Canários se coçando.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Canários se coçando.

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qui 02 Jul 2015, 13:29

Relembrando a primeira mensagem :

Boa tarde pessoal !

Sou novo aqui no fórum e esse é o meu primeiro tópico  Very Happy

Estou com um problema aqui em casa, mantenho os meus canários em um viveiro, e de uns tempos pra cá percebi que eles estão se coçando muito, praticamente o dia todo, especialmente a cabeça, o peito, sob as asas e entre as penas das asas, eles se coçam, se bicam como se quisessem matar algo, e já vi um ou outro arrancando as penas, inclusive alguns estão perdendo as penas da nuca.

Então comprei pela net o famoso Kill Red, diluí na proporção de 1 g por litro, como o indicado, e banhei os pássaros com um borrifador, também apliquei 2 gotinhas de Ivomec Pour-on na nuca, lavei todo o viveiro e borrifei Butox em tudo.

Nada adiantou, eles continuam se coçando, estão muito incomodados mesmo.

Já observei bem e não notei nenhum ácaro ou piolho externo, o que me leva a crer que poderia ser sarna.


Alguém saberia me indicar algum tratamento ?
avatar
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 339
Pontos : 410
Idade : 24
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo


Botão em Curso Re: Canários se coçando.

Mensagem por ANDERSON SCHNEIDER em Qua 05 Out 2016, 18:39

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Oi Anderson, no meu caso o problema eram ácaros nos canhões das penas, eles não costumam gerar muitos transtornos, amenos que a infestação seja grave.

Esses ácaros são parasitas que vivem dentro dos canhões das penas se alimentando de sangue e tecidos, por isso não adianta aplicar um acaricida externo, tem de ser um com ação sistêmica.

Antes de tudo é preciso saber que um dos aspectos mais importantes no tratamento contra ácaros é a manutenção da boa higiene em todo o ambiente, incluindo poleiros e comedouros. Também deve-se disponibilizar ao menos 2 X por semana uma banheira com água limpa e algumas gotas de vinagre de maçã, isso ajuda as aves a manter uma plumagem livre de resíduos e impurezas que podem incentivar o desenvolvimento excessivo dos ácaros.

Aqui consegui manter o problema sob controle aplicando Ivomec Pour-on, 2 gotas, diretamente sobre a pele do pescoço, com intervalo de 15 dias entre as aplicações (no meu caso foram 2 aplicações).
Já usei esse ivomec varias vezes 3 gotas e nada.
engraçado que quando passo o piolhicida kil red ai que ataca a coceira neles.
Batem os pés e se arrancam penas. Agora estou usando beye gold más nada de resultados.
avatar
ANDERSON SCHNEIDER
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 3
Pontos : 3
Idade : 31
CIDADE/CITY : Nova Mutum
ESTADO/PROVÍNCIA : MATO GROSSO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Canários se coçando.

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qua 05 Out 2016, 21:22

Sim, aqui também quando utilizei o Kill red observei que as aves se coçavam mais que o normal.

Pela experiência e informações que obtive é praticamente impossível se livrar 100% desses ácaros de canhão, sendo os mesmos amplamente difundidos tanto em aves de cativeiro como de vida livre, eles permanecem parasitando as aves, mas de forma quase que imperceptível.

O problema é quando a infestação toma grandes proporções, seja por estresse, baixa imunidade, doenças, má nutrição, ou higiene pobre, daí as aves passam a se coçar em excesso, arrancar as penas e estas passam a nascer com falhas, fracas e quebradiças (especialmente as das asas e cauda).

Aqui após trata-los com a Ivermectina aguardei algumas semanas e pude observar certa melhora, de forma lenta, mas progressiva. Até o momento não tenho tido mais problemas, exceto por uma ou outra ave que sempre se enquadra em um dos fatores citados acima.

Como você já tentou vários parasiticidas o meu conselho seria dar um tempo nas aplicações, reforçar a alimentação com uma boa fonte de proteínas e proporcionar a suas aves um ambiente limpo e tranquilo, dessa forma elas terão chance de se recuperar do estresse gerado pelo manuseio dos tratamentos, podendo isso por si só gerar uma melhora no quadro.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 339
Pontos : 410
Idade : 24
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum