A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DO CRIADOR NA ORNITOLOGIA!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DO CRIADOR NA ORNITOLOGIA!

Mensagem por MARTÍN em Seg 23 Maio 2016, 16:20

Olá amigos do Universo,


O que seria a cultura de um criador na ornitologia??

Hoje muitos criadores quase a sua grande maioria pouco lê ou procura novos conceitos ou novas técnicas que estão disponíveis nos mais diversos sites pela internet, há estudos bons para pesquisa, seja na criação de silvestres, exóticos ou domésticos, há muito bom material, e não somente fóruns podem nos trazerem culturas, e sim sites e blogs de criadores europeus, argentinos, chilenos e até mesmo uruguaios, com a ajuda do google tradutor fica cada dia mais fácil ler matérias em outros idiomas!

Outro ponto é buscar o máximo de literatura que se possa encontrar a respeito de criação, manejo, medicamentos, patologias, espécies e história a respeito de raças e mutações!

Pecamos muito no Brasil de querermos ter tal pássaro e pouco procurarmos a respeito dele, temos que saber sempre que pássaro estamos trazendo para o criadouro, qual sua origem, qual seu habitat, como se comporta em ambiente natural, como surgiram as mutações se é que estas já as tem!

Somos muito imediatistas, grave defeito para qualquer coisa que desejamos realizar, achamos que uma experiência com canários talvez, já nos dê o suficiente para arriscarmos com outras espécies ou até mesmo achamos que se já criamos tal espécie de pintassilgo estamos já habilitados a criar qualquer espécie, o mesmo ocorre com outras espécies!

Cultura é nada mais que ter o conhecimento, saber a respeito, ter certo entendimento técnico,conhecer legislação, ficar atento as novidades, procurar saber o que é os alimentos que damos aos nossos pássaros, ler, conversar, partilhar e perguntar, assim que se chega a cultura!!

Mesmo assim, a cultura será mais uma ferramenta para termos sucesso na criação, precisamos da experiência mesmo que pequena e o saber lidar com pássaros para conseguirmos atingir nosso objetivo!

Conheço diversos criadores de canários de porte que sequer leram o Manual da OBJO, criam e ainda vivem da necessidade de juízes do clube para ajudá-los a selecionar os que irão ao torneio! Conheço criadores que mal sabem como surgiram as mutações seja de canários, seja de manons, diamantes de gould e outros pássaros, a sorte não é uma ferramenta para se criar!

A cultura lhe dá independência, lhe dá liberdade e segurança para se ter uma criação mais tranquila!

Muitos que hoje são grandes na ornitologia além de praticarem isto, tiveram o privilégio de viajarem para outros países, visitar exposições nestes países e trocar muitas informações, mas a internet encurtou este caminho, hoje por skype se conversa com o mundo inteiro atrás de informações, por e-mail ou até mesmo pelas redes sociais!

Nunca conseguiremos atingir o máximo ou o total conhecimento devido ser este segmento constantemente em ebulição de novidades!

Mas aconselho a todos que puderem e que desejam criar de forma correta, sem pressa e com propriedade, buscar o máximo de conhecimento do que cria! Não basta apenas visitar criadores, tem que ler, tem que saber a história de tal pássaro, como ele surgiu e como criam ele!! No caso de outras espécies de pássaros que ainda sejam encontrados em ambiente natural, o saber de seu comportamento neste é de suma importância para poder criá-los em cativeiro!!

A cultura é o oposto do auto-suficiência, ou seja para se ter cultura precisa estar disposto a aprender, ou seja ter certa humildade para admitir que não conhece suficiente sobre tal assunto e busca novas informações em meios seguros e com autoridade no assunto!!

Acho que temos hoje uma boa parte de criadores buscando se tornar mais cultos em relação a criação de pássaros em cativeiro, isto é um ótimo sinal, a procura por livros no exterior por brasileiro aumentou significativamente, há videos também, ler até mesmo sobre uma espécie que não crie pode lhe trazer muita coisa que pode ser implantada na sua categoria de espécies que crie, assim se tornando até mesmo um diferencial!

Há tempos atrás aqui no fórum tivemos uma grande inundação de tópicos a respeito de canários de canto, sejam os harzer roller, como os timbrados espanhóis, os que puderam acompanhar de perto e ler com calma, hoje estão bem mais perto de se ter um preparo para criar tais do que aquele que apenas passou por cima e quer criar, lógico que haverá diferença entre estes dois exemplos nos resultados obtidos!

Por isto eu aposto sempre que o aprender é algo necessário, pois nos torna cultos, e cultura nos da independência e liberdade!

Pensem bem nisto amigos!!

Um grande abraço


Texto de Fábio Chanes extraído do extinto fórum Nação dos Canários


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3175
Pontos : 4780
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A IMPORTÂNCIA DA CULTURA DO CRIADOR NA ORNITOLOGIA!

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Sex 10 Jun 2016, 16:20

SEM DÚVIDA PECAMOS EM NÃO FAZER O MELHOR INVESTIMENTO , EM CONHECIMENTO . MUITAS VEZES GASTAMOS QUANTIAS EXAGERADAS PENSANDO QUE CHEGAREMOS AO NOSSO OBJETIVO COMPRANDO AVES DE EXCELENTE QUALIDADE E NOS DECEPCIONAMOS, DE NADA ADIANTA TERMOS MATERIAL EM MÃOS SE NÃO SABERMOS O QUE FAZER COM ELE  ..


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1003
Pontos : 1182
Idade : 39
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum