde-oliva.
Os topetes aumentam de comprimento em função do desenvolvimento dos machos, podendo ultrapassar a ponta do bico em até quatro milímetros, e ocasionalmente alguma fêmea apresenta penas carmins isoladas no dorso. Os machos apresentam as penas de vôo um pouco maiores do que as das fêmeas, sendo também ligeiramente mais compridos do que elas, que por sua vez, são um pouco mais pesadas do que eles. A coloração da íris é grená, como as pernas, exceto pelas plantas dos pés amareladas
 

Fonte: Wikiaves











avatar
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo


Masculino BRASIL
Mensagens : 1099
Pontos : 1216
Idade : 54
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum