QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por MARTÍN em Qui 01 Set 2016, 20:06

Olá Universo dos Canários,

Todos nós que gostamos de pássaros, queremos que todos estejam sempre saudáveis, mas nem sempre isto acontece. Por quê??

Pelo fato de hoje no manejo moderno da vida corrida que temos na minha opinião pecamos em vários pontos, também junta-se hoje a facilidade de intercâmbio para troca e compra de novos exemplares para nosso plantel aonde desconhecemos o seu histórico e muitas vezes nem nos importamos como é que é o manejo do criador. Soma-se a isto tudo talvez a falta de quarentena correta!

Temos infinidade de medicamentos e polivitamínicos que prometem o mundo e fundo para os criadores, ainda mais os donos de pet e casa de ração ao pegarem pessoas iniciantes com pássaros indicam o que eles precisam vender e aí...........começa um problema vicioso que hoje vemos, o excesso de polivitamínicos e antibioticos!

Em primeiro lugar canários e outros pássaros não são frangos que precisam ser "bombados", por isso o por quê de usar tanto polivitamínicos??

Por que achamos que sempre falta algo na alimentação dos pássaros, mas bah......se damos farinhadas prontas aonde vem uma gama de vitaminas e minerais, pergunto o por quê de darmos os polivitaminicos????

A questão do pássaro saudável, na minha opinião é questão de manejo correto, o que eu acredito ser manejo correto:

-conhecer a alimentação que o pássaro come e quais preenchem a suas necessidades
-manter água fresca nos bebedouros
-limpeza correta e constante nas gaiolas e utensílios (fezes não combinam com gaiolas, mesmo que secas ou apenas as manchas brancas delas)
-banhos
-banhos de sol
-e o mais importante saber que cada pássaro é individual e as vezes ele terá manejo diferentes dos outros, repito canários e outros pássaros não são frangos de corte.

A questão da água fresca no bebedouro, água de dois dias na minha opinião já não é fresca, alguém aqui beberia água em um copo que tenha migalhas de pão de um dia para o outro??? Só tiver muita sede e não ter outra água disponível. Por isso os bebedouros ficam cheios de restos de comida, aquilo fermenta sim na água, imaginem o que ocorre no estomâgo dos pássaros aquilo!!!!

Sementes tem que serem trocadas constantemente, não se enche os coxos e somente isto, sementes envelhecem e os pássaros são seletivos com sementes também!

Limpeza, esta a mais importante para a saúde dos pássaros, pergunto a quanto tempo não limpam as gaiolas ou seja as lavam, higienizam e depois as deixam no sol??? Os bebedouros são constantemente lavados e depois deixados de molho no cloro??? Os porta vitaminas também???

Lava as suas mãos antes de pegar um pássaro doente na mão para administra remédios??? Lava elas depois para manejar os pássaros sadios??? Mesmo depois de tratar uma gaiola aonde há um pássaro doente ou em quarentena, lava as mãos para ter contato com os outros???

A quarentena é necessária e proteção para todo plantel, mas tem que ser uma quarentena, aonde o correto ao chegar o novo exemplar era de imediato, dar um banho para ele, passar um antipiolhos e ácaros, recolher fezes para um exame laboratorial e antes do resultado não expor ele ao plantel todo, este é o correto!!! Sai caro?? Sai!! Mas o que é melhor perder vários exemplares do plantel com uma possível epidemia ou pagar míseros 30 reais num exame destes????

O local aonde os pássaros ficam é constantemente lavado e higienizados, inclusive as paredes?????

Refletindo nestes pontos vejo que muitos medicamentos e polivitaminicos nem seriam vendidos!

A alimentação é a melhor forma de se dar saúde aos pássaros, seja nas sementes de boa qualidade e de certa forma equilibradas, seja com as boas farinhadas que se tem no mercado ou até mesmo com as caseiras, seja com os alimentos frescos que podemos dar a eles! Meus pássaros este ano nenhum tomou sequer um polivitamínico durante a muda, pra que serve a perila??? Pra que serve o almeirão??? Pra que serve a maçã??? Hepatoprotetores??? Pra que serve o açucar de uva???? Proteínas, dou a vontade na forma de papa de insetos, minerais temos aos monte na forma de areias, cascalhos, cascas de conchas, cascas de ostras e outros, para que dar minerais na água???? Ferro é a couve e o ferro nas farinhadas??? Ferro aliás é um grande inimigo, que poucos sabem que seu excesso é prejudicial inclusive para nós humanos, o que é mais importante é o ácido fólico e não propriamente dito o ferro!!

Sei que as vezes devido a vida moderna que temos se torna impossível conseguirmos conciliar todas estas coisas, por isso sempre aconselho, para que ter um plantel enorme se não conseguirá dar conta, não é melhor ter menos pássaros, com melhor qualidade de manejo e cuidados!!!

Medicamentos são necessários somente quando necessários! Do contrário são terríveis para a saúde de nossos canários e outros pássaros!!
Sempre procurem saber de tratamentos alternativos, acha que precisa de antibiótico, o "acho" não é certeza, então tente usar o alho na água, o pássaro parece estar com pequenos problemas no fígado, o "parece" não é certeza, dê açucar de uva no bebedouro ou hortelã macerado na água do bebedouro, este por sinal excelente depurador, ajudando a limpar o organismo do pássaro!!

Bem amigos do Nação, sou e sempre serei favorável de se criar o mais próximo do que o pássaro gostaria de ter se tivesse nascido na natureza, procuro fazer o ambiente mais próximo possível para eles, isto é minha opinião e digo que neste ano que passou somente tive problemas com pássaros oriundos de outros criadores, o que tenho aqui hoje vieram novos, de criadores que conheço o manejo e sei exatamente sua história e não me apresentam qualquer problema há mais de um ano!!!

Abraços

Texto escrito por Fábio Chanes

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MARTÍN
Administrador
Administrador

Masculino BRASIL
Pontos : 4771
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: