O Canto Paracambi.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso O Canto Paracambi.

Mensagem por MARTÍN em Dom 09 Nov 2014, 10:46

O canto Paracambi originário da cidade de Paracambi no interior do Rio de Janeiro é o canto mais bonito do Brasil, segundo afirmam seus admiradores. É, ou melhor, era muito comum nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

  Muitos curiozeiros fizeram longas viagens ao criatório do Mestre Marcílio, em Matias Barbosa – MG, na tentativa de obterem o melhor exemplar de Paracambi da época, evidenciando o belo canto do pássaro. Muitas vezes, o canto Paracambi foi confundido com o próprio pássaro.

  Esse canto tornou-se famoso pelo desempenho inesquecível de pássaros da estirpe de Rompe Nuvem, Carijó, Caboclo, Coroado e muitos outros. A diferença básica entre os cantos dos pássaros acima descritos reside, principalmente, no andamento do canto, tendo todos eles a mesma melodia. Aliás, se não fosse a iniciativa pioneira dos proprietários destes pássaros grandiosos com relação à reprodução de seus cantos em fitas e CDs, hoje já não mais haveria um curió sequer cantando o Paracambi.

  O canto Paracambi São José, originário da região de São José, zona rural de Paracambi, já foi sinônimo do mais belo canto que a natureza poderia produzir.

  Quando os curiós viviam em estado selvagem – situação que hoje praticamente só existe em algumas regiões do Norte e Nordeste – o canto se manteve de geração após geração. Por iniciativa dos verdadeiros amantes desses pássaros, começou-se a sua criação em ambiente doméstico. Para formar os cantos dos filhotes, os criadores os deixavam ouvindo os cantos gravados em fitas cassete ou em CDs, como se fossem o pai e os tios dos mesmos cantando livres na natureza.

  Os criadores paulistas, por serem mais organizados, saíram na frente e impuseram ao país o chamado canto Praia Grande, originário do litoral de São Paulo, que logo se tornou padrão nacional. Na verdade, o canto Praia se tornou uma grande indústria, que por pouco não engoliu os diversos cantos regionais, que só não desapareceram graças à paixão de dedicados criadores regionais.

  Em torneios, o canto de curió Paracambi tem como padrão cantar pelo menos dez notas, podendo ainda o pássaro emitir doze notas sem prejuízo para o julgamento e o seqüencial das notas deve seguir o sonograma padrão que são:

Entrada de Canto: ti – tui – tuil – tié – tié – tiu – tam – tiam
Módulo de repetição: tuil – tié – tió – tió / tuil – tié – tié – tiu - tam – tiam

  Para alcançar a nota total do juiz, leva-se em consideração a voz, a melodia e a harmonia: o número de notas, 10 ou acima; entrada de canto longa e definida; por emitir pelo menos dois cantos, um de entrada e um outro de arremate; pelo andamento moderado; e pelo seqüencial das notas seguidas pelo sonograma padrão.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3181
Pontos : 4786
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: O Canto Paracambi.

Mensagem por agenor b s jr em Seg 10 Nov 2014, 19:55

boa tarde
realmente o canto paracambi é muito bonito e harmonioso que encantou milhares de aficionados
e tambem é um canto nativo com notas bem parecidas com a do praia grande e até confunde os menos experientes
fique imaginando uma pessoa num hotel da região a muito tempo atras e acordar com esse belo canto entrando pela janela
hoje não precisamos mais de retirar um passaro da natureza porque existem centenas de criadores legalizados
graças a deus podem ser preservados em estado natural
vejam
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
agenor b s jr
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 63
Pontos : 78
Idade : 58
CIDADE/CITY : são paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/agenor.bonfimdasilva

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum