Artigo: Pele Negra: Observações e Experiências

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Artigo: Pele Negra: Observações e Experiências

Mensagem por UNIVERSO DOS CANÁRIOS em Qui 04 Jul 2013, 21:13

PELE NEGRA: OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS
Por Álvaro Blasina (juiz OBJO)
Disponível em: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- acesso em 12/04/2007

Alguns anos atrás, fiquei impressionado por ocasião de uma visita na casa do meu amigo Beraldi, quando vi uns canários cobre mosaico, que apresentavam ausência de feo-melanina, uma envoltura negra de chamar a atenção, pés e bicos completamente negros. Era uma novidade sem dúvidas, já que estes exemplares realmente se destacavam dos outros. O Beraldi estava igualmente entusiasmado e surpreso por ter tido relativa facilidade para comprá-los. Passado um tempo, manifestou a sua decepção, pois esses canários não reproduziam.

O tempo passou e eu tive uma experiência similar, dentro do meu canaril, quando nasceram alguns filhotes completamente negros. Estes filhotes, tinham uma muda muito demorada e mesmo tendo trocado todas as suas penas, continuavam com "canudos" por todo o corpo. Ao chegar a cria, as fêmeas sequer faziam ninho e os machos não enchiam ovos. Alguns machos fecundavam alguns ovos no primeiro ano de cria, mas no ano seguinte a sua fertilidade era nula.

Os sintomas acima descritos, correspondem aos canários negro-marrons oxidados (azuis, verdes e cobres) chamados de "pele negra". Pessoalmente, não tenho embasamento técnico para apresentar aqui qualquer teoria sobre a causa fisiológica para que tal fato aconteça, e ainda não li nenhum trabalho cientifico ao respeito que possa explicar as causas deste comportamento, mas gostaria de transmitir aos amigos canaricultores as minhas experiências com estes canários.

Conversando com o Dr. Flavio Putto, considerado o melhor criador de verdes da Itália, ele apresentava a sua impressão de não se tratar de uma mutação, e sim de uma divisão desigual da carga melânica na hora da meiose, fazendo com que alguns gametas transmitam maior capacidade de depósito melânico na pele, e desta forma provocando alguma reação fisiológica que inibisse a capacidade reprodutiva dos filhotes resultantes. Ele pessoalmente manifestou que logo que esses filhotes nasciam e eram identificados, "jogava no lixo" .

Tive algumas experiências com esses canários tanto nas linhas dos canários verdes como dos cobres e cheguei a algumas conclusões após várias observações. O "fator pele negra" está ligado principalmente à manifestação melânica relativa à envoltura e obviamente à pele. Desta forma, temos que ter cuidado como aqueles canários que apresentam pés e bicos completamente negros. Também devemos observar com atenção aqueles canários cuja envoltura é muito escura.

Definitivamente, não tive nenhum caso de "pele negra" em canários com desenho muito negro e largo, o que me leva a crer que não existe relação alguma entre este fator e a qualidade, largura ou tonalidade do desenho.

Forma de transmissão
Existem duas teorias sobre a origem e forma de transmissão genética deste fator. Alguns afirmam que se trataria de mutação genética, autossómica não ligada ao sexo. Outros que simplesmente aparece nos exemplares com efeito acumulativo da eu-melanina negra depositada na pele. Pessoalmente, considero mais aceitável a primeira opção.

Como prevenir
Até hoje desconhecemos qualquer tratamento que consiga reverter o quadro do comportamento dos canários "pele negra". Desprende-se por tanto, que a solução é preventiva. Em primeiro lugar, quando aparecerem filhotes de canários azuis, verdes ou cobres, que apresentarem no ninho tonalidade da pele completamente negra, marque e observe a sua evolução no período de muda. Caso a muda seja mais lenta do que o normal e mesmo tendo a mesma acabado e este exemplar apresente sempre canudos pelo corpo e principalmente no abdome e lateral do pescoço próximo do peito, separe e definitivamente não use para a reprodução. Marque os pais e caso os use novamente para a reprodução, observe atentamente a sua prole para verificar quem é que está transmitindo esse fator indesejado.
avatar
UNIVERSO DOS CANÁRIOS
FUNDADOR
FUNDADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 146
Pontos : 359
Idade : 4
CLUBE : FOB
CIDADE/CITY : BRASIL
ESTADO/PROVÍNCIA : BRASIL

Ver perfil do usuário http://www.universodoscanarios.forumeiros.com https://www.facebook.com/universodoscanarios1 https://twitter.com/UDOSCANARIOS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum