Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

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Botão em Curso Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por José Carlos Pereira em Ter 21 Jun 2016, 18:48

Relembrando a primeira mensagem :

Algumas considerações que fiz num trabalho sobre as qualidades do som. Claro que não são informações minhas, mas encontradas nos bons livros de fisiologia da fala.
José Carlos.


Qualidades do som:
1- Timbre. Mús. Timbre Qualidade distintiva de sons da mesma altura e intensidade, e que resulta da quantidade maior ou menor dos harmônicos coexistentes com o som fundamental. (Aurélio). Portanto, é determinado pela superposição harmônica de sons secundários ao som principal. É o timbre que dá a cor vocal, a capacidade de cada pássaro cantar diferentemente daqueles de outras espécies e até da mesma espécie, o que, nem sempre, é distinguido pelos ouvidos humanos. Quase impossível achar um pássaro que cante exatamente como outro, pois, embora as notas emitidas possam ser as mesmas, com certeza o timbre será diferente. O timbre depende da forma das estruturas palatinas, da amplitude total e forma de abertura do laringe, da posição e forma do bico, etc. 
Ao vibrarem as membranas da siringe produzem os sons das consoantes que se superpõem à vibração geral do ar ao ser expulso e que produz os sons das vogais. A qualidade e a musicalidade do canto dependem do equilíbrio entre os sons das vogais e das consoantes. As cantadas mais duras e pouco melodiosas são devidas às marcações mais intensas das consoantes. Da siringe o som passa pela traquéia e as variações do comprimento desse trajeto determinam as escalas descendentes, ascendentes e as modulações. A cavidade bucofaríngea e as fossas nasais, últimos obstáculos a serem vencidos pelo som, são órgãos ressonantes e ajudam no colorido do mesmo; 2- Intensidade (força vocal). Depende da quantidade de ar que o pássaro é capaz de acumular nos pulmões e sacos aéreos e da potência com que ele é expelido. Assim, quanto maior a capacidade torácica, por conseqüência dos pulmões e sacos aéreos, e maior a potência dos músculos envolvidos, maior será a potência e o volume das cantadas. Não confundir essa potência canora com a maior estridência. Aqui tornam-se mais claras as necessidades de uma ancestralidade genética qualitativa e os treinamentos físicos adequados para que o pássaro possa exercer na plenitude e qualidade do canto e 3- Tom. Como nos humanos, os sons emitidos pelos pássaros podem ser divididos em agudos (tenor), médios (barítono) e graves (baixo). Na criação dos Serinus para canto essas gradações podem ser vistas claramente com os timbrados (agudos), malinois(médios) e rollers (graves). A tonalidade depende fundamentalmente da freqüência de vibrações das membranas da siringe. Podem tornar o som mais agudo (alto) o encurtamento da traquéia, os anéis cartilaginosos traqueais mais rígidos, o encurtamento e a maior rigidez do músculo e das cordas broncotraqueais provocando a maior tensão das membranas timpânicas e impedindo o alongamento traqueal, a maior tensão das membranas da siringe, o laringe totalmente aberto, os sacos aéreos de menores capacidades, o bico aberto, a maior pressão exercida pelos órgãos insufladores do ar, a diminuição do diâmetro dos brônquios e a ação dos  hormônios aceleradores do canto. O ritmo e a velocidade do canto podem acelerar devido a determinados estímulos nervosos e hormonais dependentes da raça, do temperamento e do estágio em que o pássaro se encontra em relação ao período reprodutivo. Como a luminosidade é o maior estímulo para a produção dos hormônios aceleradores do canto, os pássaros mantidos em boa luminosidade apresentarão cantadas mais altas ou agudas e, pelo contrário, os mantidos na penumbra tenderão a cantar mais grave. Pode ser visto com os filhotes que se deliciam nos chilreios agudos quando colocados ao sol da manhã. Os tons mais baixos são conseguidos quando o músculo e as cordas broncotraqueais são flexíveis e longas, a traquéia é longa e as cartilagens não são rígidas, os lábios da siringe estão semi-abertos, sacos aéreos amplos permitindo a vibração do ar no seu interior, o esôfago está dilatado pela pressão tornando-se uma caixa auxiliar de ressonância, o bico cerrado ou semi-aberto, membranas siringeas grandes e pouco tensas e brônquios com diâmetros aumentados.
Respeitando-se as características diferenciais regionais, os sons de grande musicalidade emitidos pelos pássaros possuem intensidade, timbre e tonalidade característicos para cada espécie e, dentro das espécies, para cada pássaro individualmente.  Sempre lembrando a importância da condução dos sons pelo ar e a interferência do meio ambiente na sua transmissão podendo provocar reflexões, reverberações ou refrações.
Portanto, os pássaros podem emitir os seus cantos  em tonalidades graves ou agudas e em intensidades mais altas ou baixas.  O que adjetiva a qualidade de canto realmente é o timbre, o colorido do canto. É o diferencial dos grandes cantores. Dois pássaros podem emitir as mesmas notas no canto e nas mesmas tonalidades e alturas, mas um se diferenciará do outro pela maneira como são emitidas, como, por exemplo, flauteadas, aquosas, aveludadas, metálicas, doces, etc.
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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por Adriano Torres em Sex 03 Fev 2017, 19:20

