Coccideose, isosporose ou eimeriose.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Coccideose, isosporose ou eimeriose.

Mensagem por MARTÍN em Qua 27 Set 2017, 20:38

Coccideose, isosporose ou eimeriose
    É uma das doenças mais comuns nas aves. É causada por protozoários (micróbios) do gênero Isospora (Coccidias ) ou Eimeria (daí os outros dois nomes que é conhecida). 

Sintomas :
     Os sintomas variam conforme a gravidade da doença. Numa fase mais branda, a correta medicação permite o rápido desaparecimento da moléstia. Mais é preciso lembrar que, se não for totalmente erradicada, os pássaros atacados pela ciccideose podem transformar-se em perigosos transmissores.
     Pássaros adultos podem ser portadores da isosporose sem apresentarem os sintomas da doença, porém as fezes contaminadas podem atingir outros pássaros ou os próprios filhotes. A infecção se agrava nos filhotes por serem mais sensíveis.
     A ciccideose raramente provoca mortes rápidas. As penas ficam arrepiadas, a ave fica abatida, há emagrecimento, o osso do peito fica bem saliente (lesões de peito seco associado ao aumento de volume do intestino). Os olhos ficam com as pálpebras semicerradas, um pouco inchadas, e, às vezes, purgando. Desidratação e diarréia são outras conseqüências. Em alguns casos as fezes podem se acumular em torno da cloaca, devido às hemorragias provocadas pela doença. As fezes apresentam-se como estrias de sangue ou mesmo bem escuras.
     Para um perfeito diagnóstico podemos utilizar os exames parasitológicos de fezes (Willis) que nos criadouros, como prevenção, deve ser feita a cada 6 meses. 

Causas:
     A coccideose é transmitida pela ingestão de oocistos dos coccídeos que saem nas fezes das aves, e contaminam os alimentos e a água. No ambiente externo, dependendo de condições como umidade e calor, o oocisto amadurece (em lugares secos não se desenvolve). Esse amadurecimento leva em média três dias.
     A contaminação pode ser feita através de aves silvestres que adentram o criatório ou por partícula de fezes secas contaminadas dispersa no ar (locais de concentração de aves: viveiros superlotados, feiras e campeonatos). A infestação também pode ser feita através das patas dos pássaros ou da sola dos sapatos das pessoas que circulam pelo local. Se ingerido por aves sadias, pode-se dar a contaminação e início de um novo ciclo.
     A coccideose atinge especialmente o intestino delgado e os cecos (primeira porção do intestino grosso, fica abaixo da terminação do intestino delgado), principalmente nos filhotes, provocando sérias hemorragias.

Tratamento 
     Alopático: A base do tratamento são medicamentos coccicidiostáticos ou coccidicidas, porém estes tratamentos devem ser acompanhados com exames de fezes antes e depois da medicação, para analisarmos a eficácia dos mesmos.
     Podemos acompanhar o plantel com medicação de suporte como soro da linha humana (Hidrac ou Pedyalite) ou fontes nutritivas com eletrólitos (complexos vitamínicos associados a aminoácidos e eletrólitos - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]). Qualquer tratamento ou criação que o adote deve ser vistoriada com exames de fezes pelo menos a cada 6 meses.
     A base dos medicamentos são:
     Clopindol ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]– que é o coccidex registrado no Brasil),
     Toltrazuril ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]é curativo, mas não permite que a ave gere imunidade para a prole), 
     Amprólio ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]- preventivo) e
     Sulfas ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]– Alguns médicos veterinários não indicam as Sulfas, pois causam azoospermia (perda de espermatozóides nos machos, ou seja, infertilidade e ovos brancos) apesar de outros garantirem que a sulfaquinoxalina e a sulfametazina sempre tem dado resultados satisfatórios).
     Todos são eficazes, desde que usados de forma estratégica para cada princípio ativo, nas doses corretas orientadas nas bulas. Com o tempo, no entanto, pode se manifestar resistência às drogas.
     Homeopático : São medicamentos indicados para diarréia, como Arsenicum album 6CH ; ou Podophylum 6CH ; ou Colocynthis 6CH ; Escolha uma medicação pela similitude, use na dose de 10 gotas em 2 litros de água, devendo haver melhora do quadro em 48 horas; ou então, troca-se à medicação.
             Fonte: Como Criar Curiós e Bicudos com Sucesso – José Mitidieri
                          Animais de Estimação – Pássaros – JBIG
                          O Criador de Bicudos e Curiós – Fernando F. M. Andrade
                          Como Cuidar dos Passarinhos – Paulo Eduardo M. Hobaica
                          Artigo encontrado na internet da Dra. Stella Maris Benez – Médica Veterinária[/size][/justify]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3152
Pontos : 4735
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Coccideose, isosporose ou eimeriose.

Mensagem por Ricardo Ronsini em Qui 28 Set 2017, 00:38

Muito bom o artigo, preciso e direto.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
Ricardo Ronsini
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 392
Pontos : 484
Idade : 24
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum