Palestra sobre nutrição !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Palestra sobre nutrição !

Mensagem por Kanarie em Qua 28 Fev 2018, 09:28

Bom dia amigos passarinheiros 

Gostaria de compartilhar essa excelente matéria sobre a nutrição dos pássaros granívoros.

https://www.youtube.com/watch?v=pm4R8Rks2FU

Abraços !
avatar
Kanarie
Membro
Membro


Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 35
Pontos : 41
Idade : 42
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Palestra sobre nutrição.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 01 Mar 2018, 02:47

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Não vou emitir juízo de valor sobre a palestra no momento. Todavia observei uma idéia muito importante do nosso palestrante logo na abertura. Ele pergunta: Como aprendemos a alimentar nossos pássaros em ambiente doméstico? E responde: Observando o que eles comem na natureza. Gostei da pergunta, e muito mais da resposta. 

Agora quem faz as perguntas sou eu. 1 -) Quem de vocês já viu aves do gênero Sporophilas comerem soja em ambiente silvestre? - 2 -) Porque as fábricas de rações e farinhadas insistem tanto em usar soja e derivados em farinhadas e rações para estes pássaros? 3 ) Porque é insumo disponível e barato? - 4 -) Porque tendo o ovo como grande fonte de nutrientes, como bem destacou nosso palestrante, continuam usando farinha de vísceras? - 5 -) Porque é insumo disponível e  barato?

Gostaria que o nosso nobre palestrante nos desse a honra de responder a estas perguntas. Mas já adianto uma coisa; quando retirarem a soja e estas outras porcarias (farinha de vísceras) das rações e farinhadas, todos os meus canários só se alimentarão de farinhadas e extrusadas, principalmente extrusadas. Mas quero acrescentar que já criei e vi criarem muito canário com base alimentar em misturas de sementes. Com certeza elas tem algum valor; porem é certo que devemos evoluir, mas sem produtos caríssimos fabricados com insumos de qualidade duvidosa.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1228
Pontos : 1427
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Palestra sobre nutrição !

Mensagem por Kanarie em Qui 01 Mar 2018, 10:27

Bom dia Davi, 

certamente devido ao fato da soja ser uma fonte barata e rica em proteínas, cuja qualidade proteica é comparável à da proteína animal. Esse é o principal motivo de encontrá-la presente nas rações pecuárias bovinas, galináceas, suinás e parcialmente na criações de peixes.

Gostaria de questionar aos amigos em seguida, sobre a existência de alguma comprovação cientifica, referente aos principais problemas causados nos pássaros pela soja contida nas rações extrusadas ? 


Abraco. 
avatar
Kanarie
Membro
Membro


Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 35
Pontos : 41
Idade : 42
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Palestra sobre nutrição.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 01 Mar 2018, 15:53

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Olha pessoal, fala-se muito em pesquisa científica para justificar muitas coisas, só não vejo mostrar quais pesquisas, onde foram feitas, como foram direcionadas, para que tipo de animal ou pássaro. Mas um dos problemas é que grande parte destas pesquisas são direcionadas á animais de criação comercial de abate e postura, cujo ciclo de vida é muito curto, diferente dos animais Pet's que são animais de estimação onde se deve buscar a saúde associada a longevidade. Hoje um canário de três anos é considerado velho. Fêmeas com quatro anos não reproduzem mais. O que é isto?

Crio canários e pássaros de um modo geral desde a minha infância, isto há quase meio século, passei por todas as fases citadas pelo nosso palestrante, desde o tempo das sementes, quirelas de milho e arroz, banda de ovo com casca colocada na gaiola, e quando comecei a criar canários de cor e porte em maior escala fazia minha própria farinhada. Sim, sou do tempo que se tratava cachorro e gato com comida caseira. Só que nesta época os pássaros dificilmente adoeciam, tinham maior longevidade. Havia canários de cor que viviam dez a doze anos, coleiros e canários da terra que viviam vinte anos. Hoje se seguirmos a receita das fabricantes de farinhadas e extrusadas, em pouco tempo teremos o plantel todo com disbiose. Doença que se manifesta, quase sempre, naquela infecção terrível nas patas e articulações dos canários e não tem medicamento que cura, deixa o criador desesperado, capaz de matar um plantel inteiro.
 

Depois de muito estudo sobre o assunto, curei vários canários com um método simples, individualizando o canário, cobrindo a gaiola e alimentando só com alpiste, água e a cada três dias um pedacinho de folha verde escuro. Na minha simples experiência de criador, isto começou a acontecer a partir da introdução generalizada da soja nas farinhadas e rações extrusadas, e quem quiser provar é só alimentar seu pássaro somente com farinhada e esperar o resultado.

Ao meu ver, está havendo um equívoco entre a qualidade nutricional e metabolização da proteína animal e da proteína vegetal da soja pelos pássaros. Para os pássaros a melhor proteína que existe é a dos insetos, mas em relação a preço e disponibilidade a melhor, mais viável, é a do ovo. Agora a farinha de vísceras é um escândalo; aquilo é simplesmente lixo de abatedouro (penas, tripas, unhas e todo o resto). Mas porque usar isto numa farinhada que se vende tão caro?

Esta controvérsia me lembra muito o que diziam da gordura vegetal hidrogenada; As indústrias batendo o pé e alimentando os profissionais de saúde e nutrição com falsas pesquisas científicas, e estes por sua vez induzindo seus pacientes a consumir margarina em detrimento da manteiga e gordura animal, e hoje já se sabe que estavam errados; mas por muitos anos o pessoal se envenenou com a porcaria da gordura vegetal hidrogenada achando que isto era o melhor para sua saúde. Não sou o dono da verdade, e estou torcendo muito, para que a indústria acorde e deixe de usar a soja na ração para pássaros. Mas coloco aqui a minha experiência de criador apaixonado por passeriformes.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1228
Pontos : 1427
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Palestra sobre nutrição !

Mensagem por Kanarie em Qui 01 Mar 2018, 21:26

Caro Davi,

muitas as vezes os estudos feitos em pombos, não se diferem muito dos pássaros criados em cativeiros. 
De forma alguma duvido da sua experiencia na criação de canários, porem, acredito que o relatado se refere a certas rações extrusadas existentes no mercado, e não a todas. Acredito que existem diferenças qualitativas tanto nos ingredientes utilizados, como na disponibilidade e nos valores nutricionais contidos, assim como nas misturas de sementes também. Pois um detalhe vem chamando a minha atenção, desde que introduzi a ração extrusada Eco Club da Alcon e a farinhada da Megazoo Fa-16, como base alimentar no meu manejo. O fato de apresentarem uma excelente performance em todos os sentidos, o que na minha humilde opinião, é o melhor indicador do valor real nutritivo referente ao alimento que fornecemos. Observo pássaros extremamente saudáveis, fortes e bem ativos, patas em perfeitas condições, fezes apresentando um ótima consistência alem de cores mais intensas. Gozam de saudê sem comparação. Em janeiro 2018, recebi um canário da terra macho de um amigo, que se encontrava em estado de muda e em desleixo total. As patas e articulações estavam completamente encrostadas, as escamas eriçadas semelhante a escamas vertebrais de dragões. Apresentava uma plumagem bagunçada, penas curtas e mal desenvolvidas, o que me fez recordar dos tempos, em que alimentava os meus pássaros a base de sementes. E como não poderia ser diferente, a base alimentar deste canário, realmente se baseava apenas na mistura de sementes e vitaminas sintetizadas. Pois bem, duas  semanas após de recebé-lo, comecei a adaptá-lo ao meu manejo, introduzindo a ração extrusada lentamente, com tempos de exposição ao sol prolongados e água para banhos diários. Dentro de uma semana, as crostas soltaram. Após de 3 semanas, as penas apresentavam o tamanho normal com penas bem desenvolvidas e cores intensas, e finalmente dentro de um mês, as patas alcançaram o seu perfeito estado. Tenho outros casos semelhante a relatar. Conheço amigos criadores que alimentam os seus pássaros apenas a base de extrusadas de boa qualidade, legumes/frutas e alimentos vivos durante a época reprodutiva, sem fazer uso de suplementos alguns. Todos apresentam uma saudê e longevidade impressionante. Referente ao descrito, concluo que a soja contidas em algumas extrusadas, não pode ser tão insumo e prejudicial a saudê do pássaro, como descrito.
avatar
Kanarie
Membro
Membro


Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 35
Pontos : 41
Idade : 42
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Palestra sobre nutrição.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sex 02 Mar 2018, 02:46

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olha pessoal, costumo definir ciência como a interação dos saberes. Então para falarmos de nutrição com embasamento razoável, precisamos de uma noção, ainda que mínima, de saberes que interagem com a matéria em foco, como zoologia, para ter noção da vida silvestre do pássaro; história da raça em criação doméstica; fisiologia do pássaro, e um pouco de botânica, para valorar a capacidade nutricional das sementes, etc...

Sabemos que apesar das fórmulas das farinhadas e extrusadas serem segredos guardados a sete chaves, o que não acho necessário, porque seria só as empresas registrarem a marca e a fórmula, é fato que todas são mais ou menos a mesma fórmula, mas é lógico que uma marca pode se diferenciar da outra pela qualidade dos insumos, e tem marcas que realmente são diferenciadas, porém com um preço proibitivo para quem tem um plantel mais numeroso e recursos financeiros limitados.

Mas voltando a questão da soja, eu recorro a fisiologia dos pássaros do gênero Sporofhilas, ou comedores de sementes, que em vida silvestre não consomem soja e nenhum tipo de leguminosa. A resposta que tenho recebido quando levanto a questão é que a proteína da soja é de boa qualidade, semelhante a de origem animal, ótimo, a questão fica respondida, mas quando venho para a observação prática as coisas são diferentes, os resultados a longo prazo mostram outra coisa. Estou fazendo uma experiência com um grupo de canários só alimentados com gramíneas e a longevidade é surpreendente, canários de 2010 e 2011 bastante saudáveis.

Isto nos remete a questão da fisiologia dos passeriformes, e um pouco de zoologia, com uma pergunta simples; Porque não consomem leguminosas em vida silvestre, mas consomem farinha de milho moído e quirera de arroz, já vi isto muitas vezes. Os canários da terra e coleiros se juntam ao redor dos moinhos comendo as migalhas que caem no chão, ou no cocho de mistura de milho moído e quirera de arroz que o pessoal coloca no beiral das casas ou perto dos currais para os canários, coleiros, tico tico e outros comerem. Porque eles não comem nos cachos de banana madura que meu cunhado coloca sempre para os pássaros lá do sítio, e os frugívoros devoram com gosto.

Quanto a sua experiência com o canário da terra, acho louvável o seu cuidado e recuperação do pássaro. Mas levemos em conta que não foi só uma questão de mudança de alimentação, você mudou todo o manejo do canário. Principalmente os cuidados com banho, banho de sol, e limpeza da gaiola, isto faz toda a diferença, porque muita gente reclama da farinhada ou extrusada, mas o resto do manejo do cara é uma droga.

Quero deixar claro que não sou contra farinhadas nem rações extrusadas de nenhuma marca, o que tenho buscado é tentar oferecer alguma contribuição para a melhoria destes insumos, para que possa usá-los a vontade, sem nenhuma preocupação em piorar a saúde dos meu canários a longo prazo. E acredito que, dentre outras coisas, esta melhoria passa pela exclusão da soja e seus derivados das farinhadas e rações extrusadas.

Quero trazer à tona, só para efeito de reflexão, um fato análogo ao caso da soja da qual falo agora, que foi a introdução da farinha de vísceras e restos de animais na alimentação de gado confinado nos E.U.A. e na Europa, ali todos bem diplomados e graduados prosseguiram no erro, até que irrompesse o mal da vaca louca, dizimando parte do rebanho bovino submetido a esta dieta. Feito os estudos e etc...veio a surpreendente conclusão: a melhor carne é de gado criado à pasto. 
Este um dos meus questionamentos: respeitar a natureza ou fisiologia do animal, e produzir alimentos compatíveis.

Desculpem o texto longo, por favor.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1228
Pontos : 1427
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Palestra sobre nutrição !

Mensagem por MARTÍN em Dom 11 Mar 2018, 15:10

Achei interessante a palestra, mas tem ainda não me sinto seguro em fazer a transição das sementes para a extrudada pela questão do brilho na plumagem que ele dá.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3225
Pontos : 4866
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: Palestra sobre nutrição !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
PARA RESPONDER/PARTICIPAR NESTE TÓPICO É NECESSARIO SEU CADASTRO