Boa noite amigos, só estou escrevendo aqui para elogiar o nível da conversa, cada comentário aqui é uma aula o tópico todo então, já deu para formar uma boa ideia destes canários.
A cada tópico deste nível me espanta o nível da criação de canários que temos aqui no Brasil, só tinha visto isso antes na criação de Rottweillers, onde um bom amigo meu veterinário, com sua calma e alto conhecimento me faz compreender que o que importa não ter o melhor animal seja ele cão ou canário, o que realmente importa é ser fiel aos padrões e se esforçar para fixar na genética as características que interessam e que ficarão de legado para a evolução da criação.
Meus sinceros parabéns a todos, espero um dia ter condições de conversar com vocês neste nível que vi aqui.
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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MARTÍN em Qua 12 Jul 2017, 16:16

Fotos da palestra do juiz de Timbrados, Cândido Lorenzo, durante o primeiro campeonato brasileiro sendo julgados os canários timbrados espanhóis.

Este mesmo juiz esteve no 66º campeonato da FOB julgando os canários timbrados, o Sr. Cândido Lorenzo é da cidade de Vigo  fronteira Espanha-Portugal, ele nasceu no estado da Bahia e foi embora do Brasil aos noves anos, então  a comunicação dele com os criadores foi bem fácil pelo fato de falar fluentemente português.

A relatos de ser uma pessoa de facil amizade e disposto a auxiliar os criadores do Brasil a desenvolver e aperfeiçoar esta raça de canto.

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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MARTÍN em Qua 12 Jul 2017, 16:30

Outro fato que vemos muitos aqui no brasil é falar que as classe que divide o timbrado espanhol é continuo e descontinuo  na verdade o correto é "Clássico e Floreado", pode se falar Clássico ou Continuo, mas não Descontinuo este é "Floreado".

Existe uma evolução do Floreado que foi apresentado no ultimo mundial que é a evolução do Floreado o "Cantor Espanhol", este sera apresentado novamente na Itália no próximo Mundial.


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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MARTÍN em Qua 12 Jul 2017, 21:15

Segue videos de alguns conjuntos julgados no 66º Campeonato Brasileiro de Ornitologia - 1º ano dos timbrados sendo julgados no Brasil.









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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MARTÍN em Qua 12 Jul 2017, 21:33

As informações que publico aqui me foram passados por amigo que criam esta raça, pessoas idôneas e que estão dispostas a contribuir para que o segmento cresça em nosso país, relatam também que investiram entre R$ 400,00 a R$ 800,00 em cada ave.

Segundo este criador "Um timbrado bom não tem valor é intercambiado entre os grupos e assim sucessivamente."


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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MARTÍN em Qua 12 Jul 2017, 21:49

Assim que as planilha com notas dos timbrados ficar liberadas para divulgação, farei aqui neste tópico.


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Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 13 Jul 2017, 22:06

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Primeiramente parabéns a OBJO/FOB, ao Sr. João Basile, Sr. Cláudio Gonçalves e todos que envidaram esforço para trazer um juiz expert em canários timbrado espanhol, e outro em malinois, para julgar os canários que temos no país. Através de ótimas palestras orientar os criadores sobre todas facetas da criação destes canários, desde os melhores acasalamentos até a preparação para os concursos.

Reitero meus parabéns aos senhores juízes já citados pelo Martin, que além de árbitros competentes, também, se mostraram ótimos palestrantes, respondendo todas perguntas do auditório com clareza e objetividade; demonstrando alguns conceitos interessantes que acredito ser importante aprendermos a praticar aqui, para fazer evoluir nossa canaricultura de canto; Um bom exemplo é o canário especial, melhor do concurso, que lá ele disse que não se põe á venda por preço algum, mas é compartilhado com o grupo para melhorar o plantel de todos.

Ao meu ver o que de melhor aconteceu com a vinda desses Juízes foi trazer uma noção do que é o canário Timbrado espanhol e seu processo evolutivo: clássico ou contínuo (mais antigo), floreado (canto intermediário), e o cantor espanhol (canto descontínuo) nesta sequencia. Também informações sobre a tendência da criação na Espanha, os criadores mais antigos criando os clássicos (uns 30% dos criadores) a maioria (50%) criando os floreados (canto intermediário com predominância de floreios e cloqueios), e o canário de canto descontínuo (canto sem timbre e sem rodadas) que agora é o cantor espanhol com uns 20% dos criadores.

Isto é importante para nortear os criadores, porque o que temos são canários com características do clássico e do floreado sendo criado misturados, de forma que até num mesmo conjunto haviam canários com as duas características. A orientação que foi dada é que o criador deve optar pela a linha de canto que mais lhe agrada e se especializar nela, caso contrário não conseguirá ter nem uma coisa nem outra com qualidade. Isto foi o que entendi da palestra, e acredito ser fundamental para o sucesso deste canário em nosso país.


Última edição por DAVI COUTINHO em Qui 13 Jul 2017, 22:19, editado 1 vez(es) (Razão : postado em duplicidade)


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Mensagem por MauricioJr em Sex 14 Jul 2017, 11:50

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:

; ...demonstrando alguns conceitos interessantes que acredito ser importante aprendermos a praticar aqui, para fazer evoluir nossa canaricultura de canto; Um bom exemplo é o canário especial, melhor do concurso, que lá ele disse que não se põe á venda por preço algum, mas é compartilhado com o grupo para melhorar o plantel de todos.

Esse detalhe muito importante. Assim que fazemos aqui no nosso clube FOREOS Y COMPUESTAS, O novo socio recebe gratuitamente dois casais dos melhores canarios para criar ja no primeiro ano. Ja falei sobre a necessidade da criacao de um grupo de criadores voltados ao entendimento, descoberta e desenvolvimento do Canario de Canto. Criar somente para competir e para vender nao da certo a longo prazo. Formacao de pequenas "panelinhas" tambem nao da certo. 

Parabens a todos os envolvidos na organizacao desse evento e parabens, principalmente, aos criadores que apresentaram os canarios, pois sem eles nao haveria campeonato. 

Forte abraco a todos....

Obs.
Misturar duas linhas distintas de canario (Classico x Floreado) por curiosidade ou na tentativa de criar uma coisa nova ou diferente, tambem nao da certo. A primeira geracao pode ate sair interessante mas as geracoes futuras saem um desastre. Uma grande perda de tempo...

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Mensagem por DAVI COUTINHO em Sex 14 Jul 2017, 17:23

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Os melhores canários individuais do concurso foram do Sr. Telmo Borges, e nos quartetos foram os do Sr. Blasina; certamente pela experiência que os dois, principalmente o Telmo, já vem acumulando com o maior tempo de criação e intercambio de informações com o pessoal da Espanha, e também com o Maurício. Parece que estas orientações fizeram diferença no manejo, preparação e apresentação dos canários.


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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MauricioJr em Qua 26 Jul 2017, 10:13

Um video legal para entender e aprender os giros do canto Timbrado Espanhol Classico.

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