GENÉTICA PARA INICIANTES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso GENÉTICA PARA INICIANTES

Mensagem por UNIVERSO DOS CANÁRIOS em Sex 05 Jul 2013, 16:21

GENÉTICA PARA INICIANTES

Eliane Seixas e Gilberto Seixas
Revista UGCC 2006

A variedade de cores e raças que multiplicam e embelezam nossos canários, atrai, a cada dia, novos adeptos à Canaricultura. Este efeito visual de forma é obtido pelo controle genético que os criadores possuem e empregam ao acasalarem suas matrizes. Aliás, é exatamente este controle genético que aprimora a qualidade técnica das cores e forma, que difere a criação de canários de cor de parte da criação dos chamados canários “belgas” ou “salsas”. O conhecimento de genética é indispensável quando se pretende alcançar posição de destaque dentro da Canaricultura.
Os criadores de canários dominando esta ciência, poderão melhor entender o que acontece em seus criadouros e optarem, com maior êxito, na seleção de matrizes objetivando avanços na produtividade e principalmente, na elevação do padrão técnico dos pássaros. Enfocaremos aqui ciência de uma forma prática, sem nos atermos à complexidade das fórmulas genéticas e às análises mitológicas, que se fariam necessárias para maior aprofundamento no assunto.

Definição

Genética é o ramo da Biologia que estuda a transmissão das características físicas e biológicas de uma geração para a seguinte, sendo considerada a ciência da hereditariedade. Essas características são armazenadas em estruturas especiais denominadas genes.

A Transmissão Genética
A reprodução dos canários é sexuada, sendo o casal (pai e mãe) responsável pelas características do seu filho. É no ato da fecundação do óvulo pelo espermatozóide, que o zigoto se forma e recebe todas as informações dos pais que, em conjunto, definirão o Genótipo e a base do Fenótipo do pássaro a ser formado.

Conheça o significado de alguns termos utilizados em genética:
ZIGOTO: É a célula formada da união do gameta masculino (espermatozóide) e feminino (óvulo) que dará origem ao novo filhote.
GENÓTIPO: É o conjunto de genes que definem a formação de todas as características do indivíduo. É o seu patrimônio genético.
FENÓTIPO: É a aparência externa do pássaro. O Fenótipo depende dos genes que o pássaro possua em seu genótipo, mas também de uma série de outros elementos como: alimentação, ambiente, luz solar, etc.

As Mutações

O canário ancestral que ainda vive em seu “habitat” natural nas Ilhas Canárias é semelhante ao Verde Nevado existente hoje em nossos criadouros. Foi a beleza de seu canto suave que despertou no Homem o desejo de tentar reproduzi-lo em cativeiro, onde ocorram, aleatoriamente, inúmeras Mutações, isto é, modificações genéticas, que foram percebidas e fixadas pelo homem, acentuando a máxima: criar é preservar. Esta fixação no patrimônio genético da espécie, foi obtida através de cruzamentos entre pais e filhos, permitindo as variações belíssimas de cores e raças que hoje existem.

A mutação ocorre quando existe alteração em um os genes, modificando algumas características esperadas na prole.

Quando ocorre uma mutação o gene passa a existir de duas formas distintas:
-forma original (características já existentes)
-forma mutante (nova característica)

Exemplo 1:
De um casal de Verdes nasceram filhotes Verdes e Canelas. Observa-se que alguns filhotes possuem a característica esperada, ou seja, a cor Verde. Os filhotes Canelas nasceram com características modificada, ou seja, a cor Canela, que, portanto, é uma mutação.

Algumas informações para cores estão ligadas à informação do sexo que os pais transmitem ao filhote que neste caso, são chamadas de cores sexo-ligadas. Porém, outras estão livres da informação sexual, sendo denominadas não ligadas ao sexo ou autossomais.

As Mutações Sexo-ligadas

Existem várias mutações de cores que se encontram ligadas à informação sexual, a saber: ágata, canela, isabelino, pastel, acetinado, marfim, asas cinza e inos lipocrômicos (Albinos, Lutinos e Rubinos).

Atenção: a cor Verde não é mutação; é o fator original oriundo do silvestre, entretanto, também ligado ao sexo. Nas mutações sexo-ligadas, quando os exemplares machos possuem certa mutação em seu patrimônio genético, podem se comportar de dois modos distintos:

1-mostrando a mutação em seu fenótipo: neste caso são mutantes.
2-não mostrando a mutação em seu fenótipo: neste caso são chamados de portadores.

No primeiro caso, eles são chamados Homozigotos, possuem uma única informação genética.
No segundo caso, eles são ditos Heterozigotos, pois possuem duas informações: uma original que prevalece no fenótipo e a outra mutante que fica escondida no genótipo.

Atenção: As fêmeas deste grupo só podem apresentar a mutação em seu fenótipo, não podendo ser portadoras de qualquer destas mutações. São chamadas, por isto, e Hemizigotas, pois só recebem informações para cores sexo-ligadas fornecidas pelo pai. Estes termos utilizados acima podem ser melhor entendidos, lembrando o significado dos prefixos gregos usados para formulá-las:

-Homo = igual;
-Hétero = diferente;
-Hemi = metade.

No exemplo 1 anteriormente citado, o Macho Verde seria Homozigoto (não portanto nenhuma cor) se tivessem nascido somente filhotes Verdes. Porém, como nasceram filhotes Canelas, ele é dito Heterozigoto (portador de outra cor), ou seja, é um Verde portador de Canela. Quando uma cor se manifesta no Fenótipo “escondendo” o efeito de outra cor, ela é dita Dominante. A cor que ficou escondida é dita Recessiva (ou seja, dominada).

Concluímos que, para uma cor recessiva aparecer no fenótipo do canário, existe a necessidade desta estar em dose dupla no genótipo (informação fornecida pelo Pai e pela Mãe), porque se assim não for, ela ficará escondida pela cor dominante que estiver presente.
Atenção: Todas as mutações sexo-ligadas são recessivas.

Ainda em relação ao exemplo 1, podemos afirmar que os filhotes Canelas que nasceram são fêmeas, pois para que nascessem Machos Canelas, seria obrigatório que a reprodutora fosse Canela. Isto ocorre porque, quando a mutação é sexo-ligada, para que nasçam filhotes machos com fenótipo mutante, é obrigatório que esta informação genética seja transmitida pelo pai e pela mãe.

Obs: Qualquer mutação recessiva sempre se comporta do mesmo modo, descrito acima.
Relação de Dominância entre os canários melânicos sexo-ligados

Existe uma escala de Predominância entre as Cores dos Canários Melânicos, já que certa mutação pode ser dominante em relação a uma recessiva em relação a outra.

Por exemplo: o Ágata é recessivo em relação ao Verde, sendo dominante em relação ao Isabelino.



Atenção: qualquer destas cores pode portar a seguinte, obedecendo sempre o sentido das flechas. Porém, nenhuma delas poderá portar a outra, no sentido contrário das flechas.

Observando o quadro acima concluímos que:
-O Verde pode portar Ágata, Canela, Isabelino, Acetinado e Pastel.
-O Ágata pode portar Isabelino, Acetinado e Pastel.
-O Canela pode portar Isabelino, Acetinado e Pastel.
-O Isabelino pode portar Acetinado e Pastel.
-Não existe relação de dominância entre Ágata e Canela. Logo, Ágata não pode portar Canela e nem Canela Portar Ágata.

Obs: A mutação MARFIM, embora faça parte do grupo das mutações sexo-ligadas, não afeta as melaninas, e por isso, não aparece no quadro acima. Sua atuação se limita apenas ao lipocromo amarelo ou vermelho. Por outro lado, como qualquer canário melânico também pode possuir lipocromo, este pode estar afetado pelo fator Marfim, direto ou indiretamente, isto é, sendo Marfim ou portador de Marfim.

Acasalamento

Faremos um quadro abaixo, onde através dele, você conseguirá obter os resultados para os acasalamentos dos exemplos com mutações sexo ligadas. Para que você possa entende-lo melhor, precisará antes se familiarizar com os termos: Puro, Normal e Portador, para que consiga sucesso em seu uso.

- Normal: exemplar dominante em relação ao outro elemento do casal (veja o quadro de dominância anterior).
- Puro ou Mutante: exemplar que apresenta a mutação em seu fenótipo.
- Portador: exemplar heterozigoto, ou seja, aquele que porta a cor mutante.

Exemplos:

1-Entre os exemplares: Canela, Canela Pastel e Canela portador de pastel, temos:
Normal: Canela
Puro: Canela Pastel
Portador: Canela portador de Pastel.

2-Entre os exemplares: Verde, Canela e Verde portador de Canela, temos:
Normal: Verde
Puro: Canela
Portador: Verde portados de Canela.

Atenção: veja pelos dois exemplos anteriores que o Canela é um Puro (mutante) quando em confronto com o Verde, porém é um Normal quando em confronto com o Pastel. Lembre-se que a dominância dependerá das cores que estarão se confrontando.

Devemos acasalar as mutações sexo-ligadas segundo o esquema abaixo:

Reproduções Filhotes
Macho Puro x Fêmea Normal Macho Portador
Fêmea Pura

Macho Normal x Fêmea Pura Macho Portador
Fêmea Normal

Macho Portador x Fêmea Pura Macho Puro
Macho Portador
Fêmea Normal
Fêmea Pura

Macho Puro x Fêmea Pura Macho Puro
Fêmea Pura

As Mutações Autossomais

As mutações autossomais são aquelas que ocorrem em genes independentemente do sexo dos pais. Tanto machos quanto fêmeas poderão ser portadores da mutação.

As mutações autossomais podem ser:
a)Dominantes: Intenso e Branco Dominante, onde o Intenso domina o Nevado e o Branco Dominante domina o Amarelo;
b)Recessivas: Branco, Opalino, e Feo, onde o Branco é recessivo em relação ao Amarelo assim como o Opalino e o Feo são recessivos em relação aos seus genes originais.

Nas mutações autossomais, para que os filhotes apresentem a mutação no Fenótipo, independendo do sexo destes, é obrigatório que os reprodutores (pai e mãe) sejam mutantes ou portem a mutação. Sendo os reprodutores ditos Homozigotos Recessivos ou Heterozigotos, respectivamente.

Exemplo: De um casal de Verdes nasceram filhotes Verdes e Feos. Podemos afirmar que o pai e a mãe são portadores da mutação Feo, porém nada podemos dizer a respeito do sexo dos filhotes, já que esta mutação não é sexo-ligada, ou seja, os filhotes obtidos podem ser machos ou fêmeas.
Se a mutação Feo fosse sexo-ligada, certamente todos os filhotes Feos seriam fêmeas. Concorda?

Acasalamentos

Deve-se acasalar as mutações autossomais do seguinte modo:

Reprodutores Filhotes
Macho Puro X Fêmea Normal Macho Portador
ou Macho Normal e Fêmea Pura Fêmea Portadora

Macho Puro X Fêmea Portadora Macho Portador e Macho Puro
ou Macho Portador x Fêmea Pura Fêmea Portadora e Fêmea Pura

Macho Portador x Fêmea Portadora Macho Normal, Portador e Puro
Fêmea Normal, Portadora e Pura

Macho Puro x Fêmea Pura Macho Puro
Fêmea Pura

Observe que, pelos dois primeiros retângulos, o resultado será o mesmo se acasalarmos Macho “A” x Fêmea “B” ou Macho “B” x Fêmea “A”.

Exemplo 1:
Ao acasalarmos um macho Canela Opalino com uma fêmea Canela Portadora de Opalino, qual você consideraria?
a)Normal?
b)Puro?
c)Portador?
d)Qual o resultado esperado para os filhotes?

Respostas:
a)Canela
b)Canela Opalino
c)Canela portador de Opalino
d)Observando a tabela, podemos observar que nascerão, portanto:

Macho Portador Macho Canela Portador de Opalino
Macho Puro Macho Canela Opalino
Fêmea Portadora Fêmea Canela Portadora de Opalino
Fêmea Pura Fêmea Canela Opalino


Exemplo 2:
Ao acasalarmos um macho Feo (vindo de Canela) com uma fêmea Canela portadora de Feo, diga qual o exemplar considerado:
a)Normal?
b)Puro?
c)Portador?
d)Qual o resultado esperado para a prole?

Respostas:
a)Canela
b)Feo
c)Canela portador de Feo
d)Pelo visto, trata-se do acasalamento de Macho Puro x Fêmea Portadora
Logo, nascerão:

Macho Puro Macho Feo
Macho Portador Macho Canela Portador de Feo
Fêmea Pura Fêmea Feo
Fêmea Portadora Fêmea Canela Portadora de Feo


Exemplo 3:
Responda à questão anterior, caso o acasalamento fosse: Macho Canela portador de Feo x Fêmea Feo.

Resposta: O resultado seria o mesmo, pois teríamos macho Portador x Fêmea Pura.

Comparações entre as transmissões sexo ligadas e autossomais

- Autossomal: O fenótipo dos filhotes independe do sexo dos pais. Para nascerem fêmeas mutantes é necessário que o pai e a mãe portem a mutação. As fêmeas podem ser homozigotas ou heterozigotas, ou seja, trazem informações herdadas do pai e da mãe. O resultado do acasalamento dará prole com as mesmas características de cor, se acasalarmos um Macho“A” x Fêmea “B” ou um Macho “B” x Fêmea “A”

- Sexo Ligada: O fenótipo dos filhotes depende do sexo dos pais. Para nascerem fêmeas mutantes basta que o pai seja portador da mutação. As fêmeas são sempre homozigotas, ou seja, trazem informações de cores herdadas somente do pai. O resultado do acasalamento dará prole com diferentes características de cor, se acasalarmos Macho “A” x fêmea “B” ou um Macho “B” x Fêmea “A”.

Conclusão

Neste trabalho, abordamos a genética relacionada com as Cores dos Canários, porém, é importante ressaltarmos que as Leis de Genética são aplicadas a outros fatores como: Plumagem, Forma, Tamanho, Receptividade às Doenças, Capacidade Reprodutiva, etc.

Não se contente apenas com as informações expostas aqui. Após várias leituras, você vai observar que este nível de conhecimento já não responderá a algumas perguntas que estarão sendo necessárias. Esta será a hora de você passar à leitura de nível mais avançado.





avatar
UNIVERSO DOS CANÁRIOS
FUNDADOR
FUNDADOR


Masculino BRASIL
Mensagens : 146
Pontos : 359
Idade : 4
CLUBE : FOB
CIDADE/CITY : BRASIL
ESTADO/PROVÍNCIA : BRASIL

Ver perfil do usuário http://www.universodoscanarios.forumeiros.com https://www.facebook.com/universodoscanarios1 https://twitter.com/UDOSCANARIOS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: GENÉTICA PARA INICIANTES

Mensagem por MauricioJr em Ter 05 Maio 2015, 20:33

"Andando" pela internet me deparei com este artigo sobre Conceitos Tecnicos de Acasalamento.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Valeu...
avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 242
Pontos : 282
Idade : 49
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: GENÉTICA PARA INICIANTES

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Ter 05 Maio 2015, 20:39

GOSTEI DO ARTIGO , SÓ ME FIQUEI CHATEADO COM UMA COISA , SENDO UM ARTIGO TÉCNICO PORQUE INSISTIR EM CHAMAR DE ROLLER UM CANÁRIO DE COR ????  TIRANDO ISSO UMA BOA FONTE ....


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 997
Pontos : 1173
Idade : 38
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: GENÉTICA PARA INICIANTES

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Sab 23 Maio 2015, 08:50

PESSOAL ESSA SEMANA SE FALOU MUITO DE ACASALAMENTOS , GENS  , SEXO LIGADO E ETC .... 

PARA QUEM É DO MEIO NORMAL , PORÉM PARA QUEM NÃO ESTÁ ACOSTUMADO COM OS TERMOS AS VEZES FICAM SEM SABER DO QUE FALAMOS , ALGUNS AINDA PERGUNTAM MAS OUTROS FICAM RECEOSOS OU ENVERGONHADOS , PARA ESSES UMA BOA DICA É ESSE TÓPICO , VALE A PENA DAR UMA LIDINHA , NINGUÉM FICARÁ EXPERT EM GENÉTICA , MAS AO MENOS TEREMOS UMA BOA NOÇÃO DE CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE GENÉTICA !!!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 997
Pontos : 1173
Idade : 38
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: GENÉTICA PARA INICIANTES

Mensagem por MauricioJr em Qua 27 Maio 2015, 12:16

Ola pessoal,

Sempre fico sabendo de criadores iniciantes e avancados que gastam uma fortuna comparndo canarios campeoes e mesmo assim nao conseguem classificar os filhotes desses canarios no ano seguinte. Ja e sabido nesse meio que Canarios Campeoes nao produzem Campeoes,e,  se fosse assim, bastaria comprar um campeao para garantir o primeiro lugar na temporada seguinte. 
Muitas vezes ja citei que o ideal seria adquirir o casal que produziu o Campeao e nao o Campeao propriamente dito. 
Ja foi debatido aqui no Forum e em rodas de criadores que muitas vezes um canario que nao se sai bem campeonatos pode gerar um filhote campeao. Criadores que observam os canarios constantemente e que mantem, em dia, as anotacoes das qualidades e defeitos por varias geracoes, conseguem reproduzir campeoes com muito mais frequencia quando comparado aos que querem subir ao podio em apenas um ano de criacao e gastam uma fortuna comprando os campeoes.
Porque estou falando tudo isso???
Hoje me deparei com um texto sobre Cavalos de Corrida que falam exatamente sobre isso. Pais que produzem campeoes. 
Mas, Cavalo de Corrida??? 
Nos criamos Canarios....
Sim, mas serve de exemplo, pois cavalos de corridas seguem um rigoroso programa de cruzamentos , nem sempre, ou quase nunca. um cavalo campeao nas pistas pruduzira outro campeao. 

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A Canaricultura imeadista pode se tornar frustrante e extremamente cara. Aos iniciantes e ate mesmo alguns avancados devem entender que criar campeoes e um trabalho de uma vida e nao de apenas um cruzamento...

>>>
avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 242
Pontos : 282
Idade : 49
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: GENÉTICA PARA INICIANTES

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Qua 27 Maio 2015, 16:07

COM CERTEZA MAURICIO, PRODUZIR UM CAMPEÃO É UM ATO DE SORTE QUE QUAISQUER UM PODE OBTER OU COMPRAR  , PRODUZIR UM PLANTEL HOMOGÊNEO CAPAZ DE PRODUZIR DIVERSOS CAMPEÕES SOMENTE CONSEGUE QUEM TRABALHA MUITO EM CIMA DELE .


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 997
Pontos : 1173
Idade : 38
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro SANDROGOU@HOTMAIL.COM sandrocriadourogouveia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: GENÉTICA PARA INICIANTES

Mensagem por MARTÍN em Qua 27 Maio 2015, 16:25

Eu não me deixo influenciar com amigos que diz, o Martím enfia a mão no bolso não tem escorpião não, compre aquele canario de fulano de tal......rs  sou seletivo e acredito que o meu dia vai chega mas com calma sem pressa ja tive ave com 90 pt e nem todos seus filhos eram 90 pt, e ja comprei aves em lote(de um bom criador) que me deram filhotes maravilhosos então fico mais com o genotipo do que fenotipo, prefiro aves que geram a aves que são campeã.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3152
Pontos : 4735
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso GENÉTICA PARA INICIANTES.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qua 27 Maio 2015, 19:51

O que vocês estão dizendo lembra-me uma instrução do mestre Luis Paulo Mandelli (juiz de canário de canto).
Dizia ele: O objetivo a ser perseguido por quem deseja formar um grande plantel de canários é buscar uma boa média, e a pressa é a pior inimiga do trabalho bem feito. 
Assim dizia também o Dr. Wilson Florim, grande campeão brasileiro e mundial.

O que me chamou a atenção nos canários que o Márcio Dutra e depois o Paolinetti criavam era a uniformidade dos quartetos, se o canário de um quarteto tinha uma pontuação, todos os demais daquele quarteto também alcançavam a mesma pontuação. O que demonstra estabilidade da linhagem, o ano passado peguei alguns do Sandro e junto com os que eu já tinha estou montando um plantel desta linhagem, devo ter uns 50 canários dessa linhagem, mas não tenho nenhuma pressa em apresentá-los em concurso. 
Outro dia estava analisando um quarteto desta linhagem que o Sandro montou e apresentou no regional do R.C.S.P; todos os canários eram bons e apresentavam a mesma pontuação, com variações mínimas e não apresentavam defeito no canto.
Mesmo assim tem aspectos nestes canários que precisam ser aperfeiçoados,  dentre eles está a rusticidade e a capacidade reprodutiva.
>>>


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum