Onde encontrar canários no Brasil?

Os canários vivem, especialmente, no Brasil. No entanto, é possível encontrar diversos tipos de canários em outras regiões do mundo. Clique aqui e conheça tudo sobre o assunto!

Diversas espécies de canários podem ser encontradas no território brasileiro. Algumas delas são mais fáceis de serem vistas, enquanto outras são endêmicas de determinadas regiões.

Conheça algumas das principais espécies encontradas no Brasil, como os canários, e seus principais habitats aqui, no Universo dos Canários!

onde encontrar canários no brasil

Habitats ideais para os canários

Nos dias de hoje, é possível encontrar diferentes espécies de canários em diversas regiões distintas. Habitam desde campos e cerrados até a áreas urbanizadas.

Podemos dizer que, de modo geral, os canários vivem em uma ampla variedade de ecossistemas. É comum serem encontrados em áreas semiabertas e que tenham árvores de pequeno porte. No entanto, também são observados em habitats artificiais.

Na histórica dos canários, depois de terem sido introduzidos no Brasil, eles passaram a ser domesticados. Ao longo de muitos anos, os canários selvagens foram selecionados e isso resultou na criação de uma subespécie, a qual não é encontrada em ecossistemas naturais.

Hoje em dia, não apenas os canários, mas também diversos outros tipos de aves, são vistos como animais de estimação pela maioria das pessoas. As espécies de canários, inclusive, são indicadas para aquelas que moram sozinhas porque eles se apegam a seus donos e passam a participar da vida familiar.

Se você optar por ter um canário de estimação, procure por gaiolas que vão fornecer qualidade de vida ao seu pássaro. Evite colocar mais de um indivíduo em um único espaço, mas pode deixar as casinhas próximas uma da outra – principalmente se forem do sexo oposto. Pesquise muito bem antes de adquirir um animalzinho para ser o seu pet, afinal, eles também precisam de amor, carinho, atenção e cuidado todos os dias.

Principais habitats brasileiros de algumas espécies de canário

O canário-da-terra é reconhecido devido a sua plumagem amarelo-vivo e uma mancha alaranjada na cabeça. Essa espécie é encontrada em quase todo o país, principalmente na região da Amazônia.

Você sabe por que a Seleção Brasileira de Futebol recebeu o apelido de Seleção Canarinho? Essa relação foi feita devido ao tráfico de animais silvestres, onde o canário-da-terra estava entre as espécies ameaçadas do estado de Minas Gerais.

Já o canário-rasteiro não é só do Brasil, também é encontrado nos países Argentina, Venezuela e Colômbia. No território brasileiro, os principais habitats desse pássaro são os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Paraná e o sul do Pará.

Apesar da coloração do corpo variar entre amarelo-limão e amarelo-brilhante, as asas e a cauda fazem o contraste com a coloração marrom-escuro.

Visto em campos, cerrados e campinas, o canário-do-amazonas é menor do que o canário-da-terra – que tem aproximadamente 14 centímetros de comprimento. A sua coloração é parecida com a do canário-do-amazonas, o que – às vezes – dificulta a sua identificação. Essa espécie também pode ser encontrada no Pará, Mato Grosso, em Minas Gerais, Goiás e na Bahia.

Apesar do nome popular ser bastante diferente, o canário-típio – ou apenas típio – é uma das espécies de canários que habitam as terras brasileiras. Em algumas regiões, esse pássaro é denominado como canário-da-horta ou canário-pirrita.

Diferencia-se das demais espécies porque não apresenta o topo da cabeça em tons de amarelo e o desenho ao redor dos olhos e narinas é diferente. Pode ser observado em campos limpos e áreas urbanizadas, principalmente nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Recent posts

Menu

Pages