[Doença] Canário com pescoço pelado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso [Doença] Canário com pescoço pelado.

Mensagem por virtoz em Sab 12 Mar 2016, 10:55

Bom dia, tenho 2 canários machos (nasceram juntos) de 1 ano e 5 meses que vivem na mesma gaiola. Cada dia que passa o pescoço e a nuca deles ficam mais peladas. Já levei ao veterinário onde foi detectado ácaros e piolhos. Mesmo após todo o tratamento com Allax e uma injeção com anti inflamatório para a pele e mesmo após o mesmo receber alta eles continuam perdendo pena. Não conheço muito sobre pássaros e estou assustado. Recentemente morreram 2 canários com os mesmos sintomas e estavam espertos, cantando e tudo. Somente com o pescoço pelado e do dia pra noite morreram. 
Costumo dar a eles diariamente aquela mistura de sementes, uma vitamina amarelinha para canários. Eles comem bastante maçã, couve e as vezes manga. Também coloco areia própria para pássaros no fundo da gaiola e coloco pedra de cálcio para eles.
A pedido do veterinário tenho administrado Avitrin Ferro no bebedouro para eles no período de 15 dias seguidos e após esse período irei dar Canaril no bebedouro por mais 15 dias.

Gostaria de algumas dicas e sugestões já que eles ainda continuam a perder a plumagem. Desde já agradeço.

virtoz
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 6
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Botão em Curso [Doença] Canário com pescoço pelado.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sab 12 Mar 2016, 19:50

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olha Vitoz, Você já passou pelo veterinário e está seguindo a orientação dele, Seria bom esperar mais um pouquinho para ver o resultado do tratamento do veterinário, quem sabe ele acertou no diagnóstico e no medicamento e os canários ficarão bons, vai observando se no lugar das penas que caem  nascem penas novas, ou se a pele fica lisa, se isto persistir então deverá partir para novo tratamento.

Mas quero fazer algumas considerações baseadas na minha experiência: A maior causa deste problema é estresse em suas várias formas, climático(mudanças constantes de temperatura e barreira de vento), nervoso(disputa entre indivíduos por comida e espaço), doenças infecciosas(pássaro acometido por doenças e manipulação do pássaro para tratamento). Falta de raios solares também é causa frequente. Os fatores cima citados causam um descontrole metabólico que impede o canário de absorver os nutrientes do alimento que ingere e sua nutrição entra em colapso.

Tinha duas canárias com este problema aqui, separei em gaiolas individuais, isolei dos outros tapando a gaiola com um pano deixando só a frente livre, arranquei as penas quebradas e defeituosas e dei duas gotinhas vitagold, durante sete dias, no bebedouro de 50 ml. Uma delas recuperou a plumagem perfeitamente em quarenta dias estava novinha, e a outra está recuperando mais devagar. Para minha surpresa a que recuperou rápido estava aparentemente muito bem, mas num dia da semana passada amanheceu morta no fundo da gaiola, sem nenhum sintoma que pudesse explicar tal fato.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Masculino BRASIL
Pontos : 1378
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: