A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por MARTÍN em Sex 09 Ago 2013, 13:48

A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.
Por Bento Formigari.
Saudações a todos.

Venho mais uma vez colocar minha experiência com a ração extrusada para que todos possam usufruir os benefícios dela.
O ponto principal deste artigo será a Transição para Extrusada.
Lembro a todos que tudo descrito neste artigo é por experiência própria na conversão alimentar de minhas aves, dentre as aves convertidas posso citar:
Serinus canarius, Carduelis Cucullata, Carduelis Carduelis, Carduelis Magellanica, Chloebia gouldiae, Lonchura striata domestica.

Apresentarei para vocês os seguintes temas:

PRINCIPAIS MEDOS DO CRIADOR.
ERROS COMETIDOS COM A TRANSIÇÃO.
COMO FAZER A TRANSIÇÃO.
ATITUDES A SE TOMAR DEPOIS DA TRANSIÇÃO.
RECOMENDAÇÕES SOBRE FABRICANTES

.



PRINCIPAIS MEDOS DO CRIADOR.


Aqui irei descrever alguns medos comuns entre os criadores que querem introduzir a alimentação extrusada em seus planteis.

Posso perder alguma ave durante o processo de transição?
Sim, pode ocorrer óbito durante o processo.
Dentre todas as aves que converti ocorreram dois óbitos. O que acho ser um número insignificante. Alias não posso afirmar se foi pela conversão ou por algum problema que a ave já vinha desenvolvendo.

Ouvi dizer que as aves alimentadas com extrusada ficam com a coloração apagada, isso é verdade?
A genética das cores é uma coisa muito particular de cada ave e de cada plantel.
Para quem cria canários sem fator a alimentação tradicional com sementes também sofre com este item “coloração”. Muitos criadores têm dificuldades para igualar seu plantel e muitas vezes tem que adicionar pigmentantes na alimentação, dependendo da genética da ave o pigmentante pode ajudar ou atrapalhar porque pode deixar, por exemplo, a ave dourada.
Para quem cria canários com fator a alimentação tradicional com sementes não ajuda muito porque algumas sementes da mistura contem carotenóides que competem com a cantaxantina que é oferecida a eles para obterem a coloração vermelha. Para estes criadores a alimentação com extrusada será mais proveitosa, pois são livres de carotenóides.
Algumas empresas que fabricam a extrusada já têm em seu leque de produtos, farinhadas exclusivamente para canários com fator e canários sem fator.
Resumidamente a extrusada se mantém neutra, cabendo ao criador suplementar com pigmentantes ou não a alimentação de suas aves. Uma dica para quem cria canários sem fator e suplementar a alimentação com folhas verdes como a couve.

Os preços da ração extrusada são elevados, irei gastar mais?


Engano seu. Alem de todos os benefícios com a alimentação você gastara menos com remédios, suplementos, utensílios, estocagem e tempo.
Os fabricantes afirmam que em media a ave consome 40% menos de ração extrusada do que mistura de sementes. Posso afirmar que nos testes que fiz aqui este consumo chega a ser acima de 55% a menos do que com sementes.
Falei em gastos com suplementos e irei deixar aqui uma questão para você pesquisar e comprovar ainda mais os benefícios da extrusada.
Você acha que os níveis de vitamina A, cálcio e fósforo encontrados na mistura tradicional de sementes é suficiente para sua ave?
Resumindo, você economiza e oferece uma qualidade de vida muita melhor para sua ave usando a ração extrusada.


ERROS COMETIDOS COM A TRANSIÇÃO.


Achar que a ave não esta se alimentando durante o processo de transição ou mesmo depois.
Este ponto é importantíssimo: Em media um canário consome por dia 3 gramas de extrusada e 8 gramas de mistura de sementes.
Vejam que diferença enorme!
Então não pense que ele não esta se alimentando.

Durante o processo de transição oferecer varias opções de alimento.
Outro ponto importante para você saber, não se deve oferecer muita variação de alimentos durante este processo para não comprometer a transição.
Utilize somente o alimento principal, por exemplo, a mistura de sementes e a nova alimentação com extrusada, esporadicamente ofereça uma fruta, verdura ou farinhada durante o processo.

Melhores épocas para fazer a conversão.
Nunca tente fazer a conversão quando houver muitas aves doentes, perto da época de criação ou muito próximo aos campeonatos.

Misturar a extrusada com as sementes.
Este erro é muito cometido por quem quer fazer a transição. Hora, se você quer que sua ave coma a extrusada, porque misturar com as sementes?
Fazendo isso certamente o caminho será mais longo ou talvez nunca chegue ao objetivo.
Em alguns casos esse artifício até pode ser usado, mas prefira não fazê-lo.


Deixar muitos dias o alimento extrusado nos comedouros.
Algumas pessoas acham que por ser um alimento “seco” podem deixar vários dias no comedouro. Errado, deixe no Maximo por cinco dias. Alguns fabricantes recomendam uma semana. Isso dependerá muito do local de criação, se for um lugar muito úmido ou ocorrer muitos dias com umidade elevada recomendo deixar somente três dias.


Observação.

Colocar a extrusada no comedouro e esperar sentado sem observar e depois falar que eles não comem também não te leva ao objetivo.
Observe sempre, veja se estão comendo, se estão jogando fora, se não chegam perto, se a ração esta em perfeito estado, etc...


COMO FAZER A TRANSIÇÃO.


Chegamos ao ponto crucial.
Como fazer a transição?
Lembrando que quando o criador optar por fazer esta conversão deve realmente fazer com que a ave “enxergue” o novo alimento como uma coisa rotineira do dia a dia.
Seja persistente, não se deixe abater e não imagine que a ave esta passando fome.
Posso relatar e para quem tiver interesse poderá me visitar e constatar que todas as minhas aves consomem muito bem o alimento extrusado, inclusive aves compradas nos campeonatos regionais, estaduais e no campeonato brasileiro, aves essas que foram criadas exclusivamente com a mistura de sementes e hoje comem extrusada.
Com tudo isso, acho que sou bem gabaritado para lhe passar as informações a seguir.
Irei descrever como faço o processo de transição das minhas aves em quatro etapas.
Utilizando para isso gaiolas criadeiras ou individuais e comedouros tipo meia lua. Se você utilizar uma voadeira com mais aves poderá dobrar as medidas, inclusive com mais aves fica mais fácil seu manejo e adaptação. Lembro também que vocês irão fazer dois tipos de transição, um com a mistura de sementes e outro com a extrusada. Para fazer esta conversão levará em media 15 a 20 dias ou até mais dependendo do caso.

1ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com mistura de sementes.
1 comedouro com alpiste puro.

Se antes você utilizava a mistura de sementes ira notar que eles comerão mais rapidamente esta e deixarão o alpiste e a extrusada para depois. Deixe estes alimentos por quatro dias.
Se você notar que ficaram sem a mistura de sementes, mas ainda tem alpiste, não reponha, somente reponha após comerem o alpiste puro também. Você também ira notar que mexeram na extrusada porque as aves são curiosas e acabam sendo atraídas. Se eles comerem bem a extrusada nestes quatro dias, reponha sempre que necessário, mantenha o comedouro cheio.

2ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com alpiste puro.
1 comedouro com alpiste puro.

Deixe por mais quatro dias. Reponha sempre que necessário a extrusada e só reponha o alpiste puro quando restarem apenas as cascas, mas com um, porém, não encha os comedouros de alpiste puro, coloque somente pela metade.
Nesta etapa você já vai ver um consumo maior de extrusada.

3ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com alpiste puro.

Deixe esta seqüência por mais quatro dias. Reponha o alpiste puro somente no terceiro dia se necessário. Nesta etapa o consumo de extrusada já estará chegando aos níveis normalmente consumidos diariamente.
Não desista nesta etapa, pois já esta quase concluído o processo de conversão.

4ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com extrusada.

Esta é a etapa chave. Inicie com os três comedouros com extrusada. No segundo dia coloque meio comedouro de alpiste puro. No terceiro dia novamente os três com extrusada. No quarto dia novamente meio comedouro de alpiste puro. Por fim do quinto dia em diante somente extrusada.

Após as quatro etapas se você notar alguma ave embolada ou com algum problema, retorne a terceira etapa e na quarta etapa prolongue por mais alguns dias. Mas geralmente não é preciso.
Para as pessoas que utilizam gaiolas que não comportem comedouros tipo meia lua, pode-se adaptar a conversão com somente dois comedouros e ir retirando a mistura aos poucos até chegar na terceira etapa onde deve haver somente o comedouro com metade da capacidade de alpiste puro.
Lembro a vocês que com as etapas descritas acima eu sempre tive êxito na transição, mas isso não impede de você criar a sua maneira também.
Mais uma vez reforço que não desistam, pois estarão oferecendo as suas aves o que há de melhor em termos de alimentação.


ATITUDES A SE TOMAR DEPOIS DA TRANSIÇÃO.


Pouco se fala no manejo após a transição para o alimento extrusado, mas ele existe e passarei a descrever.
Após a transição você deverá optar por colocar menos comedouros nas gaiolas, porque?
Porque como mencionado não se deve deixar por mais de cinco dias o alimento extrusado dentro dos comedouros, então opte por menos comedouros para não lhe causar desperdícios. Com o tempo você ira se acostumar com o consumo e adaptar quantos comedouros e as quantidades para passar 4 a 5 dias.
Você também pode fornecer outros alimentos para eles após a transição.
Frutas, verduras e farinhada apropriada para a época podem fazer parte desse cardápio, desde que não ultrapassem o limite diário de 20 porcento, 2 ou 3 vezes por semana.
Agora vamos falar dos criadores que levam suas aves para exposições.
É sabido que nas exposições o alimento oferecido é a mistura de sementes, então como irei levar minhas aves para exposição se elas comem extrusada?
Para não ter problemas você deve começar a introduzir sementes na alimentação delas.
E como fazer isso?
Após 20 dias de nascimento forneça um comedouro de alpiste puro aos pais, assim quando os filhotes forem alimentados já podem ir sentindo o gosto da semente.
Quando os filhotes estiverem a mais de 15 dias nas voadeiras, ofereça um comedouro com alpiste puro e análise a reação deles ao novo alimento. Provavelmente irão consumir sem problemas. Continue oferecendo uma ou duas vezes por mês aos filhotes.
Certamente seu clube avisará com antecedência a data em que será realizada a sua exposição. Tendo esta data em mãos você começara a fornecer com mais freqüência o alpiste puro e posteriormente a mistura de sementes para que se acostumem e não ocorra nenhum problema na exposição e uma posterior venda (falarei sobre vendas mais abaixo).
Com 30 dias de antecedência você vai começar a fazer o contrario do que foi relatado para fazer a transição, ou seja:

1ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com extrusada.

Inicie com os três comedouros com extrusada. No segundo dia coloque meio comedouro de alpiste puro. No terceiro dia novamente os três com extrusada. No quarto dia novamente meio comedouro de alpiste puro.

2ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com alpiste puro.

Deixe esta seqüência por mais quatro dias. Reponha o alpiste puro sempre que necessário.

3ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com mistura de sementes.
1 comedouro com alpiste puro.

Deixe por mais quatro dias. Reponha sempre que necessário à mistura de sementes e o alpiste puro.

4ª ETAPA.

1 comedouro com extrusada.
1 comedouro com mistura de sementes.
1 comedouro com mistura de sementes.

Mantenha esta alimentação até as exposições chegarem.

Lembre-se que este manejo inverso é somente para as aves que irão participar das exposições e não é necessário fazer isso no plantel inteiro.
Algumas pessoa lendo esse manejo inverso irão pensar que não vale a pena tanto trabalho!
Para estas pessoas eu digo o seguinte:
“Como você quer se destacar, se não consegue fazer um simples manejo?”.

Vamos falar agora sobre as vendas de aves que comem ração extrusada.
Mostre a sua ética neste ponto.
As aves vendidas nas exposições para outros criadores você deve dizer que elas foram criadas com ração extrusada e se o comprador quiser continuar com este alimento, forneça a ele o nome da ração que você utiliza. Por outro lado se ele quiser fornecer mistura de sementes, não haverá problemas porque suas aves já foram adaptadas para este alimento.
Para vendas em seu criadouro, por exemplo, para uma pessoa leiga que só quer um machinho para cantar, você deve mostrar para esta pessoa os benefícios dela alimentar este machinho com a extrusada, mas se mesmo assim ele quiser fornecer mistura de sementes você deve fornecer o passo a passo para isso.
Resumindo a questão vendas deve ser um livro aberto.

Tenho mais um comentário a fazer sobre as vendas.
Eu já vendi e vendo aves tratadas com extrusada e nunca ouvi nenhuma reclamação.




RECOMENDAÇÕES SOBRE FABRICANTES.




Depois de lerem este artigo sei que muitos irão se perguntar e me perguntar quais rações eu utilizo ou quais são as melhores.
Antes de citar alguns nomes eu gostaria de dizer algumas coisas.
Preço baixo não é sinônimo de qualidade.
Procure uma ração que seja encontrada perto ou na sua cidade ou ainda com um distribuidor direto.

Hoje no mercado brasileiro existem vários fabricantes de rações extrusadas e farinhadas, dentre eles os que mais se destacam são: ALCON, MEGAZOO e NUTRÓPICA.


ALCON.


A Alcon tem uma grande linha voltada para a alimentação dos canários, os que eu recomendo são estes:
Para períodos de manutenção Alcon Canário Criador.
Para períodos de reprodução Alcon Top Life ou Super Top Life.
Para períodos de manutenção e reprodução Alcon Club Farinhada com Ovo para Canários.
Para os filhotes Alcon Club Papa para Filhotes.


MEGAZOO.


A Megazoo tem uma linha muito boa de Farinhadas para canários, mas ainda peca por ter somente uma ração extrusada destinada exclusivamente para os canários. E esta ração, a CM15 é destinada para épocas de manutenção, ficando assim carente para o período reprodutivo. Eles têm a ração SR25 que é indicada para períodos de reprodução, mas eu testei e conclui que é mais aceita pelos exóticos do que pelos canários.
A ração CM15 tem um ponto a seu favor, ela é aceita mais rapidamente pelos canários.
Já com relação a farinhadas existem varias opções.
Para períodos de manutenção FA16 e Canários de cor Manutenção.
Para períodos de reprodução FC21, Canários de cor Reprodução, Canário lipocrômo Amarelo, Canário de Porte Super Premium.
Para filhotes tem a papa I25.


NUTRÓPICA.


A Nutropica tem uma linha pequena de alimentos destinado aos canários, porem muito bons. Consiste em uma ração extrusada que já testei e é muito boa e há pouco tempo foi lançada a farinhada que ainda não tive oportunidade de testar, mas outros criadores já me disseram que é boa.

Todas estas marcas citadas acima são excelentes e cabe a você escolher a que melhor se adapte em seu criadouro.

Até a próxima.





Staff UDC - Fórum Universo dos Canários
Copyrigth © UNIVERSODOSCANARIOS.COM


Última edição por MARTÍN em Dom 15 Mar 2015, 11:20, editado 15 vez(es)


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por MARTÍN em Sab 24 Ago 2013, 00:50

Ouve uma época que fiz esta transição deixando a alimentação de minhas aves 100% extrusada.

Atualmente só utilizo extrusado como complemento.



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por MARTÍN em Ter 25 Nov 2014, 20:19

Algum amigo esta utilizando a linha biotron bio-classic ?


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por ANGELO BASTOS em Qua 26 Nov 2014, 11:06

MUITO BOM O TÓPICO.
HOJE MINHAS AVES COMEM EXTRUSADA E FARINHADA CC2030.
DUAS VEZES POR SEMANA UM PETISCO, UMA PEQUENA COLHERINHA DE UMA MISTURA DE COLZA, NINGER E NABAO.
TODOS OS ANOS QUE CRIEI, MEUS FILHOTES SE EMPENARAM BEM. (SEM EXTRUSADA)
ESSE ANO QUE É A PRIMEIRA VEZ QUE CRIO COM EXTRUSADA OS FILHOTES ESTÃO CARECAS, SERÁ QUE TEM ALGO COM A EXTRUSADA (ALCON) ?
SERÁ UMA COINCIDÊNCIA ?
ALGUÉM JÁ PASSOU POR ISSO ?
ABRAÇO


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1754
Pontos : 2019
Idade : 47
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Azulão na extrusada

Mensagem por Marcos Santos em Sab 29 Nov 2014, 22:55

Adquiri em 2012 um azulão verdadeiro macho que só consome extrusada e posso afirmar que nunca tive problemas, seja na troca de penas, variações de temperatura etc.... (vide you tube: Azulão Neguinho de Capão Bonito), abraço.
E meus canários consomem a ração sempre que as ofereço sem problemas.
avatar
Marcos Santos
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 4
Pontos : 6
Idade : 59
CLUBE : UCCI União dos Criadores de Canários de Itapetininga
CIDADE/CITY : Capão Bonito
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/Marcos Santos markinhodafronteira@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Canaril N. S. do Amparo em Dom 30 Nov 2014, 15:02

Tive todo meu plantel habituado com raçao extrosada da ""Biotron"" voltei novamente ao alpiste pelo motivo que ficou dificil de conseguir com que meus canarios amarelos tivessem uma cor que me convencessem como terminei com os canarios de cor ficando exclusivamente  com os ""Arlequim Português""mas sem duvida que este ano voltarei a usar novamente a  ""Biotron 22""
avatar
Canaril N. S. do Amparo
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 71
Pontos : 85
Idade : 73
CIDADE/CITY : Guarulhos
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário http://arlequim-portugues.webnode.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por MARTÍN em Dom 30 Nov 2014, 15:17

Manoel Boa tarde.

Li alguns comentários no facebook sobre os benefícios da Biotron Bio-Classic vejam a foto da embalagem do produto.

Branca.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Amarela.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Vermelha.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Segundo alguns criadores este produto é perfeito sendo ele testado em canários de cor.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Ter 02 Dez 2014, 03:22

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Tive várias experiências com a alimentação dos canários; Comecei usando mistura de sementes e farinhada que eu mesmo fazia, depois mistura de sementes e farinhada da Biotron durante muitos anos. De 2010 a 2012 mistura de sementes e extrusada da Biotron, gran mix 20 misturada na farinhada. Nos dois últimos anos alpiste puro para todos que não estão criando; Para os que estão criando e filhotes apartados até a muda de ninho, alpiste puro nos comedouros meia lua, e uma mistura de colza níger, aveia e nabão na farinhada CC/2030, mais um potinho de aveia descascada para casais que estão alimentando filhotes.
Com todos estes manejos alimentares percebi que os canários não precisam de uma super alimentação para se manterem saudáveis e se reproduzirem. Na maioria das vezes o que mais prejudica eles é o excesso e não a falta.
Quanto a extrusada, é muito prática, pois evita a sujeira dentro do criadouro, mas quem cria para concurso deve fazer uma boa avaliação periódica para evitar surpresas na coloração dos pássaros.
Como crio somente canários de canto, estou pensando em voltar para o alpiste e a mistura de extrusada com farinhada, abandonando a mistura de sementes, devido a qualidade destas.
Um abraço a todos;
Davi.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Canaril N. S. do Amparo em Qua 03 Dez 2014, 06:30

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Manoel Boa tarde.

Li alguns comentários no facebook sobre os benefícios da Biotron Bio-Classic vejam a foto da embalagem do produto.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Amarela.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Vermelha.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Segundo alguns criadores este produto é perfeito sendo ele testado em canários de cor.

Martin nao discorde de ninguem porque eu memo estava cintente com extrusada que fornecia a meus canarios mas na epoca eu tinha 70% de amarelos 20% de brancos e 10% de canarios arlequim portugues e entrei em contacto com a Biotron e eles mesmo me aconselharam a usar pigmento para  os amarelos  e para  era viavel andar com o mesmo produto um pigmentado e outro nao como atualmente so tenho cinco casais três amarelos e dois brancos que uso como ama seca para os arlequins e a pigmentaçao dos arlequins portugues è uma pigmentaçao diferenciada (nada a ver com os V.M.) dou a mesma farinhada para todos e como agora vi que existe extrusado para aves vermelhas quando entrar a casa seguramente comprarei com a Biotron ""Gran Mixe 22"" que era a que fornecia anteriormente mas para isso ainda vou trocar alguns conselhos com o Sr. Benite da Biotron
avatar
Canaril N. S. do Amparo
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 71
Pontos : 85
Idade : 73
CIDADE/CITY : Guarulhos
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário http://arlequim-portugues.webnode.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por MARTÍN em Qua 03 Dez 2014, 15:47

Obrigado por responder Manoel.

Abraço.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sex 12 Dez 2014, 01:06

SAUDAÇÕES, AMIGOS DO UNIVERSO DOS CANÁRIOS!

Um desafio a ser enfrentado seriamente pelos fabricantes de farinhadas e rações extrusadas, que provavelmente será determinante para esses produtos substituírem de fato as sementes na dieta dos canários e outros pássaros domésticos é, sem dúvida, a palatabilidade.

Não adianta afirmar que temos a melhor ração para canários, se não somos nós que vamos consumir, e sim os canários. É lógico que se retirarmos todos os demais alimentos eles acabam comendo o que tem disponível, mas se tiverem opção certamente escolherão os que mais lhe agradam ao paladar, e o alpiste é um deles.

Quando falamos de palatabilidade, creio que não é só o sabor dos alimentos que está em jogo, mas a necessidade de nutrição do pássaro que ele vem desenvolvendo instintivamente ao longo dos anos. 
Porque o alpiste é sem dúvida a semente preferida do canário? Observando a composição desta semente, vamos notar que é a mais compatível com o equilíbrio nutricional do canário, principalmente no período de repouso, por isto não precisamos fazer transição nenhuma para canários comerem alpiste.

Dito isto, creio que uma ração saborosa ao paladar dos canários, simplificará todo este processo de transição, e melhor ainda se pudermos comprá-la facilmente no mercado Pet.

Um abraço a todos;
Davi.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Sidiclei em Sex 13 Mar 2015, 18:33

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:SAUDAÇÕES, AMIGOS DO UNIVERSO DOS CANÁRIOS!

Um desafio a ser enfrentado seriamente pelos fabricantes de farinhadas e rações extrusadas, que provavelmente será determinante para esses produtos substituírem de fato as sementes na dieta dos canários e outros pássaros domésticos é, sem dúvida, a palatabilidade.
Não adianta afirmar que temos a melhor ração para canários, se não somos nós que vamos consumir, e sim os canários. É lógico que se retirarmos todos os demais alimentos eles acabam comendo o que tem disponível, mas se tiverem opção certamente escolherão os que mais lhe agradam ao paladar, e o alpiste é um deles.
Quando falamos de palatabilidade, creio que não é só o sabor dos alimentos que está em jogo, mas a necessidade de nutrição do pássaro que ele vem desenvolvendo instintivamente ao longo dos anos. 
Porque o alpiste é sem dúvida a semente preferida do canário? Observando a composição desta semente, vamos notar que é a mais compatível com o equilíbrio nutricional do canário, principalmente no período de repouso, por isto não precisamos fazer transição nenhuma para canários comerem alpiste.
Dito isto, creio que uma ração saborosa ao paladar dos canários, simplificará todo este processo de transição, e melhor ainda se pudermos comprá-la facilmente no mercado Pet.
Um abraço a todos;
Davi.
disse tudo DAVI ,melhor que o alpiste é dificil de encontrar!
avatar
Sidiclei
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 15
Pontos : 19
Idade : 48
CIDADE/CITY : MAR DE ESPANHA
ESTADO/PROVÍNCIA : MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Edward Xavier em Sex 13 Mar 2015, 19:07

Muito bonito as palavras, quero ver tratar duzentos pássaros com extrusadas...rsrsrsr
A ração pode ser boa, mas o preço é para quem cria meia dúzia!!!
Uma garrafinha de dez conto não da para uma rodada!!
avatar
Edward Xavier
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 311
Pontos : 337
Idade : 56
CIDADE/CITY : Parapuã
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Edward Xavier em Sex 13 Mar 2015, 19:26

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Só aqui vai uma garrafinha por dia, melhor ficar com o alpiste mesmo!!
avatar
Edward Xavier
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 311
Pontos : 337
Idade : 56
CIDADE/CITY : Parapuã
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por ANGELO BASTOS em Sex 13 Mar 2015, 19:46

Para canários tem saco de 5 kg.
Mais em conta.
Abraços


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1754
Pontos : 2019
Idade : 47
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Sex 13 Mar 2015, 21:06

O preço é inviável para quem cria acima de 20 pássaros, e na minha opinião canário tem que comer sementes.


Abraços,


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 682
Pontos : 807
Idade : 51
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Edward Xavier em Sab 14 Mar 2015, 12:24

O Rogério ta certo!!É inviável!!!A transição é fácil, mas não compensa, mesmo que elimina isso e aquilo, essa ração já surgiu em um preço acima das misturas tradicionais, a extrusada não é ruim, mas se for tratar em meia lua, ou vc deixa o pássaro comer até o ultimo grão, ou vai ter problemas de envelhecimento tb!!
As vezes vc compra essa extrusada já envelhecida, pensa que ta fazendo bem e ta fazendo mal!!
avatar
Edward Xavier
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 311
Pontos : 337
Idade : 56
CIDADE/CITY : Parapuã
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Edward Xavier em Sab 14 Mar 2015, 12:28

Deixa eu explicar pq envelhece, essas rações ficam em cima de um balcão onde uma hora bate sol e em outra sombra, ai fica uma ração esbranquiçada, essa ração esbranquiçada faz mal aos pássaros!!
avatar
Edward Xavier
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 311
Pontos : 337
Idade : 56
CIDADE/CITY : Parapuã
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por MARTÍN em Sab 14 Mar 2015, 13:03

Sem querer puxar sardinha para nutropica, mas a extrusada deles são as melhores, já utilizou Edward?


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Edward Xavier em Sab 14 Mar 2015, 21:00

Não Martin, por aqui é difícil variedades de marcas!!!
Os criadores aqui são das antigas, fica no arroz com feijão mesmo!!! rsrsrsr
avatar
Edward Xavier
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 311
Pontos : 337
Idade : 56
CIDADE/CITY : Parapuã
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por MARTÍN em Sab 14 Mar 2015, 21:04

Então Edward eu utilizo(como complemento alimentar) mesmo achando caro, e é viu 5kg sai por 115,00, mas te digo é por no coxo que eles pegam, ate eu quando abro o pacote tenho que resistir para não comer...rs


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3168
Pontos : 4771
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por Ham em Dom 15 Mar 2015, 01:13

Os corantes utilizados nos extrusados influi de alguma maneira na cor do canario? 
To usando a Gran Mix 22 como complemento e em sua composição consta o corante Amarelo Tartrazina. Se colocar um punhado na agua, nota-se facilmente o corante.

Alias, minhas aves nunca aceitaram bem as extrusadas. Já testei Alcon Top Life E Biotron Gran Mix.
avatar
Ham
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 157
Pontos : 173
Idade : 42
CLUBE : KE/286 e KC/286
CIDADE/CITY : Jales
ESTADO/PROVÍNCIA : S.P.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por francisco dias em Ter 19 Jul 2016, 18:23

MUITO INTERESSANTE ESTE TOPICO !!

EU MESMO A UM TEMPO ATRAZ ERA TOTALMENTE CONTRA A RAÇÃO EXTRUZADA, ACHANDO QUE AS AVES TINHAM QUE COMER SEMENTES !!
RECENTEMENTE VIZITEI UM CRIADOR DE CANARIOS QUE PASSOU TODAS SUAS AVES PARA EXTRUZADA, CANARIOS SADIOS CANTANDO, CRIADOURO LIMPO ACHEI EXTRAORDINARIO 
JA USEI EM MEUS CARDUELIS EXTRUZADA DA ALCON MAS SEMPRE COMO COMPLEMENTO E ALGUNS PEGAVAM OUTROS NAO ABANDONEI ESTE COMPLEMENTO POIS MAIS ERA DESPERDICIO POIS O GRAO E GRANDE ELES TENTAM QUEBRAR E VAI UM PEDAÇO PARA CADA LADO 

HOJE TENHO 4 CASAIS DE CANARIO DE CANTO E 10 CASAIS DE TARIN, PRETENDO PASSAR ELES PARA RAÇÃO EXTRUZADA DEEPOIS DA EPOCA DE CRIAÇÃO 

AS EXTRUZADAS DA BIOTRON ( BIO CLASSIC ) E DA MINAS NUTRI ACHO Q SAO AS MELHORES POIS OS GRAOS SAO MINUSCULOS 

SE PARARMOS PARA ANALIZAR OS CACHORROS E GATOS COMEM RAÇÃO EXTRUSADA ,, NINGUEM MAIS HOJE EM DIA DA SOBRA DE COMIDA PARA ELES 

PORQUE NAO OS PASSAROS TAMBEM ISSO É EVOLUIR . AS VANTAGENS SAO MUITAS PARA SAUDE DOS ALADOS E SAUDE DE NOS CRIADORES QUE CONVIVEM COM O PÓ QUE TEM VINDO NAS SEMENTES DE HOJE . 

VALEU
avatar
francisco dias
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 31
Pontos : 49
Idade : 44
CIDADE/CITY : sao jose do rio pardo
ESTADO/PROVÍNCIA : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por farlen.miranda em Sex 22 Jul 2016, 11:13

Eu uso extrusada desde 2008 e não volto atrás. Faço a transição após o período reprodutivo. Até mudança de marca pode gerar muda de penas em algumas aves. Vale lembrar que o alpiste é uma gramínia que, salvo enganho, não está presente nas Ilhas Canárias, Madeira e Açores. Logo, também seria um alimento artificial de certa forma. Sobre ser cara, para quem tem muito bicho, tem a facilidade de comprar direto da fábrica, sai muito em conta. O alpiste também está caro demais, e desperdiça muito.
avatar
farlen.miranda
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 44
Pontos : 52
Idade : 37
CIDADE/CITY : Belo Horizonte
ESTADO/PROVÍNCIA : Minas Gerais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: A TRANSIÇÃO PARA RAÇÃO EXTRUSADA.

Mensagem por francisco dias em Sex 22 Jul 2016, 16:12

BACANA FARLEN 

E QUAL EXTRUSADA VC TA USANDO NO MOMENTO ?

VOCE USA FARINHADA TAMBEM ?

ABRAÇO
avatar
francisco dias
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 31
Pontos : 49
Idade : 44
CIDADE/CITY : sao jose do rio pardo
ESTADO/PROVÍNCIA : sao paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum