Anilhas 2014 em filhotes nascido em Janeiro, certo ou errado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Anilhas 2014 em filhotes nascido em Janeiro, certo ou errado?

Mensagem por MARTÍN em Sex 10 Jan 2014, 14:45

Bom sabemos que a temporada inicia por volta de julho e se estende ate meados de Janeiro do próximo ano, minha pergunta é.....

Tendo eu já recebido anilhas 2014(verdes) e ainda tendo filhotes nos ninhos poderia anilhar para que estas aves concorra em campeonato 2015?

O criador teria alguma vantagem em fazer isto? Seria proibido, ou é uma pratica antiética?

Pergunto pois este filhote provavelmente estaria em vantagem quanto aos outros concorrentes, pois estaria em face adulta com 1 ano e meio, ou teria desvantagem?

Esta pratica é utilizado por algum criador???

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MARTÍN
Administrador
Administrador

Masculino BRASIL
Pontos : 4717
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/universocriadouro/ https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Botão em Curso Re: Anilhas 2014 em filhotes nascido em Janeiro, certo ou errado?

Mensagem por Seigi Hanashiro em Sex 10 Jan 2014, 14:50

Bom tópico Martin,

É uma duvida que sempre tive em relação as anilhas do mês de janeiro... Eu comecei a anilhar no ano de 2013, porem não fui bem sucedido na criação neste ano e não tenho filhotes agora em janeiro para anilhar, mas a duvida permanece.
Aguardando ansioso a respostas dos experientes.

abraço,
Seigi Hanashiro
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 101
CLUBE : COCAD
CIDADE/CITY : Ipeuna
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário seigih@hotmail.com seigih

Botão em Curso Re: Anilhas 2014 em filhotes nascido em Janeiro, certo ou errado?

Mensagem por Rodrigo Miranda em Sex 10 Jan 2014, 16:22

Estava conversando sobre isso com um amigo outro dia, acho que os canários de janeiro que irão concorrer em 2015 levam vantagem sim e acredito que vários criadores fazem isso...

Mas não acho antiético e tampouco que seja proibido...

abços
Rodrigo Miranda
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Masculino BRASIL
Pontos : 127
CIDADE/CITY : Contagem
ESTADO/PROVÍNCIA : MG

Ver perfil do usuário

Mensagem por Francisco C. Bom em Sex 10 Jan 2014, 16:38

Ola amigos.

Eu nunca participei de torneios, portanto nunca li regulamento de nenhum troneio, também não sei se alguém faz uso disto ou não.

No meu caso que crio alguns frisados, posso afirmar que após a segunda troca os canários costumam ficar mais bonitos, mais frisados, creio que levariam alguma vantagem sobre os outros.

Acho que não deveriam distribuir as anilhas com tanta antecedência, para evitar polemicas.

Também gostaria de saber se é proibido ou não.

abraços
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Masculino BRASIL
Pontos : 2139
CIDADE/CITY : Santo André

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Botão em Curso Anilhas 2014 em filhotes nascidos em janeiro. Certo ou errado?

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sex 10 Jan 2014, 16:42

Boa tarde amigos do Universo dos canários!

Quanto a questão ética me parece não ter problema, já que a FOB incentiva a fabricação dessas anilhas em janeiro o criador tambem está liberado para usá-las.

Quanto a vantagem do anilhamento antecipado, depende do tipo de canário que se cria.
Como é de conhecimento da grande maioria dos criadores, os canários em geral tem um crescimento considerável depois da grande muda, que é a primeira muda de penas do pássaro adulto; então se for um canário cujo padrão da raça exige um tamanho reduzido voce ficará em desvantagem ao apresentar em concurso um pássaro mais velho, pois ele estara bem maior do que os últimos filhotes do ano que irão concorrer; mas em pássaros onde o padrão exige um tamanho maior, então os canários anilhados mais cedo levam vantagem, pois alem do tamanho terão uma plumagem melhor; entretanto deve-se ter muito cuidado com os pés deles, pois quanto mais velhos maior é a possibilidade dos pés não estarem muito bons na hora do concurso, pela possibilidade de adquirir micoses e outras enfermidades.

Inclusive aqui vai uma dica aos amigos: devemos ter muita cautela ao comprar pássaros campeões durante o concurso por causa das artimanhas de alguns criadores, os juizes fazem de tudo para coibir práticas antiéticas, mas devemos reconhecer que é impossivel corrigir tudo.
Por exemplo: Voce compra um espanholinha, gloster ou vermelho mosáico campeões, paga uma fortuna, e vai para casa todo feliz pensando em melhorar seu plantel, mas depois da grande muda percebe que seu espanholinha cresceu acima do padrão e seu vermelho mosáico tem mais infiltrações de lipocromo do que voce viu no campeonato, e em casa voce tinha um melhor do que aquele sem gastar um centavo.

Nos canários harzer roller de canto clássico, que eu crio, não há vantagem alguma em anilhar cedo, porque depois de adulto alguns canários adquirem o canto de briga ou canto de acôrte para a fêmea, e as vezes perdem ou degeneram algumas tours do seu canto; geralmente o filhote que chega ao concurso com o canto no ponto é aquele nascido em outubro ou novembro.

Pelo que tenho observado, esta é minha simples opinião.
Um forte abraço aos amigos;
Davi Coutinho.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];

DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Masculino BRASIL
Pontos : 1372
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Mensagem por Matheus da Cruz S. Ramos em Sex 10 Jan 2014, 18:36

Na minha opinião fica a critério do criador, ele pode anilhar com qual anilha ele quiser, nem sempre um canário mais velho leva vantagem sobre o mais jovem, independente de idade ou não o canário melhor vai ganhar. Não acho essa atitude errada e creio que vários criadores fazem isso.
Matheus da Cruz S. Ramos
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Masculino BRASIL
Pontos : 47
CIDADE/CITY : Brasília
ESTADO/PROVÍNCIA : Distrito Federal

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/canarilexodo

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Sab 11 Jan 2014, 09:05

PARA CRIADORES DE CANÁRIOS DE GRANDE PORTE , CUJO A MAIOR IDADE LHE PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO DE ESTRUTURA E MUSCULATURA COM MAIOR PLENITUDE , ISSO É APROVEITADO A TEMPOS , APESAR DE NÃO CONCORDAR COM A ATITUDE , É UMA BRECHA QUE A FOB DEIXA E O CRIADOR APROVEITA SEM CARACTERIZAR DOLO OU FRAUDE .

AGORA PARA CANÁRIOS DE PEQUENO PORTE E CANTO , NÃO CREIO SER PROVEITOSO ESSA TÁTICA , O CANÁRIO DE CANTO PODE PASSAR UM POUCO DO PONTO ,  NÃO COMPETINDO EM PÉ DE IGUALDADE COM OS CANÁRIOS  DA ÉPOCA CERTA DE CRIAÇÃO ASSIM COMO CANÁRIOS ONDE O TAMANHO DIMINUTO É NECESSÁRIO , QUANTO MAIS VELHO MAIOR SEU PORTE , PREJUDICANDO NA COMPETIÇÃO COM CANÁRIOS MAIS NOVOS. 

AÍ ENTRAMOS EM OUTRO MÉRITO , CRIADORES DE RAÇAS MINIATURAS QUE PROLONGAM MAIS O PERIODO DE CRIAÇÃO PARA ANILHAR FILHOTES NO PROPRIO ANO DE CONCURSO , SENDO QUE NO CONCURSO ELE NÃO DESENVOLVEU PLENAMENTE SEU CORPO E LEVA UMA CERTA VANTAGEM EM RELAÇÃO AOS MAIS DESENVOLVIDOS . SÃO ARTIMANHAS QUE CRIADORES USAM , CONFESSO ATÉ TER USADO ALGUMAS TAMBÉM . TUDO JOGANDO DE ACORDO COM AS REGRAS  PRÉ-ESTABELECIDAS PELA FOB TORNANDO O ATO LEGAL E ÉTICO . 

COMO O DAVI MENCIONOU , NEM SEMPRE O CANÁRIO CAMPEÃO É O MELHOR CANÁRIO , MAS TALVEZ SEJA O CANÁRIO MAIS BEM PREPARADO E APRESENTADO NO CONCURSO , ISSO VALE PARA COR , PORTE E CANTO , POIS TODOS DEPENDEM DA INTERVENÇÃO DO CRIADOR PARA EXTERIORIZAR O MÁXIMO DE SUAS QUALIDADES , ENFIM ESSE É O MUNDO ORNITOLOGICO QUE TODOS CONHECEM , TEMOS QUE AGIR PERANTE AS REGRAS  QUE NOS PERMITE UMA CERTA FLEXIBILIDADE DE MANEJO DIRECIONADO AO QUE CRIAMOS E AOS NOSSOS OBJETIVOS ...

CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Masculino BRASIL
Pontos : 1164
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Mensagem por Francisco C. Bom em Sab 11 Jan 2014, 09:18

Ola Sandro

Muito bom seu esclarecimento, como já disse acima nunca participei de torneios, portanto não sabia que era permitido. No meu caso que crio Frisados do Norte já havia notado que ele atingi a plenitude no segundo ano.

Para 2015 pretendo participar de torneios com meus canários, mas já percebi que tenho muito que aprender, não basta saber ou criar bons canários, tem que saber apresenta-los.

abraços
Francisco C. Bom
EX-MODERADOR
EX-MODERADOR

Masculino BRASIL
Pontos : 2139
CIDADE/CITY : Santo André

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/francisco.c.bom

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: