Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Sex 15 Maio 2015, 20:47

Vocês conhecem o canário de canto Harzer Roller? Ao contrário do que muitos pensam, não é qualquer canário que é classificado como de Canto. Existem apenas 03 raças homologadas e que assim podem ser classificadas.
E a mais difundida no Brasil é a Harzer Roller.
Raça pouco conhecida, mas foi uma das primeiras a ser difundida no Brasil. Hoje são poucos, mas dedicados criadores que criam e reproduzem essa raça de canto suave e rolado (de onde vem o seu nome).
Quando em um campeonato, enquanto temos que nos afastar devido a estridência do canto dos canários de cor e porte. Já ara ouvirmos o canto suave do Harzer Roller, temos que nos aproximar e em silêncio ouvir o desenrolar de seu canto em delicadas Tours, ou volteios.
Criar o Harzer Roller ou Canto Clássico é fácil, um pouco complicado é treiná-los para os campeonatos, consistindo em um verdadeiro desafio.Chega um momento em que não sabemos quem está sendo treinado, se é o canário ou o criador.
Esse segmento de canários tem poucos adeptos devido à falta de conhecimento dos iniciantes que sempre procuram canários que cantam "estourado". O H. Roller tem um canto com significado que os adeptos aos poucos vão se acostumando e afeiçoando.
Para quem gosta de história saibam que  o magnifico canto desse canário de origem alemã surgiu no vale do Harz, e de acordo com a história era companheiro de trabalho dos mineiros de carvão daquela Região.


Como em tudo na vida... Todos cantam, mas poucos encantam.




Abraços,


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 682
Pontos : 807
Idade : 51
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Sex 15 Maio 2015, 21:23

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

UM CERTO DIA UM AMIGO ME CONVIDOU PRA OUVIR UM QUARTETO ,  A ESPOSA DELE PASSOU UM CAFÉ E FICAMOS LÁ , EU E ELE OUVINDO UM QUARTETO , AQUELA MELODIA ENTRAVA EM MINHA MENTE E DEIXAVA MEIO QUE EM TRANSE , JÁ TINHA LIDO A RESPEITO MAS NUNCA PRESENCIADO UM QUARTETO A CANTAR , O CANÁRIO DE CANTO CLÁSSICO PARA MIM ERA UMA PORTA QUE SEMPRE FICAVA FECHADA  NO CANTO DO PAVILHÃO FOB ONDE NUNCA OUSAVA ENTRAR ....

ESSE MESMO AMIGO ME PRESENTEOU COM UM CASAL , O QUAL O MACHO ESTÁ NESSE VÍDEO E COM O QUAL INICIEI MINHA CRIAÇÃO , O OUTRO CANÁRIO É PRESENTE DE UM OUTRO AMIGO  LÁ DE RIBEIRÃO PRETO , JÁ TIVE DIVERSOS CANÁRIOS DA RAÇA MAS IGUAL A ESSES DOIS NUNCA OUVI NENHUM CANTAR, TALVEZ POR SEREM OS PRIMEIROS OU TALVEZ POR TEREM UM VALOR AFETIVO , DE QUAISQUER FORMA ESSA RAÇA ME ENCANTOU COM SEUS ENCANTOS , MESMO ESTANDO A ANOS NA CANARICULTURA ME SENTI UM LEIGO , FUI APRENDENDO AOS POUCOS COM A AJUDA DE AMIGOS CRIADORES , HOJE JÁ NÃO CRIO MAIS , PORÉM O SUSSURRAR MELÓDICO AINDA ECOA EM MEUS OUVIDOS ....
avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1003
Pontos : 1182
Idade : 39
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr em Sex 15 Maio 2015, 23:33

Ola companheiros dessa longa jornada e popularizacao do canario de canto no Brasil....
 
Todo canario de raca e diferenciado, Canario de cor e diferenciado, canario de porte e diferenciado,  canario de canto e diferenciados e ate mesmo canario SRD pode ter um exemplar ou outro, diferenciado.
 
Lembro quando tinha 15 anos de idade, criava canarios em viveiros de madeira no quintal de casa. Naquela epoca (1983) no norte do Parana onde nasci e fui criado, nao se sabia muito de canarios de cor, porte ou canto. Ter um canario anilhado era uma raridade. Me lembro ate hoje quando vi um canario com anilha pela primeira vez. Fiquei deslumbrado, nao com o canario, mas com a anilha. Por coincidencia o canario pertencia a um primo do meu pai. Perguntei ao meu primo segundo: _ Que canario e esse?? Ele estufou o peito e respondeu: _E um canario de raca.
5 anos se passaram, eu ja com 20 anos , estava cursando facudade em Maringa-Pr, depos de muita pesquisa , que na epoca era bater palma na frente da casa que eu ouvia um canario cantando. encontrei um criador de canrios de raca, ele foi muito atenciso me convidou para entrar e me levou ate o seu canaril. Vi varios canarios com anilhas e todos de "raca". Entao ele me perguntou que tipo de canario eu gostava e eu disse: Canario de Canto. ele me deu o endereco e telefone de um senhor que era "especialista" e canarios de canto. O cidadao nunca atendia o telefone, quando nao estava ocupadp, chamava, chamava e ninguem atendia. Ate que u dia fui an cara dura e bati palma na frente da casa dele. Aparecu um senhor que estava de saida e rapidamente me disse que eu podia comparecer a uma reuniao de criadores de canario de canto que ia acontecer em poucas semanas. Falei que queria anilhar os meus canarios e ele so deu uma risadinha e disse que ficava muito caro...
As semanas se  passaram e chegou o dia da reuniao. Quando cheguei la. Vi uns 5 ou 6 senhores, aparentemente bem sucedidos na vida. Falei que gostaria de criar canarios de canto com anilha, a risada foi geral e me disseram que eles criavam canarios de Canto Roller, e que aquilo nao era para mim eu nao tinha o perfil de criador de canarios.
Os anos se passaram  e me deparei varias vezes com criadores de canario de Canto roller. e eles sempre mostravam um ar de superioridade em relacao a outros criadores. Deixei essa ideia de lado e continuei criando meus canarios rusticos sem raca e sem anilha.
Decadas se passaram, e ha poucos anos atras, ja no forum Nacao dos Canarios me deparei com a expressao: Criar Canarios Harzer Roller nao e para iniciante, criar canarios de canto classico e como fazer um doutorado na canaricultura....
Essa expressao, imediatamente me remeteu ao tempo da historia que acabei de relatar nos paragrafos acima. Vejo que tem uma ideia que quem cria canaries de canto classic sao superiors aos demais. A FOB organiza julgamentos fechados, sem acesso para o public e ate mesmo para os proprios criadores. Nao consigo inaginar, selecionar, criar, treinar um canario para competicao de canto e nao poder ve-lo cantar na frente de um juiz. Nao consigo entender de onde surgiu a ideia de que criar canario de canto classico, nao e para iniciante, e nao consigo entender porque tanta ideia de superioridade…
Canarios de canto e diferenciado assim como qualquer outra raca criada com intesao de competicao.…
Todo esse meu “bla-bla-bla” e apenas para dizer que qualquer pessoa pode criar canarios de canto, nao precisa ser doutor em canaricultura, basta gostar e querer. De um outro lado enquanrto os campeonatos de canaries de canto da FOB forem feitos a portas fechadas, a raca de canto classico vai continuar perdendo espaco e forca de divulgacao e  dificilmente despertara o interesse de novos criadores.  Vamos abrir as portas e dar uma chance para o criador iniciante vivenciar essa maravilhora experiencia de criar canarios de canto…
A tempo venho conversando com o Sr. Davi Coutinho e ele ja me relatou o trabalho que tem feito para popularizer a raca e quebrar essa ideia de que canario de canto e coisa de


Doutor, espero que mais criadores estejam fazendo o mesmo e essa ideia finalmente mude para melhor e se torne a canaricultura acessivel a todos…
avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 244
Pontos : 286
Idade : 49
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sab 16 Maio 2015, 00:02

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

O que nossos amigos Rogério e Sandro acabam de relatar é o sentimento de todos que conhecem o canto deste maravilhoso canário de canto clássico. Não é sem motivo que inicialmente foi chamado pelos alemães de HARZER EDEL ROLLER, que significa Nobre Rolador.
É, sem dúvida um dos melhores cantores dentre os passeriformes. Como disse o Rogério: todos cantam, mas poucos encantam, e ele tem o dom de encantar.

O Harzer roller é como um Betovem ou qualquer outro dos grandes compositores da música clássica... tem sonoridade e excelência, beleza sonora que penetra na alma. Quando ele canta a gente para para ouvir, faz silencio... silêncio porque que tem um músico na sala.

Concordo com o Rogério que ele é fácil de criar, mas difícil de treinar para concurso, até porque temos que condicionar os canários, dispostos em duetos e quartetos, a cantar em uníssono numa sala que eles nunca entraram, e diante de pessoas que eles nunca viram; isto é difícil para qualquer pássaro, mas o harzer roller, manso e bem treinado, consegue fazer isto maravilhosamente.

O canto de um bom Harzer roller é relaxante, a sonoridade do seu canto faz o cara esquecer até duplicata vencida e divórcio mal resolvido rsrs.
Eu sei que é difícil, mas a fase mais prazerosa da criação dos harzer roller é o treinamento, porque é a hora de desfrutar da melodia que sai daqueles papinhos estufados, relaxar com o rolado oco daquele canto suave e delicado. 
Ah! é como uma boa música clássica... da sono rsrs.

Entretanto não posso deixar de comentar a observação do Sandro; Mesmo com toda esta majestade, eles ainda são os canarinhos da sala fechada, num cantinho do pavilhão da FOB... ainda desconhecido de muitos, que não sabem o que estão perdendo.
>>>


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sab 16 Maio 2015, 00:43

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Bem lembrado Maurício. Eu ouvi esta bobagem durante muito tempo, sem contar que não era fácil comprar um canário de canto clássico, estes Senhores que tanto respeitamos conseguiram deixar o Harzer Roller no cantinho durante quase meio século.
 
Não era para qualquer um. Até que vieram uns caras e começaram a criar 200 filhotes por ano e colocar a venda para quem quisesse, ao preço de qualquer outro canário, e de gorjeta dar suporte técnico aos compradores. Porque é isto mesmo, todo canário é especial para quem os cria com carinho, e o canário de canto deve sair do anonimato.

Gosto muito de canários, já criei SRD e muitas outras raças, e hoje os especiais para mim são os de canto clássico, tenho um plantel de uns 230 canários harzer, das melhores matrizes que pude encontrar, e atendo a qualquer um que quiser adquirir. Sei que ainda faltam os Timbrados e os malinois, mas, se Deus quiser, terei o prazer de vê-los criados popularmente. E posso afirmar que canário Harzer roller de canto clássico não é só para doutor, mas é para todos que gostam de ouvir o canto de um bom canário.
>>> 


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Sab 16 Maio 2015, 08:24

MAURICIO TU TENS RAZÃO , A CRIAÇÃO DE HARZ É UM POUCO SELETA SIM , TALVEZ POR CAUSAS CULTURAIS FORTEMENTE ENRAIZADAS NA SOCIEDADE , TALVEZ POR FALTA DE INFORMAÇÃO , POR RESISTÊNCIA A NOVIDADES DE CRIADORES DA VELHA GUARDA ...... 

EU PARTICULARMENTE CREIO SER TODOS ESSES QUESITOS E ALGUNS MAIS , FALTA REALMENTE DIVULGAÇÃO , FALTA "NOVATOS" ASSISTIREM JULGAMENTO UM TRABALHO FOI FEITO RECENTEMENTE PELO PESSOAL DO ROLLER CLUB E SURTIU ALGUNS FRUTOS , MAS É POUCO , AINDA HOJE FALTA DIVULGAÇÃO  E INFORMAÇÃO , ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DO SEGMENTO DEIXAR DE SE TORNAR UM HOBBY DE SENHORES EM UM GRUPO FECHADO E TORNA-SE POPULAR , ASSIM COMO OUTROS SEGMENTOS ....


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1003
Pontos : 1182
Idade : 39
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Sab 16 Maio 2015, 19:10

Quando falei que trata-se de um canário diferenciado, quis referir-me ao canto diferenciado em relação aos canários de cor e de porte.
Já ouvi Malinois cantando ao vivo e gostei. Infelizmente não tive o prazer de ver o Timbrado Espanhol ao vivo e a cores cantando. Mas como todos
aqui somos brindados aqui com os vídeos que nosso amigo Maurício Jr. conhecemos o canto forte desse excelente cantor.
Esse tópico foi criado com a intenção de chamar a atenção para esta raça, que é tão desconhecida do público em geral.
Os antigos criadores ao se fecharem em pequenos grupos de criadores garantiram a pureza da raça, porém por outro lado afastaram esse mesmo público
dessa raça de canários. 
Acreditem se quiserem em Ribeirão Preto e Região conheço apenas mais dois criadores além de mim. E de nós 03 apenas um da Cidade de Bebedouro compete no Brasileiro.
E por mais que eu tente divulgar e falar dessa raça em minha região não consigo atrair interesse pelos mesmos.
Para ser sincero com os amigos até mesmo para vender os filhotes do período anterior tenho dificuldades.
Desculpem se o meu relato tem ar de desabafo, mas é muito triste ver que uma raça tão pura e selecionada não encontra se espaço na Canaricultura.
Quem sabe se com a ampliação do Parque de Exposições da FOB venhamos a ter um espaço menos acanhado para os nobres roladores.
E quero ainda estar vivo e bom de audição para ver os Timbrados e os Malinois sendo criados e julgados em campeonatos pelo nosso Brasil.


Abraços,


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 682
Pontos : 807
Idade : 51
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Sab 16 Maio 2015, 19:12

Sandro aquele canário do Vídeo vinha de uma linhagem muito apurada, filho de campeões do Ex-Criador Sr. Antonio Gonçalves.
O que me deixa feliz é saber que ele reproduziu e que seu sangue não se perdeu.


Forte abraço,


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 682
Pontos : 807
Idade : 51
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sab 16 Maio 2015, 21:10

Olá amigos do Universo dos Canários!

Entendemos perfeitamente o que o nosso zeloso amigo Rogério quis colocar em pauta com este tópico. Com absoluta certeza ele não disse que o Harzer roller é um canário melhor do que os outros, apenas diferenciado, e nisto, depois de tantos anos criando esta raça e levando para os campeonatos, não posso discordar de nenhuma de suas colocações.

Agora mesmo estou com bastante filhotes ainda nas voadeiras, observando quais posso colocar em treinamento. Se fossem canários de cor ou porte era só separar os que iriam participar dos torneios classificatórios para o brasileirão (pela beleza de cada um daria para saber quais poderia levar), separá-los cuidadosamente, dar banhos em dias alternados, lavar semanalmente os poleiros, separar os brigões para evitar danos físicos, boa comida e água fresca, alguma atenção especial aos de porte, e no dia era só levar para desfilar sua beleza perante o juiz.

Mas como trata-se de harzer roller de canto clássico as coisas são diferentes, a princípio, não dá para saber quem são os melhores pela beleza, tem que ouvi-los cantar, e as vezes o mais feínho é o que nos surpreende. Não tem outro jeito, é separar um a um com paciência, colocar nas gaiolinhas de treinamento, esperar uns quinze dias para amansar e começar a ouvi-los atentamente, ver o timbre de voz de cada um, ir formando os conjuntos na ordem certa, isto é, os mais graves embaixo e os mais agudos em cima, os mais dispostos a cantar nas primeiras gaiolas como puxadores, e os mais calmos embaixo. 

Asim vai até julho, no mínimo três vezes por dia, ouvindo, trocando de posição quando necessário, substituindo canário que ficou muito estressado, tirando os que pegaram canto de briga (canto de acasalamento) passaram do ponto, e assim vai... curtindo pacientemente o trabalho, até que o coral esteja afinado, no ponto para apresentação.

Aí a gente leva o quarteto para o concurso, todo empolgado com a obra de arte, então quando chega na frente do juiz, um dos canarinhos músicos não gosta da cara do árbitro e resolve não cantar...o juiz espera os 30 minutos que tem direito e pronto... aquele carinha desclassificou todo o conjunto...lá vai o tão sonhado troféu embora rsrs. 

Ainda bem que eu me diverti bastante com o treinamento, e curti os momentos que eles cantaram só para mim. 
Mas para compensar tem a vantagem, em relação aos demais, todos canários são planilhados individualmente, e da para avaliar a qualidade dos que cantaram. Este é o diferencial dos canários de canto clássico... 
Mas se o canto deles encanta??? Ah sim... com certeza dá trabalho, mas que encanta, encanta rsrs.
>>>


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr em Sab 16 Maio 2015, 23:49

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:
inicialmente foi chamado pelos alemães de HARZER EDEL ROLLER, que significa Nobre Rolador.

Da onde veio o termo "Canto Classico" ???

>>>
avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 244
Pontos : 286
Idade : 49
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Dom 17 Maio 2015, 17:11

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

A expressão canto clássico não aplica-se somente ao canário harzer roller, mas ao timbrado espanhol e o malinois. 
Em canaricultura está relacionada com a forma de execução das várias notas ou tours que caraterizam o canário de canto clássico, que deve ser executado numa sequência musical ritimada e sem estridências.
A origem do termo não tem apenas uma versão, mas uma delas, e que creio ser a mais verdadeira, é a analogia com com a música clássica européia e sua forma de execução.
>>>


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por Degani em Seg 18 Maio 2015, 11:54

Tenho o privilégio de criar Harzers a algum tempo, juntamente com os de cor. O canto deles me trazem paz, é muito gratificante.
avatar
Degani
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 17
Pontos : 25
Idade : 56
CIDADE/CITY : Uberlândia
ESTADO/PROVÍNCIA : MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por marcobergamaschi em Seg 18 Maio 2015, 21:11

Boa noite amigos,
muito interessante ler os relatos de todos a respeito do harz roller.
Realmente é de se perguntar porque tão poucas pessoas conhecem o roller.
Aqui na região metropolitana de Porto Alegre, tenho conhecimento de apenas três pessoas criando harz roller, isso contando comigo.
Quem um dia tem a honra de ouvir um harzer cantando ao vivo não fica indiferente.
Agora, queria pedir licença aos criadores mais antigos para colocar meu singelo ponto de vista.
Eu tenho, no momento, oito canarinhos harz em minha casa.
Estão acomodados em gaiolas de tamanhos variados , 60 cm, 70 cm e 130 cm de comprimento.
Vou fazendo rodízio semanal para que todos machos tenham a oportunidade de ficar alguns dias nas gaiolas maiores (130 cm) para poderem se exercitar.
Sabem o que aconteceria se eu inventasse de aparecer em casa com gaiolas de treinamento e colocasse meus filhotes, no escuro, dentro daquelas minúsculas gaiolas.
Seria corrido de casa pela minha esposa e minha filha, sem sombra de dúvida.
Hoje em dia já está difícil justificar para as pessoas que vc tem pássaros em gaiolas.
É um radicalismo das pessoas querendo fazer o criador sentir-se um criminoso...
Por favor, não estou aqui querendo condenar ou julgar ninguém.
Não tenho tal direito nem pretensão.
Entendo perfeitamente a necessidade do treinamento dos rollers para se atingir a excelência, poder selecionar geneticamente ao longo dos anos.
Não fosse o trabalho desses criadores e treinadores, com seus ouvidos super refinados, eu não teria os meus canários aqui em casa.
Concordo com os amigos, não é para qualquer um.
O ouvido tem de ser muito treinado.
Lendo os tópicos lembro de um relato, do Sr Davi, se não me engano, de numa determinada oportunidade ter lançado mão de um canário que estava em voadeira, para compor emergencialmente um quarteto, e esse canário, acabou sendo bem pontuado.
Pois então, eu acredito que falta estímulo para as pessoas criarem sem objetivarem esse rigoroso treinamento.
Só pelo prazer de poder acordar cedinho da manhã e sentar em frente ao seu plantel, por menor que seja, e curtir a natureza do canto roller.
Estou apenas engatinhando na criação dor rollers, mas procuro me informar e fazer o melhor pelos pássaros que dependem de mim.
Será justo me considerar um criador menos importante para a manutenção da raça por não objetivar campeonatos.
Entendo também que os campeonatos é que dão a oportunidade do criador saber se não está criando "porcaria" em termos de linhagem de canto.
O trabalho fica muito mais difícil e demorado sem parâmetros de comparação.
Enfim , somente alguns devaneios.
Desculpem se deixei algum mal entendido nas linhas acima.
Grande abraço.
avatar
marcobergamaschi
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 36
Pontos : 50
Idade : 46
CIDADE/CITY : Viamão
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr em Seg 18 Maio 2015, 22:07

Ola pessoal,

Nao crio Canarios Rollers, mas crio Canarios de Canto Timbrado Espanhol e usamos praticamente o mesmo manejo e tecnicas de cria e treinamento.
O desenvolvimento do canto acontece com os canarios em voadeiras, preferivelmente separados por familia ou linhagem de canto. Ou seja, os canarios nascem e com 30 dias sao separados dos pais e vao para a voadeira ate trocarem a pena pela primeira vez. Isso deve levar uns 6 meses mais ou menos. Nesse periodo os canarios machos vao desenvolver o canto ate praticamente finalizarem o repertorio. So depois da troca de pena concluida e que e feita a individualizacao dos machos. 
Se o objetivo for participar de campeonatos de canto, os canarios devem ser colocados em gaiolas de tamanho padrao, determinado pelo Clube ou Federacao organizador. Esse periodo deve durar apenas 5 a 6 semanas. Depois da apresentacao no campeonato os canario podem voltar para gaiolas maiores e continuarem individualizados e podem tambem retornar para uma voadeira grande. O treinamento nada mais e que condicionar os canarios de uma forma que eles cantem em frente do juiz e sejam avaliados. 
Se o objetivo nao for competicao. e sim apenas desfrute pessoal, o canario nao precisa desse condicionamento podendo sair da voadeira e ir direto para gaiolas maiores penduradas na varanda ou em algum outro lugar. 
E sabido que o meio ambiente em que os canarios sao criados e fundamental para o desenvolvimento total da capacidade de canto do canario. Mas nem sempre e possivel realizar o maneio de forma ideal...
Outro detalhe que eu gostaria de apontar é sobre "dificuldade de treinamento e formacao de quartetos". Acho que o criador iniciante nao deve se preocupar muito com isso nos primeiros anos, pois o conhecimento vem com o tempo, é praticamente impossivel acertar todos os detalhes logo no primeiro ano. Treinar canarios e formar os quartetos nao deve ser visto como uma dificuldade, mas sim como um desafio que vai tomando o rumo certo com o passar dos anos. Imediatismo nao funciona neste caso A cada ano os canarios de Canto nos ensinam uma licao, jamais teremos todas as licoes em apenas um ano. Esse negocio que e dicifil e uma ideia que foi incutida pelos antigos criadores de tempos antigos. Hoje em dia, com os meios de comunicacao que temos,  criar e muito facil, treinar e facil e formar os quartetos tambem e facil. Basta comecar para aprender...
avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 244
Pontos : 286
Idade : 49
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por marcobergamaschi em Seg 18 Maio 2015, 22:29

Boa noite Maurício,
obrigado pelos esclarecimentos.
Tempo ao tempo.
Estou com um casal de linhagem diferente daquela que adquiri ano passado.
Já consigo diferenciar tours que uns tem e outros não.
Mas ainda tenho um bom caminho pela frente.
Com certeza o convívio com criadores mais experientes aqui no UDC facilita muito.
Gostaria de tirar umas dúvidas contigo.
Vc utiliza a técnica do escurecimento da peça onde se encontram os canários em treinamento?
Outra coisa, não sei se com o Timbrado Espanhol acontece o mesmo?
Mas com os filhotes que nasceram aqui em casa ano passado tive que separar os machinhos com 30 dias.
Nas duas ninhadas que tirei.
Começava um quebra pau violento.
Parecia rinha.
Coisa que não tinha visto nessa intensidade com os canários de cor que criava anteriormente.
Não sei se é exclusividade dessa linhagem que peguei ou geral nos harz.
Tem um criador aqui em Porto Alegre, que começou com o timbrado espanhol ano passado.
Não me relatou nada disso e ainda me disse que reproduziram super bem.
De 07 casais tirou aproximadamente 100 filhotes.
Abraço.
avatar
marcobergamaschi
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 36
Pontos : 50
Idade : 46
CIDADE/CITY : Viamão
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MauricioJr em Seg 18 Maio 2015, 23:46

Ola Marco,
Talvez apareca algum outro criador de Roller e explique melhor o manejo apropriado...Mas vamos la:




Vc utiliza a técnica do escurecimento da peça onde se encontram os canários em treinamento?
Sim, na medida do possivel. Eu crio meus canarios na sala do apartamento, entao nem sempre e possivel fazer o manejo ideal.
Depois que os canarios trocaram de pena eles saem da voadeira de vao para a gaiola de competicao. Nesse momento eu deixo eles em um cantinho mais escuro do apartamento que tem uma luiminosidade como de um dia nublado. Ali eles ficam por umas duas semanas, 4 a 5 vezes por dia eu ligo a luz que tem nesse cantinho para eles irem se acostumando com iluminacao articifial. Se voce tem um espaco so para os canarios o ideal seria voce por cortinas nas janelas para reduzir a luminosidade.


Outra coisa, não sei se com o Timbrado Espanhol acontece o mesmo?
Mas com os filhotes que nasceram aqui em casa ano passado tive que separar os machinhos com 30 dias.Nas duas ninhadas que tirei.Começava um quebra pau violento.Parecia rinha.

Com 30 dias eu tiro os pais e separo os filhotes de cada chocada em voadeiras. Uma voadeira para cada chocada. (tiro apenas 3 chocadas por ano). E normal um empurra empurra , uma certa disputa pela comida, se tem 4 filhotes na voadeirta e bom por 4 folhas de almeirao, ou 4 folhas de couve sempre um para cada um. Esse comportamento e normal, o ideal e nao separar a familia antes de 6 meses. Se voce misturar as chocadas ou membros de familias diferentes, talvez seja necessario separar alguns machos que estao acelerando o canto, apresentam falhas, ou tours indesejaveis, ou ate mesmo um bulling extremamente agressivo. Uns dois pedacinhos de corda de sisal pendurados nas voadeiras ajudam a tirar o estress e reduzem as brigas.


Tem um criador aqui em Porto Alegre, que começou com o timbrado espanhol ano passado.
Sim, conheco o criador e ja me coloquei a disposicao para ajuda-lo em qualquer duvida. Ele esta fazendo o possivel para aplicar o manejo ideal...

.......
Obs,
Nem semre e possivel aplicar o manejo ideal do jeito que a gente gostaria. Espaco e sempre e um problema. O criador tem que conhecer a teoria e usar o bom senso para adapta-la a sua realidade, Sempre existe mais de um caminho para se atingir o mesmo objetivo...
avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 244
Pontos : 286
Idade : 49
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por marcobergamaschi em Ter 19 Maio 2015, 06:45

Olá Maurício, 
mais uma vez obrigado pelas dicas e atenção. 
Abraço.
avatar
marcobergamaschi
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 36
Pontos : 50
Idade : 46
CIDADE/CITY : Viamão
ESTADO/PROVÍNCIA : RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por Akylos em Qui 23 Jul 2015, 01:31

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Boa noite amigos,
muito interessante ler os relatos de todos a respeito do harz roller.
Realmente é de se perguntar porque tão poucas pessoas conhecem o roller.
Aqui na região metropolitana de Porto Alegre, tenho conhecimento de apenas três pessoas criando harz roller, isso contando comigo.
Quem um dia tem a honra de ouvir um harzer cantando ao vivo não fica indiferente.
Agora, queria pedir licença aos criadores mais antigos para colocar meu singelo ponto de vista.
Eu tenho, no momento, oito canarinhos harz em minha casa.
Estão acomodados em gaiolas de tamanhos variados , 60 cm, 70 cm e 130 cm de comprimento.
Vou fazendo rodízio semanal para que todos machos tenham a oportunidade de ficar alguns dias nas gaiolas maiores (130 cm) para poderem se exercitar.
Sabem o que aconteceria se eu inventasse de aparecer em casa com gaiolas de treinamento e colocasse meus filhotes, no escuro, dentro daquelas minúsculas gaiolas.
Seria corrido de casa pela minha esposa e minha filha, sem sombra de dúvida.
Hoje em dia já está difícil justificar para as pessoas que vc tem pássaros em gaiolas.
É um radicalismo das pessoas querendo fazer o criador sentir-se um criminoso...
Por favor, não estou aqui querendo condenar ou julgar ninguém.
Não tenho tal direito nem pretensão.
Entendo perfeitamente a necessidade do treinamento dos rollers para se atingir a excelência, poder selecionar geneticamente ao longo dos anos.
Não fosse o trabalho desses criadores e treinadores, com seus ouvidos super refinados, eu não teria os meus canários aqui em casa.
Concordo com os amigos, não é para qualquer um.
O ouvido tem de ser muito treinado.
Lendo os tópicos lembro de um relato, do Sr Davi, se não me engano, de numa determinada oportunidade ter lançado mão de um canário que estava em voadeira, para compor emergencialmente um quarteto, e esse canário, acabou sendo bem pontuado.
Pois então, eu acredito que falta estímulo para as pessoas criarem sem objetivarem esse rigoroso treinamento.
Só pelo prazer de poder acordar cedinho da manhã e sentar em frente ao seu plantel, por menor que seja, e curtir a natureza do canto roller.
Estou apenas engatinhando na criação dor rollers, mas procuro me informar e fazer o melhor pelos pássaros que dependem de mim.
Será justo me considerar um criador menos importante para a manutenção da raça por não objetivar campeonatos.
Entendo também que os campeonatos é que dão a oportunidade do criador saber se não está criando "porcaria" em termos de linhagem de canto.
O trabalho fica muito mais difícil e demorado sem parâmetros de comparação.
Enfim , somente alguns devaneios.
Desculpem se deixei algum mal entendido nas linhas acima.
Grande abraço.


Aqui no DF também são poucos criadores. Dois ou três. É lamentável.

Também tenho resistência quanto a utilizar aquelas minúsculas gaiolas de canto. Já é difícil explicar que os canário não sobrevivem na natureza, cheguei a postar aqui uma recriminação que sofri de um vizinho. Imagine explicar a necessidade da gaiola de canto.

Espero que um dia seja desenvolvido um método de manejo e de disputa em gaiolas de tamanho normal.

Enquanto isso não acontece, vou criando os canários apenas para preservar a raça.
avatar
Akylos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 46
Pontos : 56
Idade : 40
CIDADE/CITY : Brasília
ESTADO/PROVÍNCIA : Distrito Federal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Canário Harzer roller - Canto Clássico - Uma raça diferenciada.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 23 Jul 2015, 03:51

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Caro Akilos, Marco e demais amigos, como propõe o tópico, o harzer roller é realmente uma raça diferenciada. Hoje mesmo, eu e um amigo, que é um dos maiores conhecedores desta raça no país (cria desde 1985) estávamos investigando a fundo a origem mais remota possível de alguns de nossos canários, visando descobrir como fazer os melhores acasalamentos possíveis para produzir pássaros mais vocálicos e melodiosos, que com seu cântico doce e suave possam alegrar não só a nós, mas a todos amantes da boa sonoridade clássica que nos procuram a fim de levar alguns desses exemplares para suas casas.

Não quero aqui voltar a discutir o estigma da gaiola/prisão, do qual já falei em outras ocasiões, mas quero ressaltar a gaiola/abrigo ou gaiola/proteção, já que trata-se de um pássaro que não existe e nunca existiu em estado silvestre, mas foi uma dádiva de Deus para livrar aqueles mineiros das montanhas do Harz da morte certa, envenenados pelos gases tóxicos daquelas minas assassinas onde os pobres homens ganhavam seu pão cotidiano.
 

E vejam só! O Senhor nosso Deus tão bondoso, vendo que mesmo no sofrimento diário daqueles homens rudes restava um pouco de ternura para apreciar o canto dos seus belos canarinhos, resolveu presenteá-los com uma mutação, que lhes permitiu levar para casa canários com um canto mais suave e melodioso do que os que foram inicialmente para dentro dos sombrios e cavernosos túneis daquelas minas mortais; donde saíram toneladas de combustíveis fósseis para começar a poluir o mundo, mas também maravilhosos passarinhos musicados que aprendemos a apreciar e amar como harzer roller de canto clássico.

Agora estamos nós aqui, nos apartamentos e casas confortáveis dos tempos modernos, questionando uma atitude na qual o próprio Deus viu bom propósito... quando no clamor dos marteletes e na lamúria da escória negra que corria caçamba adentro, no fedor do enxofre, na umidade da mina e no trabalho enfadonho e penoso que consumia seus corpos, aqueles valentes guerreiros, privados de qualquer conforto, resolveram levar nas gaiolinhas que tinham, seus amiguinhos emplumados para cantar e alegrar suas almas, nos poucos momentos que dispunham para ouvir... antes que caísse a noite e eles pudessem voltar para suas esposas e filhos, que aflitos os esperavam em casa.


Obrigado Senhor pelo presente que vencendo os tempos e as guerras chegou a nós, obrigado pelo canário diferenciado, continuaremos a aperfeiçoá-lo como gratidão pela beleza e sonoridade do seu canto...mesmo que tenhamos que mante-los por um curto período de suas vidas em pequenas gaiolas para fazê-los ainda mais belos, e apreciar melhor a doce melodia que o Senhor faz sair de suas siringes...
>>>. 


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MARTÍN em Qui 23 Jul 2015, 09:17

Selo este tópico com um "Amém.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Carlos Pereira em Qui 23 Jul 2015, 14:17

Martín.
Desculpe, se fechou o tópico pode deletar essa mensagem.
Gostaria de colocar uma situação que, mais cedo ou mais tarde, afetará os criadores de pássaros considerados domésticos pelo Ibama. Sem entrar na polêmica do pássaro dentro ou fora de gaiolas porque é discussão para mais de metro e geralmente só traz discussões e nada resolve. Aliás, já há casos de multas por maus tratos envolvendo domésticos.
Há dois aspectos que interessam no momento, embora sejam muitos outros:
- Os criadores de silvestres são regidos por regras próprias embasadas na IN 10. E foram proibidos alguns métodos de treinamentos ou condicionamentos como cabines e mesmo estabelecidos tamanhos de gaiolas e outros quesitos de manejo.
- Os criadores de domésticos não estão enquadrados na IN10 e nem na 3 que atinge criadores dos ditos exóticos.
Mas, há um aspecto que atinge todos os criadores de animais, sejam domésticos, silvestres, exóticos ou semi domésticos (nomenclatura do Ibama): os maus tratos. Além da legislação já existentes, há outras tramitando no Congresso Nacional, câmaras estaduais e municipais envolvendo maus tratos.
Mais uma vez digo que não quero entrar em aspectos técnicos envolvendo a criação e o manejo para cor, canto, porte, fibra e outros. Só falo da realidade a ser enfrentada. Posso dizer que uma fiscalização do Ibama ou polícias ambientais certamente considerará maus tratos manter pássaros em gaiolas pequenas, como já o fazem em relação aos trinca-ferros, e o uso de aparelhos sonoros ou cabines. Isso tem acontecido e a lei que envolve as multas é universal.
Há movimento nacional contra pássaros em gaiolas. Desde aqueles que aceitam parcialmente, como aqueles que sonham com tolerância zero quanto a pássaros em gaiolas. Infelizmente os maus tratos envolvendo torneios, criação e manutenção das aves algumas vezes dão razão a esses radicais.
São situações que não podem ficar alheias a qualquer criador de pássaros e não poderia deixar de expô-las num fórum para esclarecimentos como o Universo.
avatar
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 230
Pontos : 264
Idade : 77
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por MARTÍN em Qui 23 Jul 2015, 15:02

Fechei não José, minha mensagem foi um Amem "que assim seja" uma forma de concordar com as belas palavras do Pr. Davi, que para mim foi como uma oração.


Abraço.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Carlos Pereira em Qui 23 Jul 2015, 16:14

Realmente, caro Martín, as palavras do Davi foram muito gratificantes.
Abraço.
José Carlos.
avatar
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 230
Pontos : 264
Idade : 77
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por Akylos em Qui 23 Jul 2015, 22:16

Obrigado pelas informações técnicas, José Carlos. Vai ao encontro do que eu pensava e já havia exposto aqui.

Polêmicas à parte, o Harzer Roller é mesmo um canário diferenciado.

Comecei com um único canário, achava o canto dele lindo.

Depois de treinar os ouvidos, adquiri mais dois, e comecei a perceber as variações de canto.

Curiosamente, numa aula de música da minha filha, professora estava ensinando sobre a dinâmica musical, explicando como representar as variações de intensidade sonora numa partitura.

Então ela falou das intensidades fracas, como piano e pianíssimo.

Na hora eu me lembrei de um dos meus canários, que tem um canto de longa duração, porque ele reduz a intensidade (pianíssimo), e depois retoma canto com intensidade normal.

Como já se disse neste tópico, para quem tem ouvidos apurados, é como ouvir música clássica.
avatar
Akylos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 46
Pontos : 56
Idade : 40
CIDADE/CITY : Brasília
ESTADO/PROVÍNCIA : Distrito Federal

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canário Harzer Roller - Canto Clássico. Uma raça diferenciada.

Mensagem por José Carlos Pereira em Sex 24 Jul 2015, 10:26

Prezado Akylos.


Realmente o canto dos pássaros é bálsamo para as orelhas e a alma. E o suave e harmonioso canto Harz Roller está entre os melhores.
E é atividade muito prazeroso e gratificante criar e manejar pássaros para se conseguir canto o mais belo e tecnicamente perfeito. O pássaro não herda o canto em si, mas as condições anatômicas e funcionais para a execução do canto específico. Na ótima série de artigos escritos pelo Cláudio Gonçalves (revista FOB, creio que do número 88 ou 89 até a 96, e espero que venham mais) ele diz: Há de se observar que, no meu entender, não é a voz que se transmite de geração para geração e sim as características físicas e biológicas do órgão que a produz.

E, como todo animal, depende do casamento genética e ambiente, cabe ao criadordar ao pássaro condições de higiene (desde a ambiental até a alimentar e psicológica) para o pleno afloramento das qualidades genéticas. Depois, só o condicionamento (como bem disse o Davi) para torneios.
Afirmo que o bom da criação é o criador ter bom embasamento genético para programar os melhoramentos necessários para a qualidade do plantel e ter tempo e ambiente para as etapas da higiene. E capacidade de observação e feeling para saber “descobrir”os bichos que realmente são os melhores.

Há um componente pouco citado nos trabalhos técnicos e que julgo de muita importância. O pássaro ter o “gosto” pelos torneios. Crio canários-da-terra levando em conta a fibra para torneios. Os realmente bons cantam pouco, mas aumentam muito as cantadas somente ao verem a capa. Desencapados no local do torneio, parecem outros pássaro. E há aqueles que cantam muito em casa (no prego) e pouco rendem nos torneios. E assim era com os pastores alemães, raça de cães que criei  por décadas.

E, posso afirmar sem pensar em errar que a execução dessas etapas da criação é deleite para o psiquismo e arma poderosa contra muitos males que achacam a humanidade. Isso, lógico, se o criador não ficar muito estressado por resultados a curto prazo.
avatar
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 230
Pontos : 264
Idade : 77
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum