ASSUNTO POLÊMICO, MAS QUE PRECISAMOS DEBATER!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso ASSUNTO POLÊMICO, MAS QUE PRECISAMOS DEBATER!!

Mensagem por MARTÍN em Seg 23 Maio 2016, 16:23

Olá Universo,


Esta semana quero debater com os amigos um assunto muito polêmico e que incomoda demais a canaricultura brasileira, que são os clubes fechados com dois ou três criadores ou os clube particulares!!

Gostaria de saber a opinião dos amigos, se isto é correto? É imoral? Deve ser aceito?

Também discutirmos como se consegue este tipo de clube visto as exigências da FOB serem transparentes e claras com respeito a fundação de clube e o que é necessário para sua filiação a ela!

Será que os sócios destes clubes que são formados para serem particulares utilizariam nomes de laranjas para comporem o quadro de sócio exigido??

Seria esta forma de praticar a canaricultura sem concorrência em clube para classificar o máximo de canários para o brasileiro algo que poderíamos chamar de qualidade ou até mesmo de concorrência leal???


Gostaria muito de ouvir as opiniões dos amigos a respeito deste assunto, é polêmico, ah....é sim!!

Seria algo que deveríamos discutir???

Então está aberto este tema a qual gostaria muito da opinião dos amigos criadores e que concorrem com seus pássaros em clube, dos amigos criadores que não são sócios de clube algum, dos amigos criadores que criam canários sem raça definida, amigos que apenas tem canários por prazer, ou seja todos vocês estão habilitados a opinar e deixar aqui registrado o que acham!!!


Vou polemizar mais, há criadores que hoje tem interesse em fundar clubes próprios, por isto minha pergunta a respeito desta questão, sabemos das exigências para fundar não, mas para filiar a FOB, 50 sócios no minimo em cidades que já tenham um clube e 25 sócios em cidades que não tenham clube!

Por isto pergunto como pode isto ocorrer, se num estatuto de um clube há diversos cargos, um clube particular o dono seria presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário, suplente, conselheiro fiscal, diretor de cor, diretor de porte, fico imaginando como funciona tal clube privado!!! Quero entender, por isto pedi a opinião dos amigos!!!

Para a FOB apresentando as exigências o clube se filia, tudo bem, mas como conseguem então tais fazerem um clube e ter apenas um ou dois criadores!! Estou falando não de clubes que foram perdendo sócios, mas de clubes que estão sendo fomentados de serem fundados com este intuito!

Seria isto moral?? Seria justo??? Seria correto???

Talvez um regional antes de um brasileiro acabasse com este negócio de clube particular, pois os clubes teriam após os seus concursos passarem por um outro crivo antes de chegarem ao brasileiro, e aí os solitários criadores e sortudos aonde os juízes vão julgar em seu próprio criadouro, estariam fadados a serem testados antes de irem ao brasileiro!!!

Olha tem certas coisas que tenho ouvido ultimamente que dá desgosto demais da classe nossa, me surpreendo a cada dia, infelizmente com mais decepções do que com surpresas agradáveis!!!


Um grande abraço

Texto de Fábio Chanes extraído do extinto fórum Nação dos Canários


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3142
Pontos : 4717
Idade : 38
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/universocriadouro/ https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: ASSUNTO POLÊMICO, MAS QUE PRECISAMOS DEBATER!!

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Seg 23 Maio 2016, 17:51

MARTIN É UM ASSUNTO CONTROVERSO CONCORDO MAS DENTRO DAS REGRAS OU MELHOR DIZENDO DENTRO DAS BRECHAS DEIXADAS PELA FOB .

O CLUBE NA VERDADE FICA NO PAPEL , COMPOSTO PELO NÚMERO M[INIMO DE MEMBROS ASSOCIADOS PAGANDO AS TAXAS REQUERIDAS PELA FOB REFERENTE AO CLUBE E A ASSINATURA DA REVISTA DOS ASSOCIADOS .

FACILMENTE UM GRUPO DE CRIADORES ABRE UM CLUBE COLOCANDO COM ASSOCIADOS PARENTES OU LARANJAS , PAGANDO A REVISTA DELES , O CONCURSO REGIONAL É OBRIGATÓRIO , MAS TEM ALGUMAS EXCESSÕES ONDE O JUIZ PODE JULGAR NO CANARIL DO CRIADOR CASO O MESMO NÃO TENHA MAIS NENHUM CONCORRENTE DA RAÇA QUE CRIA NO CLUBE , PAGANDO AS CUSTAS DO JUIZ APENAS O QUE GERALMENTE É FEITO .

UM SÓCIO NÃO É OBRIGADO A ANILHAR PORTANTO EM UM CLUBE DE 25 SÓCIOS , APENAS MEIA DÚZIA ANILHA OU ATÉ MENOS , NÃO É NORMAL MAS ACEITÁVEL DENTRO DAS REGRAS . AGORA O FATO DE NÃO HAVER CONCORRÊNCIA NÃO QUER DIZER QUE QUAISQUER AVES PASSAM NESSE JULGAMENTO , EU PARTICULARMENTE ACREDITO NA SERIEDADE DOS JUÍZES FOB E EM SEUS JULGAMENTOS SEM FAVORECIMENTOS PESSOAIS O QUE DEIXARIAM PASSAR APENAS AVES QUE ATINGISSE O MÍNIMO POSSÍVEL DE PONTUAÇÃO PARA INGRESSAR NO CAMPEONATO BRASILEIRO . SEI QUE NEM TODOS ASSIM PENSAM MAS PREFIRO PENSAR QUE EXISTEM JUÍZES HONESTOS NO CORPO DE JULGAMENTO FOB .

AGORA PENSEMOS POR OUTRO LADO , UM CLUBE ONDE TODOS COMBINAM O QUE CRIAR ELIMINANDO QUAISQUER CONCORRÊNCIA INTERNA NÃO SERIA TÃO DESLEAL QUANTO AO DITO CLUBE PRIVADO ????

SÃO BRECHAS PASSÍVEIS DE SEREM UTILIZADAS DE FORMA A TORNAR LÍCITA ESSE PROCEDIMENTO , MESMO QUE,  SENDO DESLEAL AOS OLHOS DE MUITOS .


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 991
Pontos : 1164
Idade : 38
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: ASSUNTO POLÊMICO, MAS QUE PRECISAMOS DEBATER!!

Mensagem por José Carlos Pereira em Ter 24 Maio 2016, 19:13

Pelo menos muito estranho. Como dizem por aqui nas rodas da feira semanal: onde entra o homem, interesses comerciais e a vaidade geralmente dá caca.
avatar
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 230
Pontos : 264
Idade : 77
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Assunto polêmico, mas que precisamos debater.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qua 25 Maio 2016, 11:45

Bom dia amigos do Universo dos canários!

Do meu ponto de vista esta proliferação dos clubes "particulares"nem são ilegais nem imorais, tenham eles três ou trinta sócios, não creio que isto seja problema. Para o caixa da  FOB quanto mais clubes tiver, mais grana de anuidade e revista entra, e para a FOB controlar isto teria que tomar medidas que uma grande maioria não iria gostar, pois a única solução seria caçar o registro de todos clubes que baixarem o número de filiados à menor que o exigido inicialmente para o registro; Assim até clubes antigos que estivessem passando por dificuldades teriam seus registros cassados por este motivo.
 
Se esta medida fosse tomada pela FOB, talvez o único efeito prático para os associados dos seria um maior zelo das diretorias dos clubes pelos seus quadros sociais.
A questão burocrática, estatuto, diretoria etc... quem define é o Código Civil Brasileiro; e a Constituição da República Federativa do Brasil, que é a lei maior, diz que é livre a associação para fins pacíficos. Então mesmo não reconhecido pela FOB qualquer pessoa pode fundar um clube ornitológico. É como as ONG's de fachada, as vezes não tem nada além de um escritório alugado, uma linha telefônica e os móveis, mas a lei permite que funcionem, desde que atendam aos requisitos legais exigidos.


Em relação ao julgamento de pássaros e classificação para o campeonato brasileiro, eu penso como o Sandro, desde que o cara tem os canários e possa arcar com as despesas dos juízes convidados, o julgamento é de alçada de cada juiz, e quem julga certo no clube pode julgar corretamente em qualquer lugar, o compromisso com a ética é dele, do juiz. Penso até que a FOB não deveria exigir numero mínimo de sócios, além dos necessários para compor a diretoria, conselho fiscal e suplência, como a lei exige; já que quando o número de sócios do clube cai ela não descredencia o clube. Também não teria como fiscalizar, já que nem todo filiado é obrigado a retirar anilhas anualmente.

Creio que está faltando no sistema são as Federações Estaduais de Criadores, que inclusive poderiam até desobrigar o criador de ser sócio de um clube, neste caso ficaria sócio da federação e através dela retiraria as anilhas para seus pássaros. Haveriam os campeonatos estaduais promovidos pelas federações estaduais e os melhores pássaros classificados no certame iriam disputar o brasileiro. Acho que isto resolveria, inclusive, a questão dos clubes com dificuldades, ou clubes de um único sócio. 


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1173
Pontos : 1372
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: ASSUNTO POLÊMICO, MAS QUE PRECISAMOS DEBATER!!

Mensagem por José Carlos Pereira em Qua 25 Maio 2016, 15:17

Creio que, se há clube "particular" com a finalidade de burlar a participação de pássaros em torneio, isso não é moral. Mesmo que cumpra os ditos regulamentos.
A finalidade em si já demonstra cabalmente a imoralidade do fato. Se há direito a associações garantido, isso não dá direito a burlas.
avatar
José Carlos Pereira
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 230
Pontos : 264
Idade : 77
CIDADE/CITY : Cruzeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum