Pássaros interessantes que podem ser encontrados no Brasil

Além dos canários, existem quase 2 mil espécies de pássaros em território nacional. Então, clique aqui para conhecer os pássaros brasileiros mais bonitos e famosos!

Não podemos negar de que o Brasil encanta a todos com as suas belezas naturais. O país é dono de uma das faunas mais ricas do mundo, repleta de biodiversidade – muitas espécies não são nem conhecidas pelos biólogos ainda.

Aqui, nós vamos falar dos pássaros interessantes que você pode encontrar no território brasileiro, incluindo as aves mais lindas e as mais populares da nossa fauna. Confira agora, no Universo dos Canários!

Pássaros interessantes que podem ser encontrados no Brasil

Os pássaros brasileiros mais famosos

Dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) indicam que há, no Brasil, 1.919 espécies de pássaros, representando em torno de 18% dos tipos de aves existentes em todo o mundo – não é à toa que o país está entre os 3 territórios que mais tem biodiversidade.

Conheça os pássaros brasileiros mais famosos:

Beija-flor

O beija-flor é um pássaro característico do Brasil. Medindo, no máximo, 15 centímetros, é uma das menores espécies de aves brasileiras. O seu bico fino e longo permite que se alimente do néctar das flores. Além disso, o Beija-flor é muito importante para a reprodução de muitas plantas – é considerado um agente polinizador, ou seja, ajuda na transferência dos grãos de pólen para uma planta feminina, permitindo que haja fecundação.

João de Barro

Famoso entre as espécies brasileiras de pássaros, o João de Barro é conhecido pelo seu canto e a sua capacidade de criar a sua própria casinha. É facilmente encontrado em campos e pastagens, atingindo até 20 centímetros de comprimento. Costuma construir seus ninhos em árvores de jardins, demonstrando a sua boa convivência com os seres humanos.

Bem-te-vi

O bem-te-vi está em todos os lugares – na cidade, no campo e nas florestas. É reconhecido facilmente pela sua coloração e levanta o seu topete quando se sente em perigo, características marcantes dessa espécie, e podem chegar até 25 centímetros de comprimento. Diz a lenda que se ele cantar em um quintal, existe uma mulher grávida que está próxima dali.

Calopsita, andorinha e o sabiá também são espécies de pássaros brasileiros e são encontrados facilmente no território.

Espécies de aves brasileiras mais bonitas do país

Quer conhecer as aves mais lindas do Brasil? Confira abaixo!

Arara

As araras são aves de grande porte e são conhecidas por todos os brasileiros. No Brasil, existem diferentes espécies, incluindo a arara-azul e a arara-vermelha-grande. São encontradas em florestas, principalmente na região da Mata Atlântica, na Floresta Amazônica e no Pantanal.

Tucano

Impossível não reconhecer o tucano com seu longo bico, podendo ser ainda mais chamativo dependendo da sua cor, que mede 20 centímetros aproximadamente. As principais espécies de tucano no Brasil são o tucano-grande-de-papo-branco, encontrado na região amazônica, e tucanuçu, presente no cerrado e na Mata Atlântica. Em Santa Catarina e outros estados brasileiros, é possível achar o tucano-de-bico-preto. No sul e sudeste do país, o tucano-de-bico-verde se faz presente.

Galo-da-serra-do-Pará

Está entre as aves mais belas de todo o continente americano. No território brasileiro, o galo-da-serra-do-Pará habita as regiões montanhosas e em florestas do Pará, Roraima e Amazonas. Os machos são reconhecidos pela sua plumagem alaranjada, além de apresentarem uma crista em meia lua.

Saíra-sete-cores

A espécie saíra-sete-cores é um pássaro de pequeno porte, mas está entre os mais bonitos do país. A sua plumagem multicolorida chama atenção de todos que passam por ele – no entanto, são apenas 5 cores diferentes e não 7 como o nome insinua. Esse pássaro pode ser visto em toda extensão da Mata Atlântica e do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, principalmente na região litorânea.

Cardel-de-topete-vermelho

Habita os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, além de ter sido introduzido na região sudeste do país – principalmente em São Paulo. A característica mais marcante do cardel-de-topete-vermelho, como o próprio nome já sugere, é a cabeça vermelha com topete. Por não haver dimorfismo sexual nessa espécie, tanto os machos quanto as fêmeas são parecidos morfologicamente.

Recent posts

Menu

Pages