MUDA VITAMINADA: CERTO OU ERRADO?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso MUDA VITAMINADA: CERTO OU ERRADO?!

Mensagem por UNIVERSO DOS CANÁRIOS em Qui 04 Jul 2013, 20:39

Prezados leitores e amigos!
Estamos em uma época propícia ao tema daí a nossa escolha. A pergunta do momento é: o que posso fazer quando meu pássaro está em muda? A resposta é complexa e vamos tentar discutir alguns pontos.
Quando a ave está nesse período de muda seja de penas ou de bico é uma fase de sensibilidade da ave e é neste momento que uma consulta de rotina com o seu médico veterinário especializado deve ser realizada, juntamente com um exame parasi­tológico de fezes e até outros mais elaborados como salmonelose e micoplasmose. É o momento também de descanso dessa ave, principal­mente se está for de competição.
Esse período de muda seja de pe­nas e/ou bico a ave fica mais quieta e letárgica mesmo. O canto diminui bas­tante e este não deve ser estimulado. Nessa fase coloque sua ave em local tranqüilo, mais escuro e sem contato visual ou sonoro com outra ave. Pode se manter na capa na maioria do tempo para proteção mesmo. O uso de ferro ou iodo na água só deve ser feito com o acompanhamento de seu veterinário e o intuito é forçar ainda mais essa queda de penas. Vejo muita gente usando ferro após a muda de penas e o resultado é um repasse de penas. Tem o momento certo de se usar esse artifício, ok.
Neste período além do reforço na dieta as aves devem ter uma maior percentual de proteína na dieta, as­sim como de vitamina A, além dos aminoácidos essenciais para que estas penas e/ou bico se renovem mais rapidamente e com qualidade. Isso é alcançado se fornecendo farinhada de ovo a elas, ou ainda outra fonte de proteína como o próprio ovo cozido e tenébrios. Mas cuidado para não engordar essa ave.
O uso de vitaminas do comple­xo B não tem muita utilidade nesse período. Primeiro que não vai ajudar em nada nesse período e por acabar estimulando a ave a comer mais podemos terminar a muda com uma pequena a dieta a fazer depois.
O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. Esse é um processo de maior sensibilidade nesse bico onde a alimentação deve ser tenra e verduras verdes escuras (couve, chicória, almeirão) são bem vindos na dieta assim como milho e pepino, por exemplo.
Ainda em relação ao bico uma técnica simples que suaviza a muda é lixar o bico com uma lixa de unha mesmo removendo as imperfeições; após isso pode se passar no bico óleo de cravo que se compra em lojas de produtos naturais. Cuidado com a na­rina do pássaro e para ele não comer o produto. Na duvida procure auxilio veterinário especializado, ok.
Despeço-me por aqui e um grande abraço a todos!


Fonte: Dr. Felipe Victorio de Castro Bath
Revista Pássaros Ano 14 nro 77
avatar
UNIVERSO DOS CANÁRIOS
FUNDADOR
FUNDADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 146
Pontos : 359
Idade : 4
CLUBE : FOB
CIDADE/CITY : BRASIL
ESTADO/PROVÍNCIA : BRASIL

Ver perfil do usuário http://www.universodoscanarios.forumeiros.com https://www.facebook.com/universodoscanarios1 https://twitter.com/UDOSCANARIOS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: MUDA VITAMINADA: CERTO OU ERRADO?!

Mensagem por ANGELO BASTOS em Qua 25 Dez 2013, 21:27

AMIGOS,
TÓPICO PROPÍCIO PARA O PERÍODO QUE SE APROXIMA.
AQUI EM CASA JÁ TEM PENA PARA TUDO QUE É LADO.
O QUE OS AMIGOS FORNECEM NA MUDA ?
CONTINUAM COM A MESMA ALIMENTAÇÃO, OU MODIFICAM ALGO ?
ABRAÇO


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 1751
Pontos : 2016
Idade : 47
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Muda vitaminada: certo ou errado?

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 19 Fev 2015, 20:07

Boa tarde amigos do universo dos canários!


Como disse nosso amigo Angelo, o tópico é bem propício para este período. De acordo com o que coloca o nosso articulista este é um período muito difícil para as aves, mas com muita observação e alguns cuidados simples os pássaros não terão maiores problemas.

Em estado silvestre as aves preparam-se melhor para a muda. Devido a autonomia que tem na natureza para planejar as diversas fases da vida, elas podem cumprir todos rituais necessários ao bem estar dos indivíduos e perpetuação da espécie; As espécies migratórias buscam locais adequados para alimentação e reprodução, bem como abrigo para muda e repouso, e as sedentárias abandonam as disputas territoriais para cuidar de suas necessidades individuais.

Para os nossos pássaros domésticos a muda de penas não tem grande mistério, se a saúde geral  no decorrer do ano esteve boa, o processo ocorre naturalmente, sem necessidade de suplementos vitamínicos sintéticos.
Um detalhe a ser observado com muita atenção é se o pássaro está quebrando as sementes e ingerindo, o que se pode ser notado verificando se nos potinhos ou no fundo da gaiola tem muitas sementes descascadas e não ingeridas, isto significa que o pássaro esta com o bico fragilizado demais e precisa receber alimento mais mole e fácil de ingerir. Isto é a maior causa de peito seco nesta época. 
Neste caso o ideal é a farinhada, e  sementes mais moles como colza, níger ou perila.

É importante que se tenha cuidado com as verduras e frutas, neste período, pois mesmo sendo mais macias e palatáveis são constituídas majoritariamente de água e não possuem quantidade suficiente de nutrientes para atender as necessidades dos pássaros, que neste período necessitam de uma quantidade maior de proteína e minerais.
De resto é só evitar expor os pássaros as correntes de ar e ao estresse.
Um abraço a todos;
Davi. 


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum