Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

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Mensagem por José Carlos Pereira em Ter 21 Jun 2016, 18:48

Relembrando a primeira mensagem :

Algumas considerações que fiz num trabalho sobre as qualidades do som. Claro que não são informações minhas, mas encontradas nos bons livros de fisiologia da fala.
José Carlos.


Qualidades do som:
1- Timbre. Mús. Timbre Qualidade distintiva de sons da mesma altura e intensidade, e que resulta da quantidade maior ou menor dos harmônicos coexistentes com o som fundamental. (Aurélio). Portanto, é determinado pela superposição harmônica de sons secundários ao som principal. É o timbre que dá a cor vocal, a capacidade de cada pássaro cantar diferentemente daqueles de outras espécies e até da mesma espécie, o que, nem sempre, é distinguido pelos ouvidos humanos. Quase impossível achar um pássaro que cante exatamente como outro, pois, embora as notas emitidas possam ser as mesmas, com certeza o timbre será diferente. O timbre depende da forma das estruturas palatinas, da amplitude total e forma de abertura do laringe, da posição e forma do bico, etc. 
Ao vibrarem as membranas da siringe produzem os sons das consoantes que se superpõem à vibração geral do ar ao ser expulso e que produz os sons das vogais. A qualidade e a musicalidade do canto dependem do equilíbrio entre os sons das vogais e das consoantes. As cantadas mais duras e pouco melodiosas são devidas às marcações mais intensas das consoantes. Da siringe o som passa pela traquéia e as variações do comprimento desse trajeto determinam as escalas descendentes, ascendentes e as modulações. A cavidade bucofaríngea e as fossas nasais, últimos obstáculos a serem vencidos pelo som, são órgãos ressonantes e ajudam no colorido do mesmo; 2- Intensidade (força vocal). Depende da quantidade de ar que o pássaro é capaz de acumular nos pulmões e sacos aéreos e da potência com que ele é expelido. Assim, quanto maior a capacidade torácica, por conseqüência dos pulmões e sacos aéreos, e maior a potência dos músculos envolvidos, maior será a potência e o volume das cantadas. Não confundir essa potência canora com a maior estridência. Aqui tornam-se mais claras as necessidades de uma ancestralidade genética qualitativa e os treinamentos físicos adequados para que o pássaro possa exercer na plenitude e qualidade do canto e 3- Tom. Como nos humanos, os sons emitidos pelos pássaros podem ser divididos em agudos (tenor), médios (barítono) e graves (baixo). Na criação dos Serinus para canto essas gradações podem ser vistas claramente com os timbrados (agudos), malinois(médios) e rollers (graves). A tonalidade depende fundamentalmente da freqüência de vibrações das membranas da siringe. Podem tornar o som mais agudo (alto) o encurtamento da traquéia, os anéis cartilaginosos traqueais mais rígidos, o encurtamento e a maior rigidez do músculo e das cordas broncotraqueais provocando a maior tensão das membranas timpânicas e impedindo o alongamento traqueal, a maior tensão das membranas da siringe, o laringe totalmente aberto, os sacos aéreos de menores capacidades, o bico aberto, a maior pressão exercida pelos órgãos insufladores do ar, a diminuição do diâmetro dos brônquios e a ação dos  hormônios aceleradores do canto. O ritmo e a velocidade do canto podem acelerar devido a determinados estímulos nervosos e hormonais dependentes da raça, do temperamento e do estágio em que o pássaro se encontra em relação ao período reprodutivo. Como a luminosidade é o maior estímulo para a produção dos hormônios aceleradores do canto, os pássaros mantidos em boa luminosidade apresentarão cantadas mais altas ou agudas e, pelo contrário, os mantidos na penumbra tenderão a cantar mais grave. Pode ser visto com os filhotes que se deliciam nos chilreios agudos quando colocados ao sol da manhã. Os tons mais baixos são conseguidos quando o músculo e as cordas broncotraqueais são flexíveis e longas, a traquéia é longa e as cartilagens não são rígidas, os lábios da siringe estão semi-abertos, sacos aéreos amplos permitindo a vibração do ar no seu interior, o esôfago está dilatado pela pressão tornando-se uma caixa auxiliar de ressonância, o bico cerrado ou semi-aberto, membranas siringeas grandes e pouco tensas e brônquios com diâmetros aumentados.
Respeitando-se as características diferenciais regionais, os sons de grande musicalidade emitidos pelos pássaros possuem intensidade, timbre e tonalidade característicos para cada espécie e, dentro das espécies, para cada pássaro individualmente.  Sempre lembrando a importância da condução dos sons pelo ar e a interferência do meio ambiente na sua transmissão podendo provocar reflexões, reverberações ou refrações.
Portanto, os pássaros podem emitir os seus cantos  em tonalidades graves ou agudas e em intensidades mais altas ou baixas.  O que adjetiva a qualidade de canto realmente é o timbre, o colorido do canto. É o diferencial dos grandes cantores. Dois pássaros podem emitir as mesmas notas no canto e nas mesmas tonalidades e alturas, mas um se diferenciará do outro pela maneira como são emitidas, como, por exemplo, flauteadas, aquosas, aveludadas, metálicas, doces, etc.
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Botão em Curso Vamos falar a respeito dos Timbrados Espanhois

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 15 Mar 2018, 01:58

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

A importação do canário Timbrado Espanhol, assim como qualquer outra raça de canários não está proibida no país; só que apesar da legislação ser bastante rigorosa, existe toda uma tramitação necessária para realizar esta operação. Primeiro devem ser canários de boa procedência no local de origem, com atestado médico veterinário de que estão em perfeita saúde, e a documentação juntos aos órgãos competentes, que aqui é o MAPA, para realizar a quarentena, antes de serem liberados ao local de destino. Aqui em São Paulo tem o local de quarentena em Cananéia/SP, mas esta quarentena pode ser feita em outros estados também.

Quanto aos Timbrados que existem aqui, apesar de estarem sendo divulgados agora, tem criadores que possuem estas aves há muitos anos, originários da Colômbia e da Espanha, dentre outros. Não tenho autorização de criadores para declinar nomes aqui, mas uma coisa é certa, são pessoas sérias e honestas, de várias áreas do conhecimento acadêmico e profissional, que criaram e criam estes canários por hooby, da mesma forma como os que criam outras raças.

No ano passado a Federação Ornitológica do Brasil trouxe ao país dois juízes espanhóis, expert nas raças Timbrado Espanhol e Malinois, para dar palestras sobre estas aves e julgar os exemplares inscritos no campeonato brasileiro. Foram vários dias de palestras e orientação aos criadores em relação a seleção, linha de canto, e manejo técnico. 

Apesar de estarem estreando no campeonato brasileiro, o que foi constatado pelos Juízes é que os canários são de raça pura nas duas linhas atualmente homologadas: O timbrado original ou clássico, e o Floreado (antigo canto intermediário). Todavia para saber se o exemplar que se coloca como timbrado, é de raça pura, o critério é o mesmo que vale para qualquer outra raça; A pessoa precisa ter conhecimentos básicos sobre a raça ou confiar na seriedade do criador que apresenta, para não comprar gato por lebre.


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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por Lino 2 em Qui 15 Mar 2018, 13:36

Obrigado pelas explanações caro Sr. Davi,
Um abraço
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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por Lino 2 em Qui 15 Mar 2018, 17:02

Adquiri hoje 3 fêmeas de canários timbrado espanhol para compor meu plantel, sendo duas delas irmãs de um canário pontuado com 87 pontos no quarteto do campeonato FOB do ano passado (esse mesmo canário adquiri no mês passado). Gostaria de saber dos amigos se seria válido cruzar os irmãos ou colocar estas canarias com outros machos (no caso um macho de 86 pontos e outros dois de 85 e 83 pontos que também adquiri deste mesmo criador)?? Ou seja, fazer ou não a endogamia buscando filhotes com bom canto?
Um abraço a todos
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Mensagem por DAVI COUTINHO em Sex 16 Mar 2018, 01:57

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olha Lino, uma informação importante é perguntar, a quem te passou estes canários, o grau de parentesco entre eles, e qual a linha de canto desses canários, se são originais/clássicos, ou canto floreado. A melhor orientação é acasalar canários originais com originais, e floreados com floreados. Se acasalar as linhas misturadas nem nascerão filhotes originais e nem floreados, serão canários de canto misto, com alguns filhotes tendendo para floreado e a maioria para o canto original. Se já são canários originários de acasalamentos mistos, terá que separar os de canto mais floreado para acasalamentos sucessivos, até definir melhor o canto. Se quiser criar a linha original é mais fácil, porque a maioria dos filhotes tem tendência ao canto original. Também é bom evitar acasalamento entre irmãos.


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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por José Carlos Pereira em Sex 16 Mar 2018, 10:05

Lino, claro que trabalhando com canários já julgados com boas pontuações poderá ter mais chances de sucesso. Poderá porque genética não é ciência exata e sim das probabilidades.
Algumas vezes as qualidades procuradas são transmitidas com mais constância por um irmão do canário pontuado que tem canto nem tão bom. Caprichos de uma ciência que, por isso mesmo, fascina.
Portanto, acho importante trabalhar julgando as progênies para para ver realmente o que tem nas mãos para trabalho seletivo de qualidade. Dizem que o fenótipo mostra o que o animal parece ser, o genótipo o que o animal poderia ser e a progênie o que o animal realmente é. Não acasale levando em conta somente números e sim a avaliação de onde quer chegar e o que tem nas mãos para conseguir isso.
Desejo a você muito sucesso na criação.
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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por Lino 2 em Sex 16 Mar 2018, 16:15

Obrigado aos caros Senhores Davi Coutinho e José Carlos pelas respostas. Os canários que adquiri vieram de um mesmo criador e são de canto contínuo...estou encantado com eles pela beleza do canto e pela disposição que eles tem para cantar, mesmo sendo um período em que estão enxugando a muda. Estou inclinado a não colocar os irmãos para acasalar, pois acredito que sairão bons canários cantores sem o acasalamento entre irmãos, e o resultado compartilharei aqui no grupo...
Aproveitando a expertise dos Senhores, gostaria de saber se é mais vantajoso para os machos cantarem deixar as fêmeas perto deles ou em um local separado? E entre os machos, deixá-los que se vejam ou não? Ou seja, existe a possibilidade de um suposto macho alfa amedrontar os demais machos fazendo com que cantem menos ou que não venham a apresentar todo seus giros?
Um abraço a todos
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Mensagem por DAVI COUTINHO em Sab 17 Mar 2018, 01:23

Pode deixar um perto do outro que cantam mesmo assim. Apesar de serem territorialistas, quando acasalados, os canários não tem o problema de um inibir o outro, principalmente os timbrados.


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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MauricioJr em Ter 27 Mar 2018, 10:14

Ola pessoal do UDC,

Aqui estao os modelos das planilhas de julgamento da FOB para o Timbrado Espanhol:



Timbrado Espanhol Original:









Timbrado Espanhol Floreado:











Eh de extrema importancia a divulgacao dessas planilhas para que os criadores possam selecionar e preparar os canarios devidamente, alem de entender a diferenca entre as duas categorias de Timbrado Espanhol. 

>>>...
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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MauricioJr em Qua 28 Mar 2018, 14:28

@Lino 2 escreveu:Adquiri hoje 3 fêmeas de canários timbrado espanhol para compor meu plantel, sendo duas delas irmãs de um canário pontuado com 87 pontos no quarteto do campeonato FOB do ano passado (esse mesmo canário adquiri no mês passado). Gostaria de saber dos amigos se seria válido cruzar os irmãos ou colocar estas canarias com outros machos (no caso um macho de 86 pontos e outros dois de 85 e 83 pontos que também adquiri deste mesmo criador)?? Ou seja, fazer ou não  a endogamia buscando filhotes com bom canto?
Um abraço a todos

Ola Lino 2:

Quais sao as cores dos seus canarios? 


>>>...
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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por MauricioJr em Seg 02 Abr 2018, 07:59

Ola Pessoal do UDC,

Codigo de Canto Timbrado Espanhol traduzido para o Portugues:

https://www.focde.com/contenidos/focde/PDF%20COMISIONES/TIMBRADO%20PDF/CT%20PORTUGUES.pdf


>>>...
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Botão em Curso Re: Vamos falar à respeito dos Timbrados Espanhóis.

Mensagem por Lino 2 em Sex 13 Abr 2018, 14:15

Boa tarde Maurício,
Peço desculpas pela demora em responder...
As cores dos meus canários São :
Machos= pardos, pintados (com topete), cinza e amarelo
Fêmeas= pardas com e sem topete, pintada e amarela

Um abraço
Murillo
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Mensagem por MauricioJr em Qua 18 Abr 2018, 11:27

Ola pessoal do UDC,

Lino 2,
Felizmente nao eh o seu caso.

Ja vi muita gente falando em Timbrado isabel prata e isabel ouro, amarelo nevado e intenso, portador disso e daquilo... Mas quando voce pergunta sobre as caracteristicas do canto a maioria fica sem saber o que falar ou resumem em canto continuo e descontinuo.
E sempre bom resaltar que , em se tratando de canarios de canto Timbrado Espanhol, a cor nao pode ser considerada criterio de selecao.  Se o criador tem preferencia por cores, que crie canarios de cor. No caso dos Timbrados, cor e canto nao caminham juntos. 

Ja ouvi, tambem,  criadores iniciantes cruzar os timbrados de acordo com o tamanho das penas ( pena curta x pena longa) para evitar problemas de pena encravadas no futuro. Pratica muito comum em canarios de cor e porte, que nao funciona para o Timbrado Espanhol.

O criterio de selecao das matrizes deve ter como base a qualidade da voz, da diccao, da musicalidade e do repertorio.


Obs.
Lino 2, achei que voce fosse esperar ate o Brasileiro para ouvir e escolher os canarios. Se voce assistir o julgamento, talvez mude de ideia em relacao ao estilo do canto que voce escolheu para comecar.

Forte abraco a todos.

>>>...
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Mensagem por DAVI COUTINHO em Qua 18 Abr 2018, 11:51

Bom dia amigos do Universo dos Canários!

Olá meu caro Maurício! Como vão os Cantores Espanhois aí nos E.U.A? Farão julgamento dos canários este ano também?
Uma pergunta: Este manual de canto que você postou já é o que foi aprovado pela F.O.C.D.E. atualizado?

Um forte abraço!


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Mensagem por MauricioJr em Qua 18 Abr 2018, 12:46

Ola Sr. Davi,

O codigo de canto apresentado no inicio desse topico eh da FOCDE que tambem eh o mesmo utilizado pela COM/OMJ antes da divisao do Timbrado Espanhol em Original e Floreado.

Com a divisao em duas categorias esse ano (2018), o Timbrado Espanhol passa a ter dois codigos de canto e duas planilhas de julgamentos:

Timbrado Espanhol Floreado - Codigo de canto e planilha de julgamento FECC . 

http://www.fecc.es/pdfrazas/timbrado.pdf

Timbrado Original: Para o timbrado original a COM/ OMJ manteve o mesmo codigo de canto e planilha de julgamento da FOCDE. O codigo de canto e planilha de julgamento da FOCDE ja eh usado pela COM/OMJ desde o inicio dos anos 80.

 http://canaricultoreselcasar.esy.es/Estandar%20timbrado%20FOCDE.pdf

Existe uma proposta/ acordo, para o Timbrado Original (re)adotar o antigo codigo de canto e planilha de julgamento da FOE. Mas isso so sera confirmado (ou nao) no proximo mundial em janeiro de 2019.

>>>...
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Mensagem por Lino 2 em Qua 18 Abr 2018, 15:24

Olá Maurício,
Me parece que aqui na FOB o julgamento de canto não é aberto ao público...o que eu fiz foi buscar adquirir canarios pontuados (avaliados por um juiz) no primeiro campeonato de canto da FOB e o único que me atendeu a solicitação de dispor desses canários foi o Sr. José Giordano Penteado que tem origem do Sr. Carlos Castellano...pelo pedigree também adquiri fêmeas irmãs destes canários, buscando selecionar canários com bom canto...
Um abraço caro amigo
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Mensagem por Lino 2 em Qua 18 Abr 2018, 15:44

Minha dúvida é quais canários acasalar... exemplo: tenho um canário (anilha21) que obteve 87 pontos, o que foi a maior pontuação atribuída a um canário de quarteto, e pelo pedigree dele adquiri uma irmã...seria bom acasalar estes irmãos? Tenho outras fêmeas irmãs de canários pontuados com 86 e 85 pontos que também adquiri para iniciar meu plantel...resumindo, busquei os canários com Boa avaliação (feita por um juiz) e pelo pedigree deles adquiri as irmãs...a pergunta é: acasalar irmãos ou não?
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Mensagem por MauricioJr em Qua 18 Abr 2018, 16:40

@Lino 2 escreveu:Minha dúvida é quais canários acasalar... exemplo: tenho um canário  (anilha21) que obteve 87 pontos, o que foi a maior pontuação atribuída a um canário de  quarteto,  e pelo pedigree dele adquiri uma irmã...seria bom acasalar estes irmãos?  Tenho outras fêmeas irmãs de canários pontuados com 86 e 85 pontos que também adquiri para iniciar meu plantel...resumindo, busquei os canários com Boa avaliação  (feita por um juiz) e pelo pedigree deles adquiri as irmãs...a pergunta é: acasalar irmãos ou não?


Ola Lino 2,

Os Srs. Davi e Jose Carlos ja te deram dicas valiosissimas  sobre este assunto de cruzamentos. 
Eu concordo totalmente que a unica pessoa que poderia te indicar os cruzamentos seria o criador que te vendeu os canarios. E que, como ja citado acima, a pontuacao do canario nao garante bons resultados no cruzamento...
De inicio, voce vai ter que trilhar o caminho dos cruzamentos sozinho e ir aprendendo quais sao as qualidades e defeitos que cada canario consegue transmitir para a proxima geracao.

A FOB nao abrir o julgamento de canarios de canto para o publico eh uma lastima.
Tem certeza que nao eh aberto? Algum membro da FOB poderia nos clarificar isso?

Forte abraco a todos.

>>>...
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Mensagem por Lino 2 em Qua 18 Abr 2018, 17:15

Tem razão caro Maurício,
Terei que trilhar o caminho dos cruzamentos sozinho e o resultado veremos no próximo ano, quando irei me inscrever no campeonato de canto da fob...mas como havia dito anteriormente, estou inclinado a não cruzar irmãos entre si
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Mensagem por DAVI COUTINHO em Qua 18 Abr 2018, 19:05

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olá Maurício, Olá Lino. Os julgamentos estão sendo aberto ao público sim; é só procurar a sala de canto clássico que fica lá no fundo do pavilhão. O ano passado houve palestras gratuitas sobre timbrados e malinois, abertas a qualquer criador que interessasse. Este ano, se confirmar a vinda dos juízes espanhóis, haverá palestras; é só procurar o Cláudio, diretor de canários de canto da FOB, ou qualquer um de nós la na sala dos canários de canto. Mas o criador deve ser filiado a um clube de criadores filiado a FOB.


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