Os amigos já pararam para pensar, o por quê?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Os amigos já pararam para pensar, o por quê?

Mensagem por MARTÍN em Dom 13 Maio 2018, 12:55

Olá Universo,


Vejo muitos querendo o segredo a respeito de como criar bem, como ter filhotes tranquilamente com nossos casais e não ter sustos com doenças!!

Qual seria o pulo do gato?????

Os amigos já se perguntaram o por quê dos canários sem raça definida ou pé duro como muitos os chamam, criam tão bem e com uma incrível facilidade, sem necessitar de manejos mais especificos????

Todos são Serinus canarius independentemente da raça, seja pé duro, glosters, fife, lancashires e assim por diante, todos são canários, que tem as mesmas necessidades alimentares e de cuidado, agora qual o segredo de pé duros criarem tão fácil???

O segredo é simples, é a simplicidade do manejo destes!! Como diz o meu amigo César Wenceslau, canários pé duro, assim como há decádas se cria o canário apenas dando alpiste, água, verdura, jiló e ovo cozido, nada de vitaminas, antibióticos e outras bombas que deixam os canários totalmente intoxicado com tais!!!

Este por exemplo, falando de minha experiência que realizei com meu pequeno plantel de canários, usando como base conversas que tive com o nosso amigo César Wenceslau, dois meses antes de todos os meus pássaros iniciarem a criação, eu apenas administrei alpiste e o extrusado (pois estava na transição), verduras e água e mais nada!!!

Nada de VitaGold, ferro, vitamina E, polivitaminico, antibiótico, cálcio, pro mater, fertityt ou qualquer produto que prometa melhor desempenho, melhor postura, melhor número de ovos e assim por diante!

Fiz isto também com os pintassilgos e hoje não tenho algum pássaro aqui que possa ser considerado obeso e tão pouco carente de alguma vitamina!

E as posturas como foram até agora????

Contabilizo apenas 3 fêmeas pois uma tirou apenas um ninhada de 3 filhotes e não quis mais criar com ela, pois não gostei do padrão dos filhotes, assim sendo tenho 3 fêmeas para contabilizar e estas com 21 filhotes no total em duas posturas até agora, dando uma nédia de 7 filhotes/casal e já inciando a 3ª postura aonde a média tem sido de 4 ovos!

O que penso eu hoje, que não precisamos inventar e sim dar apenas o necessário, alimentos bem administrados podem dar as vitaminas necessárias para nossos pássaros, aos que usam extrusados, já é um alimento completo, aos amigos que utilizam as sementes, a variedade destas de boa qualidade unida com alimentos frescos e boa farinhada é o suficiente para dar a eles o que necessitam se estão gozando de boa saúde!!

Vejam pé duros criam até em gaiolas do lado de fora, agora pergunto, quantos amigos tem dificuldades com canários de raça, provinientes de bons criatórios???????


Apesar de tudo que temos de informação, e que mostra muitas vezes a necessidade de utilizarmos diversos suplementos alimentares para os canários, acho que as vezes a simplicidade antiga pode nos dar melhores resultados e que nos deixarão surpresos!!!

Em tempo, tem pelo menos mais dois ou três criadores daqui do fórum que fizeram o mesmo manejo no período antes de iniciar a criação e pelo que sei também estão tendo um bom resultado!!!

Abraços

Texto Fábio Chanes


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3225
Pontos : 4866
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Os amigos já pararam para pensar, o por que?

Mensagem por DAVI COUTINHO em Dom 13 Maio 2018, 20:57

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Ótimo artigo sobre manejo e alimentação dos canários. Como me disse o Cezar Wenceslau uma ocasião: Em criação de canário muitas vezes o menos é mais. O Arno Buchli também tinha um manejo interessante; no período de repouso ele usava só alpiste e água fresca, quando ia chegando a época de reprodução ele aumentava a quantidade de proteínas e outros nutrientes através do uso da farinata, as canárias aprontavam todas ao mesmo tempo e criavam muito bem, com médias de filhotes por casal de quatro a cinco filhotes por ninhada.

Eu também sempre criei canários com mistura de sementes controlada, sementes com mais carboidrato e gordura no inverno e no verão uma mistura com mais alpiste sempre acima de 70%, um mês antes da temporada de criação entro com a farinhada, que hoje misturo com metade de sementes de avêia, e folha de couve (mas cuidado com os agrotóxicos nas folhosas) A média de criação é sempre boa e os pássaros saudáveis.

Como disse o Martin, a resposta do porque ocorrem muitos problemas na criação? "Como ele mesmo destaca", ao meu ver está na simplicidade do manejo alimentar. Mas vai aqui uma observação: Quando passamos de uma criação com muitos insumos químicos, (canários bombados) para um manejo simples, o primeiro ano costuma ser desastroso, as vezes há muitas perdas, só que na segunda geração recupera tudo em dobro, e com canários mais rústicos.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1228
Pontos : 1427
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
PARA RESPONDER/PARTICIPAR NESTE TÓPICO É NECESSARIO SEU CADASTRO